Ventiladores Auxiliares do Radiador das W202

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ventiladores Auxiliares do Radiador das W202

Mensagem por Valmir21 em Ter 10 Out 2017, 03:01

Confrades viajando pelas galerias de imagens daqui do Fórum e vendo imagens na internet em geral notei um detalhe e quero pedir ajuda de vocês pra esclarecer.

Todas W202 saíram de linha de produção com aqueles ventiladores em frente ao radiador? Pergunto porque vi algumas com eles e outras não, é normal não ter? Como saber se um carro tinha e por algum motivo foi tirado? Essa informação consta no DATACARD por exemplo?

Eles são essenciais para o funcionamento de qual equipamento? Se um carro tinha e por algum motivo deixou de ter, corre risco de danos? Quais? Porque?

Desde já agradeço a quem responder.

Abraços
avatar
Valmir21
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 498
Data de inscrição : 22/04/2014
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ventiladores Auxiliares do Radiador das W202

Mensagem por walter paiva em Ter 10 Out 2017, 08:04

Nem todas as 202 saíram com esses ventiladores auxiliares.

As 202 que tem os ventiladores auxiliares na frente são as equipadas com a ventoinha acionada pela embreagem viscosa, como esse sistema é menos eficiente é necessário o uso dos ventiladores auxiliares e também para auxiliar a condensadora do ar-condicionado quando a embreagem viscosa não esta acoplada.
Esse sistema também diminui a potência do motor quando a ventoinha esta acoplada, já que o ar sendo puxado pela ventoinha oferece uma certa resistência.

As que não tem os ventiladores auxiliares frontais são as equipadas com a ventoinha elétrica controlada eletronicamente por pulso PWM, aumenta ou diminui a rotação conforme a necessidade do motor, como esse sistema é mais eficiente ele dispensa a aplicação dos ventiladores auxiliares para auxiliar na refrigeração e também da condensadora do ar condicionado já que, conforme necessidade a rotação aumenta ou diminui.

Esse sistema é o mesmo usado no Classe A W168.

Para descobrir: a capa da ventoinha com a embreagem viscosa é maior/comprida, já que a ventoinha esta instalada na polia da bomba d'água.
A capa da ventoinha elétrica é menor/curta, já que a ventoinha e o motor elétrico esta instalado na capa do radiador, com isso tem um espaço maior entre o radiador e o motor que facilita a troca da correia poly-v, por exemplo.
E também pelo EPC.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 8849
Data de inscrição : 05/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum