Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(AJUDA GERAL): Pneu tem prazo de validade?

2 participantes

Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Pneu tem prazo de validade? Empty (AJUDA GERAL): Pneu tem prazo de validade?

Mensagem por AEP Seg 19 Mar 2018, 20:45

Pneu novo tem prazo de validade.

(AJUDA GERAL): Pneu tem prazo de validade? F9acd210

Imagine que você está comprando um carro usado. Entre os muitos pontos que você vai observar – como condição da lataria, alinhamento das portas, capô e porta-malas, níveis de ruído e vibração, parte elétrica, etc – um dos mais importantes é o estado dos pneus. Como você faz isso? Será que basta ver se eles estão pouco rodados?

Muitas pessoas diriam que sim e, obviamente, o desgaste do pneu é algo importante a ser analisado, seja na procura de um carro usado ou mesmo na manutenção do seu próprio veículo. Mas se você pensa que apenas isso basta, está se esquecendo de algo muito importante: assim como a grande maioria dos produtos que consumimos, os pneus também tem prazo de validade.

Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre os motivos desse prazo de validade, como encontrar essa informação num pneu, os riscos envolvidos ao se ignorar esse fator e como isso afeta a compra de pneus novos ou usados.

Por que os pneus tem prazo de validade?


Se eu rodo pouco com meu carro e, consequentemente, há pouco desgaste dos pneus, qual o objetivo dum prazo de validade? Na verdade, essa data serve para nossa própria segurança. Todo mundo entende o que leva um fabricante a colocar prazos como esse em seus produtos: a passagem do tempo afeta tudo, e algo pode não funcionar ou servir para o seu propósito após esse limite.

No caso dos pneus, não é diferente. A composição deles, basicamente, envolve uma mistura de dezenas de tipos de borracha (sejam elas naturais ou sintéticas) e outros ingredientes. Além disso, a parte interior do pneu utiliza, em sua construção, nylon, poliéster e até aço.

Por isso, além do desgaste pelo uso (gerado pelo contato da borracha com o piso), também devemos levar em conta a ação do tempo e as variações de temperatura e do ambiente, que também fazem esses compostos se deteriorar e perder sua validade.

Como comparação, analise a situação de dois carros, comprados no mesmo dia, após 5 anos de uso. Um deles sempre ficou numa cidade pequena, no interior do estado, e o outro numa cidade litorânea.

A situação do segundo certamente estará pior, pois foi afetado pela maresia. Isso também ocorre com os pneus de um carro. Quando seus compostos estragam, ele pode ressecar e perder sua flexibilidade original.

Como encontrar a data de validade de um pneu?


(AJUDA GERAL): Pneu tem prazo de validade? 5fad1110


Diferente de outros produtos, você não vai ver uma data específica no pneu, indicando seu prazo de validade. Mesmo assim, é muito fácil encontrar essa informação. Basta olhar na lateral do pneu, onde você vai ver uma série de letras e números que dão todas as informações que o motorista precisa saber, como suas dimensões, características de desempenho, o tipo de construção e o limite de peso e velocidade daquele produto.

Mas onde encontrar o prazo de validade? Procurando na lateral do pneu você verá a palavra DOT (que significa Department of Transportation, ou Departamento dos Transportes, dos Estados Unidos), que identifica o órgão que instituiu esse tipo de marcação. Ao lado dessa palavra está uma série de 11 dígitos, entre letras e números. Os últimos quatro dígitos são sempre numéricos, e eles mostram quando o pneu foi feito.

Mas, como dito anteriormente, esses números não representam uma data específica, com dia, mês e ano. Pra entendermos melhor, veja na imagem acima os quatro últimos números, que são 5112. Os dois primeiros indicam a semana, e os dois últimos, o ano. Ou seja, a fabricação desse pneu ocorreu na 51ª semana do ano de 2012.

Aí entra algo importante a se destacar: os números não indicam quando o pneu perde sua validade, mas sim quando ele foi fabricado. Sabendo em qual semana isso ocorreu, você precisa somar 5 anos, que é quanto dura em média esse produto.


Aí sim você saberá a data aproximada máxima para trocar aquele pneu. No caso do pneu da foto acima, esperamos que ninguém esteja rodando com ele, pois sua validade acabou na 51ª semana de 2017 (final de dezembro).

E se o pneu não for trocado, mesmo após o prazo de validade?

Como qualquer outro produto, o pneu não terá mais suas características originais após seu prazo de validade expirar. Se alguém insistir em rodar com ele mesmo assim, estará correndo alguns riscos. Um pneu vencido perde sua capacidade de aderência, tendo os mesmos problemas de um pneu careca.

Além disso, ele fica mais propenso a furos e bolhas, podendo estourar a qualquer momento. Um último perigo é que os pneus vencidos podem ter sua estrutura deslocada com mais facilidade, o que poderia interferir na rodagem.

É claro que a maioria dos motoristas precisa trocar os pneus por desgaste, não chegando até essa data. Nesse caso, é importante observar a profundidade dos sulcos, que não podem ser menores do que 1,6 milímetro. Para conferir isso, basta procurar pelos ressaltos que existem dentro dos sulcos, próximos a onde está a sigla TWI (Tread Wear Indicator), na lateral do pneu.

