Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

5 participantes

Ir para baixo

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda. Empty A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

Mensagem por diego_wigney Dom 17 Mar 2019, 20:14

Olá confrades. Venho até vocês com um pedido de ajuda para resolver este bendito problema em minha a160 99/00 com a central VDO Msm 1.4 (MAF integrada). Vamos lá, quando peguei o carro ele tinha uma lenta terrivel, oscilava a lenta como um fusca 1300 desregulado, era triste de escutar, e o carro não tinha força alguma, tanto que achava que o motor era naturalmente fraco, mesmo com 99cv. A primeira coisa que fiz foi exatamente o que todo mundo faria, procurar uma oficina especializada na marca, porém na minha cidade  (Anápolis/GO) NÃO EXISTE! Todas as oficinas que fui com algum "kwow how" todas alegavam não pegar este modelo de carro para manutenção ou alegaram não tem equipamento compatível com o veiculo para efetuar o diagnóstico, e na autorizada eu nem tenho coragem de ir até lá, porque provavelmente os custos de hora comprariam 2 carros do meu. Então tive que tentar sanar os problemas sozinho, vendo que eu já tenho alguma experiencia com preparação de carros e alguns bons cursos no senai, como um técnico em manutenção automotiva. E comecei a caçada eu mesmo. Primeira coisa que fiz foi remover filtro de ar, caixa do filtro de ar, central de injeção e a TBI. Efetuei a limpeza da TBI (inclusive dentro do potenciometro e conjunto eletro-mecanico) e deixei em excelentes condições usando car-80 por fora em limpa contatos e borracha escolar na parte eletronica da mesma. Analisei que os cristais da MAF estavam extraordinariamente sujos mas estavam integros, então efetuei a limpeza com limpa contatos ate que ficasse completamente desobstruída e sequei com secador de cabelo no morno e deixei por 2 horas secando antes de ligar novamente, mandei limpar e equalizar os bicos e mesmo após isto tudo o carro continuava da mesma maneira, só que após isto a 2500 rpm ele engasgava e se eu mantesse a aceleração da mesma forma ele engasgava violentamente e do nada pegava um "ar", estabelecendo uma força que ele não tinha, mas após isto escutava um "tec tec" bem singelo vindo do cofre do motor... tipo um leve batido de tucho. Então comecei a achar que tinha haver com ponto de ignição. Então saquei a bobina e fiz as medições de ohms e estavam com os valores adequados. Então saquei as velas e estavam péssimas. Substitui as mesmas e o carro ficou com bem mais força que antes, mas na maioria do tempo ele mantém o mesmo defeito de "ficar frouxo, tenho que acelerar bem mais do que acelero quando ele esta bom para que ele desenvolva e ficar engasgando em meia aceleração e em 2500 rpm". E a lenta melhorou bastante mas ainda fica oscilando... especialmente quando ele esta ruim, quando acelero o carro andando e solto o acelerador e freio a rotação cai a baixo de 500 rpm e depois fica oscilando entre 500 e 1000. Quando esta parado ligado no ponto morto ele nao oscila no conta giros, mas se escuta seu funcionamento irregular. Então ontem medi a pressão de combustivel na frauta e notei que com ela pressurizada mas com o motor desligado da 3bar, mas assim que eu funciono o carro sobe para 4 bar, mesmo que eu acelere os 4 bar se mantem, nao sobe e nem abaixa. Mas mesmo com este problema de pressão, quando aleatoriamente o carro fica bom, a lenta dele se normaliza, a ponto de ficar estavel com o carro mesmo acelerando andando e soltar o acelerador ele fixa nos 800rpm e mesmo parado, com o som notavelmente mais estavel, fora que a força dele fica muito maior, parece que estou em um carro 2.0 de tão bom que ele fica. Mais uma observação, limpei todos os contatos das conexões da central e estão bem limpas e bem ajustadas, foi uma das primeiras coisas que fiz.

Depois deste textão peço a vocês confrades, que me deem uma luz, pois não tenho mais ideia em onde olhar, ou do que corrigir. 

Grande abraço e desde já agradeço pela atenção.
diego_wigney
diego_wigney
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/02/2019
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda. Empty Re: A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

Mensagem por diego_wigney Ter 19 Mar 2019, 20:33

Atualizando... A pressão de combustível esta estável nos 3.5 BAR, mesmo em "full throttle", porém o funcionamento continua o mesmo, engasgando esporadicamente e perdendo potência e quando ele fica forte novamente parece que fica "grilando".
diego_wigney
diego_wigney
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/02/2019
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda. Empty Re: A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

Mensagem por cassio machado Qua 20 Mar 2019, 15:37

Boa tarde, já verificou o sensor de rotação?
cassio machado
cassio machado
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 825
Data de inscrição : 18/06/2013
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda. Empty Re: A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

Mensagem por diego_wigney Qui 21 Mar 2019, 23:27

Ola amigo Cassio, então...  ainda não fiz a verificação pois para testar preciso comprar o sensor novo, e aqui na minha cidade esta dificil encontrar  viu...  ou existe outra forma de se testar o mesmo?  Grande abraço e obrigado pelo comentário
diego_wigney
diego_wigney
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/02/2019
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda. Empty Re: A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

Mensagem por cassio machado Sex 22 Mar 2019, 08:02

Bom dia Amigo, o da minha apareceu no scanner.

Mas o sintoma era meio parecido, o carro ligava a rotação oscilava e morria, sem força para andar.
cassio machado
cassio machado
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 825
Data de inscrição : 18/06/2013
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda. Empty Re: A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

Mensagem por walter paiva Sex 22 Mar 2019, 09:57

Pode ser defeito no sensor do acelerador, checar com scanner.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda. Empty Re: A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

Mensagem por diego_wigney Dom 24 Mar 2019, 18:13

Saudações confrades...  obrigado pelas dicas mas tenho uma atualização que pode ser o problema. Hoje efetuei o teste na minha sonda lambda e ela assim que ligo a chave de ignição sem acionar o motor de partida ela á dá o valor de 0.49 no multimetro usando a escala 20v cc e mesmo após acionado o motor de arranque, com o motor em funcionamento este valor não altera. Até mesmo joguei WD40 na admissão, o carro acelerou por alguns segundos enriquecendo a mistura mas o valor da sonda não alterou, se manteve em 0.49. E mesmo depois de desligada a ignição por uns 30 segundo este valor se manteve na sonda. Então acho que possa ser este o problema... veremos assim que eu substituir a mesma.
diego_wigney
diego_wigney
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/02/2019
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda. Empty Re: A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

Mensagem por A190 Qui 04 Abr 2019, 01:34

diego, nos bicos de injeção, (nao sei se voce tem caneta de polaridade) pra poder medir se todos os bicos estão injetando certo ?  ja trocou filtro de combustível?  verificou bomba de combustível, ou sujeira no tanque ? (sobre a sonda , não sei na qual escala do multimetro voce deixou, mas ela tem que oscilar, pode ser ai). Mas eu viajei pra outra cidade, com alcool no tanque, cheguei e coloquei 20 litros de alcool. Pronto, o carro ficou igual voce falou, no semáforo, ficava 500 rpm pra baixo, ficava "rom rom rom "  saía tossindo alcool, depois que gastei todo aquele alcool ruim, (espero que nao tenha ficado sujeira, pois na subida com aquele alcool, e mesmo com outro que abasteci apos a chegada aqui em guarapuava, ficou ainda ruim) depois com a gasolina melhorou, mesmo assim com tanque meio vazio ainda ele quer dar uma engasgada.
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda. Empty Re: A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

Mensagem por diego_wigney Qui 04 Abr 2019, 02:54

Então meu confrade A190, o defeito esta simplesmente na sonda lambda...  após constatar o travamento da sonda eu solicitei uma nova pelo ML e ainda aguardo a entrega, mas por questão de teste desliguei a sonda problemática forçando a ECU usar o mapa padrão, e o carro ficou EXCELENTE! Acabou a engasgação as únicas duas coisas que notei foram que ele esta um pouquinho mais "fraco" mas certamente ficaria pois o mapa padrão nao considera detalhes como a porcentagem de álcool atual e desgaste mecânico e também de manha ele demora a pegar e fica oscilando a lenta ate aquecer um pouco, depois fica com a lenta estável, oscilando beeem pouco quase imperceptível em alguns momentos bem aleatórios. Estou aguardando a nova para finalizar o diagnostico e deixar aqui meu relato, mas pelo resultado parcial, era a sonda com defeito.  Grande abraço amigo A190 e obrigado pela dica. Very Happy
diego_wigney
diego_wigney
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/02/2019
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda. Empty Re: A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

Mensagem por AEP Qui 04 Abr 2019, 12:18

Cuidado com as "dicas" do A190. Ele já colocou até Diesel no tanque do Classe A. Agora colocou álcool para um carro que não é flex.

Consulte outras fontes e confrades. Fica a dica.
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda. Empty Re: A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

Mensagem por diego_wigney Sex 05 Abr 2019, 18:22

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, essa foi boa AEP Very Happy
diego_wigney
diego_wigney
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/02/2019
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda. Empty Re: A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

Mensagem por A190 Sáb 06 Abr 2019, 20:09

diego, eu faço experimentos no meu carro, ja coloquei diesel, uns 100 ML, nao foi boa idéia nao. Mas consertos e etc eu mesmo faço no meu, velas estou usando de iridium, faz um ano e meio ja, unica coisa que fiz ate agora, é tirar elas pra dar uma limpada. Voce colocou velas simples ? pena que voce trocou pelas comuns, que a de iridium é ótima, e ajuda a economizar combustível. Mas ainda bem que é a sonda. 

obs: que marca voce comprou ? original ? ou paralelas (desde que comprei a minha , faz um tempo ja  surgiu muita paralela, e as originais foram desaparecendo), o meu ta com cheiro forte, nao sei se é catalisador. Mas outros dois carros, uno e corsa, sendo uno de uma mulher que to ficando, tava sem sonda lambda, saía aquele fedor do escapamento, que chegava a arder o nariz e gastando muito. foi colocado sonda nova da ntk, o cheiro diminiu 90 %, ficou bem pouco, e o carro melhorou o consumo, nao ta gastão. O corsa do meu pai, ele ligava o carro na garagem, aqui em casa, aquele cheiro infestava a casa toda. ano 2000, gastava bastante combustível. ai falei pra ele trocar a sonda lambda, aí ele trocou, pegou paralela , nao me recordo a marca. cheiro diminuiu, praticamente não tem , ainda mais que ele trocou escapamento todo com catalisador, e o carro não ta gastando tanto não, ele foi viajar esses dias pra praia, fez a média de 13 a 15 km por litro. 


Agora o problema é o meu, acho que de colocar alcool estraguei a sonda, por isso que ta fedendo aquele cheiro ruim, (alem de poluir muito), fala  a marca aí, pra ver, em questão de experiência. que dai acho que vou troca a sonda do meu.  Pois o resto não tem o que fazer, limpeza de TBI fiz a um mes, chequei ta ok, limpeza das velas, mangueira tbi nova, óleo OK. lavei o filtro da KN recente, ta ok. Ou é a sonda ou é o catalisador do meu.



Outra coisa, se voce nao sabe se o filtro de combustível foi trocado, e se voce tem dinheiro, pegue e troque.
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda. Empty Re: A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

Mensagem por diego_wigney Sáb 06 Abr 2019, 20:56

Então meu amigo A190, As velas coloquei as NGK originais mesmo... disseram que as bosch não são muito boas, então fui de NGK mesmo, na próxima vou seguir seu conselho e vou de iridium. Eu tinha as iridium em um gol turbo que montei uma vez, devido a experiencia que tive com ele eu achei que não valia a pena colocar a iridium no a160, mas motor aspirado e sobre alimentado são conceitos diferentes, então vou tentar da proxima vez. E quando a sonda, no desespero do problema comprei uma tal de e-klass, mas planar e com o conector original Mercedes (o redondo), mas pensei bem depois de alguns dias e comprei também a sonda bosch planar universal. Como comprei via PAC ainda não chegaram. Assim que chegarem vou testar as duas e lhe dou o resultado da experiencia. E quanto estar andando sem a sonda atualmente, o carro não esta gastão... esta ate com o consumo muito bom por sinal e não sai nenhum odor forte de queima rica pelo escape. Esta normal, os engasgamentos sumiram, mas o carro esta muito manco... muito mesmo. kkkkkkk  Foi ficando mais fraco ao decorrer dos dias... de vez em quando ele pega um pouco mais de força... mas do nada ele fica frouxo de novo. Mas o consumo esta excelente. Estou muito ansioso para a bendita sonda chegar logo para que eu confirme que o problema é só isso mesmo. (|Obs: Vou trocar o filtro e a bomba futuramente, pois a estanqueidade da bomba esta péssima. Teste e assim que deligo a chave em questão de 30 segundos a pressão na linha vai a zero) Grande abraço meu amigo
diego_wigney
diego_wigney
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/02/2019
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda. Empty Re: A160 99/00 amarrado, engasgando em meia aceleração, lenta oscilando e de manha pior ainda.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos