Problema no ar condicionado

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Mensagem por Alfradique em Qui 07 Fev 2019, 23:58

Boa noite amigos, sou novo no fórum e recentemente adquiri uma Mercedes Classe A 160 ano 2003, o estado geral do carro é muito bom porém estou tendo problemas com o ar condicionado, acontece o seguinte, o ventilador interno funciona normalmente todas as velocidades porém nenhum botão do comando do ar funciona, o recircular o EC e o outro botão que não sei bem para que serve simplesmente não acionam, ja verifiquei a carga de gás refrigerante e está ok, fusíveis também estão ok, a ventoinha do radiador também funcionam normalmente, ja desmontei o painel para verificar o chicote que vai nos comandos do ar e aparentemente também estão ok. Quando desconecto o chicote do comando de ar e conecto novamente chega a acender o led no botão EC por uns 10 segundos depois apaga novamente. Se alguém tiver conhecimento e puder me ajudar porque aqui na minha cidade não acho ninguém com conhecimento no carro para me dar um diagnostico bacana, ja levei em alguns lugares e saíram condenado o compressor do ar de cara sem nem testar direito e como o compressor não é uma peça barata gostaria de ter certeza antes de sair comprando.  Neutral 
Já pesquisei no fórum e não achei situação parecida com a minha.

Qualquer ajuda é bem vinda!
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Mensagem por cassio machado em Sex 08 Fev 2019, 12:05

Bom dia já verificou o sistema de direcionamento de fluxo do ar? Se o sistema esta funcionando, é há ar, verifique onde esta saindo.

Pode estar saindo apenas na direção dos vidros para desembaçar, e pelo mal funcionamento não direcionar o ar para as outras saídas.
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Mensagem por Alfradique em Sex 08 Fev 2019, 12:19

Obrigado pela resposta amigo, mas o sistema de fluxo de ar está funcionado perfeitamente, o ventilador interno também funciona e todas as saidas de ar funcionam o meu problema é que nao consigo “armar” o ar pois nenhum botão funciona, aqueles três botões que ficam posicionado logo abaixo da velocidade do ventilador, o recircular o EC e mais um outro os tres não estao operantes
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Mensagem por fredericodribeiro em Sex 08 Fev 2019, 14:34

Boa tarde!

Não conheço sistema do Classe A mas tive um problema semelhante na w211 que tive e a causa era falta de gás.

Verifique também se o compressor do ac possui embreagem e se ela está sendo acionada (miolo da polia que fica conectada na correia de acessòrios do motor). 

Abraços
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Mensagem por Alfradique em Sex 08 Fev 2019, 16:30

Boa tarde amigo!

Ja pensei que poderia ser o gás, fui em uma oficina que meche com ar condicionado e pedi pra verificar se tinha gás e aparentemente está normal, estou pensando em pedir pra esvaziar todo o sistema e fazer uma limpeza. Obrigado pela dica da embreagem, vou verificar se esta acoplando
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Mensagem por machadosl em Sex 08 Fev 2019, 21:21

Não baste medir se tem gás, tem que ver com o manifold se as sessões do lado e minima e máxima se alteram quando se aciona o ar condicionado. Se nada ocorre, pode ser que a embreagem do compressor esteja ruim sendo necessária sua troca, se não for a embreagem é o compressor que está com problemas e aí, pode ser ele mesmo ou a falta de energia para acionar ele se tiver a embreagem eletromagnética ou a válvula eletrônica que tem em alguns compressores que está sem sinal ou ruim.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por Seissler em Sab 09 Fev 2019, 08:56

ola, eu pessoalmente faria 2 ações:

a) scanear com Stardiagnosis apenas esqueça o genéricos. custa dinheiro mas no final muito mais barato vs um mecânico comum demolir sem conhecimento especializado com desmontagem o experimentar coisas.

b) coisa do R134a. muitos falar: o sistema com compressão mas deste nao uma garantia o A/C funcionar. o gas estar bem novo e entrado correto com uma maquina do manutenção = evacuar correto, e completar correto com gas incl óleo do compressor e correto produtos? por que o gas mudar e alguns componentes vapor em um normal processo e por isso o compressor nao conseguir condensar. o carro 2003? quando vc mantenha com uma maquina correto na normas do MB o A/C? o truques do oficinas comum sem ferramenta correto eu nao discute.

outros suposições estar somente especulativo, todo possível mas...

att
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Mensagem por Seissler em Sab 09 Fev 2019, 09:13

PS o Sergio descrever o problema com gas bom e concordo.

o único método correto para mesurar o volume do gas correto: evacuar completamente min 20 min melhor 30min com maquina e completar o correto volume com oleo. deste mesurado em Gramas!

att
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Mensagem por Alfradique em Dom 10 Fev 2019, 16:00

Agradeço a todos pela atenção ao meu problema, 

Quanto a analise com manifold, não há variação na pressão ao ligar a ventilação interna, não sei se apenas ligado o ventilador o compressor deve armar, já que não há botão dedicado para ligar o ar condicionado (pelo menos não que eu saiba) como em carros populares que possuem o botão A/c. 

Gostaria muito de fazer um scaner com Stardiagnosis, porém não tenho conhecimento de nenhuma oficina na minha região com esse scaner (região dos lagos/RJ) por aqui é bem difícil achar mão de obra especializada, talvez tenha que buscar em cidades vizinhas. 

Irei verificar todos os pontos que vocês falarão aqui para ir eliminando o problema 

Mais uma vez agradeço a todos pela ajuda, voltarei a postar aqui assim que tiver novidades e se conseguir resolver o problema, espero que eu consiga resolver para ajudar quem estiver na mesma situação. 

Um grade abraço a todos!

att
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Mensagem por AEP em Dom 10 Fev 2019, 18:46

Macaé:

Lécio Auto Mecânica Lécio e Laertes). Rua Ferreira Viana, 03. Centro. Telefone (22) 2762-4885.

Cabo Frio: 

Auto Mecânica W&H Ltda. (Willys). Telefone (22) 2644-6553.
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Mensagem por Epicco em Seg 11 Fev 2019, 09:17

Só lembrando que quando a luz da tecla AC estiver ACESA o ar condicionado estará DESLIGADO.
Quando a luz esta APAGADA o ar esta ligado.

nado*
No regime económico não se realiza a re-frigeração nem a secagem do ar.
Ligaroregimeeconómico
̈ Prima a tecla ACOFF.
A luz de controlo na tecla acende-se.

Desligaroregimeeconómico
̈ Prima a tecla ACOFF.
A luz de controlo na tecla apaga-se.

_________________
Abraços,

Epicco
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Mensagem por Renato Scarpelin em Seg 11 Fev 2019, 23:53

Alfradique seja bem vindo.

Verifique o sensor de temperatura interno do seu Classe A, ele fica junto das luzes do teto, pode ver que próximo a luz do seu lado tem uma abertura com três risquinhos, há um sensor de temperatura e um motorzinho logo atrás, que joga o ar para este sensor indicando a temperatura interna interagindo com o controle do AC. Esse sensor costuma sujar e as pás do ventiladorzinho também. 

Faça a limpeza e verifique se está funcionando.

É fácil fácil de fazer.

Obs.: Caso o Led do botão EC não esteja funcionando e caso ele esteja acionado seu AC não irá funcionar.

Quando a temperatura do ar está no mínimo, o botão do ar interno ou externo é indiferente, ele sempre permanece fechado e o comando é atribuido mas ele não movimenta a mecânica interna.

Espero ter ajudado, pois foi assim que solucionei e entendi como funciona de fato o AC do Kichute. rsrs
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Mensagem por Alfradique em Qua 13 Fev 2019, 22:50

Boa noite a todos!

AEP, obrigado pelas informações, entrarei em contato com as oficinas e agendarei uma visita!

Epicco, obrigado pelo lembrete estou ciente desse detalhe!

Renato, estarei verificando esse sensor, não sabia da existência dele. O led do botão EC está funcionando, se eu desconectar o chicote do comando e conectar novamente o led acende, porém ao dar partida no carro após uns 3 segundos ele apaga e nenhum dos 3 botões funcionam.

att
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Mensagem por savinho em Qui 14 Fev 2019, 12:10

Amigo sou mecanico e sou de campos possou scanner delphi raster launch e o star caso precisa consigo verificar pra voce lembrando que atendemos a domicilio tambem
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Mensagem por A190 em Sex 22 Fev 2019, 00:19

esses caras que saem condenando compressor, eu ja to estressado com meu, me falaram que eram especie de "valvula " interna do compressor com problema, so abrindo pra ver, pelo que me lembro, não era nada de gás. o meu gela quando quer. se estou andando com ele, ligo o ar, e faz um barulho de gas, aquele "shhhhhii" ai gela bem, quando não faz esse barulho não gela. esses dias tirei peito de aço pra resolver problema do bujão do carter, aí de raiva, peguei martelo e bati no compressor , e sinceramente agora ta gelando mais. 

levo aqui em guarapuava, todos falam que tem que trocar o compressor, ou até sistema de ventiladores. 

o cassio machado mora aqui em guarapuava, sabe que aqui so tem oficina MEXANICA em classe A. são raros, os que entendem. 

até agora faz uns 2 anos, não engoli aquele gasto a toa que tive com o santos, da meXanica santos (cujo a placa dele tem um porquinho , e nos cartoes de visita tambem) ironia "oficina de porco mesmo" , disse que tinha que trocar modulo do abs meu, e ainda nao tinha conhecimento bem, acabei comprando um e gastando com scanner, , o modulo continuava do mesmo jeito (esse que comprei ate tá ainda meio espanado a rosca, pois, tem vazamento leve, não sei se ta bom), modulo meu que tinha tava bom, mas o santos falou que era problema, inclusive depois que graças ao alex de sao mateus do sul disse que tinha motors center em rio negrinho, levei lá, o problema era um simples rele de 8 reais.


que quero dizer com isso ? nao é idolatrar mecanico, e sim saber valorizar aqueles que SABEM INTERPRETAR O SCANNER, E MESMO QUE NÃO SAIBAM, CORREM ATRAS PESQUISAR. 

é desse tipo de gente que vale a pena levar. Os que interpretam os erros, e quando não sabem, eles te falam "olha eu não sei o que é, preciso pesquisar" como ja me falaram . Nestes que tem que dar valor.
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