Mas se você costuma rodar muito pouco no seu dia a dia, ou tem um carro de colecionador, que só sai da garagem aos domingos, fique mais atento ao prazo de validade. Isso também é importante quando voltamos ao assunto do começo do texto, ou seja, quando vamos comprar um carro usado.

Não basta apenas analisar o desgaste do pneu; é importante observar sua data de fabricação. Se ela ocorreu há algum tempo, vale a pena colocar isso na negociação, pois é um custo certo que você terá em breve.

Como esse fator deve influenciar na compra de um pneu novo?

Se muitas pessoas não sabem que um pneu tem prazo de validade, vendedores mal-intencionados podem colocar produtos “vencidos” (ou próximos de vencer) nas prateleiras, como se fossem pneus novos.


A aparência, nesse caso, engana facilmente, pois eles realmente vão parecer novinhos, já que nunca tiveram qualquer desgaste. Por isso é importante ficar atento a esses números, mesmo que você estiver numa loja conhecida, ou especialmente quando o pneu em questão estiver sendo vendido por um preço muito abaixo da média. Cuidado nunca é demais!


Fonte:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Pneu tem prazo de validade? Empty Re: (AJUDA GERAL): Pneu tem prazo de validade?

Mensagem por AEP Seg 19 Mar 2018, 20:50

Falta de informação sobre prazo de validade de pneu gera indenização a família após capotamento.

Fonte: STJ - Superior Tribunal de Justiça

A Bridgestone/Firestone terá de indenizar um motorista, sua esposa e a filha do casal em R$ 10 mil cada. Os três estavam em um carro que capotou por causa do descolamento da banda de rodagem de um pneu vencido.

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acompanhando o voto do relator, ministro Antonio Carlos Ferreira, manteve decisão que reconheceu a responsabilidade da fabricante pela prestação de informação falha.

O pneu estava em condições aparentemente boas, e a perícia indicou que a causa do descolamento foi a ultrapassagem de sua vida útil. A indicação desse prazo de validade é feita apenas por um código de quatro números na lateral do pneu, que indica a semana e o ano de fabricação.

O produto mantém condições seguras de uso até cinco anos depois dessa data, segundo a perícia. No caso julgado, oriundo de Minas Gerais, o pneu estava rodando havia apenas dois anos, desde que foi comprado, mas já contava com oito anos de fabricação.

Defeito e transparência.

Para a Bridgestone, como o pneu não apresentava defeito de fabricação ou vício, a indenização não seria cabível. Mas o juiz entendeu que, “independentemente de o pneu estar ou não dentro do prazo de garantia, de ser novo ou usado, é direito do consumidor a transparência nas relações de consumo”.

“Em decorrência desse princípio da proteção da confiança, [o consumidor] tem direito de ser informado de todos os riscos a que está sujeito pelo seu uso, principalmente da data limite para sua utilização de forma segura, sem riscos à sua saúde e integridade física”, registra a sentença mineira.

O juiz afirmou que, se a fabricante indicasse com transparência a data de validade, não recorrendo a um código obscuro e pouco conhecido, o motorista teria ciência do vencimento, não teria adquirido o pneu e o acidente não teria ocorrido.

“Nesse contexto, caso não existam nos pneus informações claras e precisas a respeito da data de sua validade normal, e havendo prejuízo para o consumidor, o fornecedor tem o dever de indenizá-lo”, completou o magistrado.

Dever de informação.

No STJ, o ministro Antonio Carlos Ferreira não admitiu o recurso da Bridgestone. Além de entender que não havia as falhas de julgamento apontadas pela empresa, o relator destacou que o STJ também considera que o fornecedor tem a obrigação de prestar informação correta aos consumidores, respondendo pela informação falha.

“No caso, a corte de origem concluiu que houve falha na prestação de informações. Dissentir de tal entendimento implicaria o revolvimento do conjunto fático-probatório dos autos”, explicou.

Como o STJ não reavalia provas e fatos em recurso especial, e a pretensão da Bridgestone de ter o caso reanalisado pelo tribunal foi rejeitada, ficou mantida a decisão da corte mineira.

Esta notícia se refere ao processo: AREsp 435979


Fonte: STJ - Superior Tribunal de Justiça


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Pneu tem prazo de validade? Empty Re: (AJUDA GERAL): Pneu tem prazo de validade?

Mensagem por Tiagofracasso Ter 20 Mar 2018, 12:21

Lembrando que o pneu sobressalente também tem data de validade. Aquela informação nos classificados de "estepe nunca rodado" é uma coisa boa? Pra mim só diz que o dono nunca teve o azar de "encontrar" um buraco/prego/arame, etc.
Tiagofracasso
Tiagofracasso
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 140
Data de inscrição : 01/09/2016
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Pneu tem prazo de validade? Empty Re: (AJUDA GERAL): Pneu tem prazo de validade?

Mensagem por AEP Ter 20 Mar 2018, 13:44

Pois é...

Todo cuidado. E tem os vendedores (principalmente de Mercado Livre) vendendo aqueles pneus finos de estepe. Via de regra, todos vencidos.
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Pneu tem prazo de validade? Empty Re: (AJUDA GERAL): Pneu tem prazo de validade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos