(W140): Óleo do motor no reservatório de água do radiador

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(W140): Óleo do motor no reservatório de água do radiador

Mensagem por lfboscolo em Qui 23 Mar 2017, 12:37

Confrades,

abri este tópico pra tirar uma dúvida.  Dias atrás fui fazer a manutenção do sistema de arrefecimento, e constatamos borra de óleo por dentro do reservatório de água do radiador.

Pensei que algum desavisado pudesse ter colocado ali algum óleo ou que fosse resquícios de aditivos....

Então vim procurar no fórum e identifiquei alguns relatos primeiramente separando a ocorrência de água no Óleo ( motor ou cambio) e de óleo na água, que é o meu caso.

Não especificamente nas W140 mas vi que o Motor M104 tem um "trocador de calor"  peça que funciona como um resfriador do óleo, e neste caso quando há perfuração interna, ocorre justamente esse problema ....

Diferentemente de quando temos água no óleo, que normalmente ocorre com a queima de junta e avaria o cabeçote.  Neste caso percebe-se a agua no óleo pela tampa de colocação do óleo do motor, coloração café com leite.

O resfriamento no Radiador também é utilizado para controle da temperatura do óleo de cambio, neste caso na vareta de medição do óleo de cambio também se verificaria uma coloração diferente.

Então fui até o mecânico, e o mesmo disse já ter feito substituição dessa peça anteriormente em outro modelo mercedes... levantei a seguinte peça na internet cod 1041800409.  Então ele me liga e diz que minha s320 1993 não tem esse trocador e sim um radiador pro óleo na frente do carro, e por esse motivo a passagem do óleo deve ser então pelo cabeçote...

Confesso aos confrades que fiquei confuso ...

Se for necessário pra tirar a dúvida o meu VIN WDB1400321A132628

Peço ajuda aos Universitários..

Obrigado antecipadamente 

Abraços
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Re: (W140): Óleo do motor no reservatório de água do radiador

Mensagem por Alexandre - PR em Qui 23 Mar 2017, 12:57

Boa tarde Luiz,

Se estiver misturando pelo radiador, você pode tentar usar esse produto:

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Um amigo usou em um veículo dele e rodou por 1 ano com o carro até vender. O produto selou o vazamento.

Há diversos vídeos no Youtube desse produto e outros similares demonstrando como usar.

Aparentemente ele sela permanentemente. Uma vez pesquisei de curiosidade como ele funciona e concluí que o produto é uma espécie de "vidro líquido" que ao após entrar em contato com alta temperatura de funcionamento do motor, ao resfriar, ele vira esse tipo de "vidro" que sela permanente o vazamento.
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Re: (W140): Óleo do motor no reservatório de água do radiador

Mensagem por Caio Nercessian em Qui 23 Mar 2017, 14:44

Lendo isto aqui, me lembrei deste tópico.

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Tive um carro que misturou o óleo de cambio com a agua do radiador...já faz um bom tempos isso, mas me lembro que não gastei muito para arrumar...
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Re: (W140): Óleo do motor no reservatório de água do radiador

Mensagem por lfboscolo em Qui 23 Mar 2017, 14:51

Boa tarde Alexandre,

Obrigado pela dica, realmente parece um milagre...

vejam a tradução no Google o que diz:

" K-Seal por Kalimex

O simples de usar e reparação do sistema de arrefecimento permanente
GARANTIDO para durar para a vida de seu motor!

Misturas com todos os tipos de anticongelante e refrigerante

NÃO DEIXE O DINHEIRO EM PRODUTOS RÁPIDOS DO FIX 'GET YOU HOME'
K-SEAL É REALMENTE PERMANENTE PARA A VIDA DO SEU MOTOR

Economize tempo e dinheiro
Evite reparos mecânicos demorados e caros que poderiam custar-lhe centenas de libras.

Repara a maioria das fugas no bloco do motor ou no sistema de resfriamento.

Apenas agite para dentro e vá!

O K-Seal® é especialmente formulado para vedar permanentemente a maioria das fissuras no bloco do motor e na cabeça. Este produto exclusivo é garantido para misturar com todos os tipos de refrigerante à base de glicol e anticongelante. O K-Seal® também pode ser usado para vedar furos e fendas na junta da cabeça, no radiador, no núcleo do aquecedor, nas tampas de congelação, na carcaça da bomba de água e em outros componentes metálicos do sistema de resfriamento nos motores a gasolina e diesel.


Como funciona o K-Seal®?
============================
Quando existe uma fenda ou furo no sistema de resfriamento, isso gera uma área de baixa pressão.
O K-Seal® encontra a área de baixa pressão e deposita a formulação especial de microfibras e cobre de cerâmica à medida que flui através da área danificada.
Dentro de segundos a fenda ou buraco é completamente cheio com as micro-fibras de cerâmica e de cobre ea reparação foi feita. Este selo é ainda reforçada pelo calor para formar um reparo que vai durar a vida útil do motor.
O K-Seal® é simples de usar:
================================================
Agitar o frasco vigorosamente (pelo menos 30 segundos) para garantir que o conteúdo seja uniformemente misturado.
Adicione o conteúdo inteiro ao tanque do radiador ou do excesso. (Ao adicionar o K-Seal® ao tanque de transbordo, pré-misture o conteúdo com 1 a 2 litros de água para assegurar a dispersão eficaz no sistema de arrefecimento.Permite tempo para o produto entrar no sistema de arrefecimento se você estiver tratando de um vazamento lento Não derrame K-Seal® directamente sobre metal).
A fuga irá parar dentro de 1 a 3 minutos depois que o motor atingiu a temperatura de funcionamento.
Encha o líquido refrigerante conforme necessário deixando o K-Seal® no sistema para vedação futura. O K-Seal® é compatível com todos os tipos de anticongelante.

=================================
Informação técnica:
O K-Seal® é formulado com microfibras cerâmicas e finos de cobre de tamanho variável para garantir uma vedação rápida e permanente de todos os furos ou fendas (até 0,75mm de largura) no sistema de resfriamento.

A formulação química especial pode fluir em rachaduras tão finas que nem sequer podem ser vistas a olho nu para formar um selo super-resistente. A fenda ou furo é realmente preenchido de cima para baixo com a fórmula K-Seal ® resultando em uma completa "solda" e reparação permanente.

O cobre na formulação K-Seal® não só contribui para a força do reparo, mas também ajuda a conduzir calor através da fenda ou buraco. Isso elimina pontos quentes que normalmente formam com um reparo não-metálicos. O cobre também é muito amigável para cobre, bronze e alumínio radiador núcleos, o que torna seguro para usar com todos os tipos de radiadores.

O K-Seal® pode ser deixado no sistema de resfriamento e continuará reparando vazamentos à medida que eles acontecem. Você nem perceberá que houve um problema. A adição de K-Seal® ao sistema de resfriamento imediatamente após cada substituição de refrigerante garante que todas e quaisquer fissuras estejam vedadas, evitando assim reparos demorados e dispendiosos. O K-Seal® tratará sistemas de resfriamento de até 23 litros de capacidade. Grandes sistemas de arrefecimento requerem duas garrafas.


O K-Seal não reparará furos de mais de 1mm ou fissuras com mais de 0,5mm de largura.  "
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Re: (W140): Óleo do motor no reservatório de água do radiador

Mensagem por lfboscolo em Qui 23 Mar 2017, 15:14

Interessante, no ar condicionado usei um processo parecido, com um tapa fugas Extreme da K11, já fazem 40 dias e ainda gelando...   Teria que desmontar todo o painel pra reparar o evaporador.

Se lá funcionou... vou tentar esse no radiador, já comprei.

O problema é que ficar sem ar condicionado é complicado mas ainda vai..., já o motor...???

Nesse caso creio que mal não faça, é só verificar sempre pra ver se não voltou o problema e ficar e olho em temperatura e níveis de óleo e água.
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Re: (W140): Óleo do motor no reservatório de água do radiador

Mensagem por walter paiva em Sex 24 Mar 2017, 07:53

Lfboscolo,

Pelo catalogo eletrônico consta o radiador de óleo do motor com numero A1041800309:
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Estranho não ter esse radiador de óleo junto ao copo do filtro de óleo, algum mestre da engenharia mecânica deve ter feito a alteração Shocked

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Re: (W140): Óleo do motor no reservatório de água do radiador

Mensagem por lfboscolo em Sex 24 Mar 2017, 09:53

Obrigado Walter pela verificação...

Passei pro mecânico a consulta e imagens e ele insiste que realmente está diferente...

Semana que vem vou pedir que ele suba ela no hidráulico pra que eu possa verificar pessoalmente.

Aparentemente ele tem bastante experiência com Mercedes, mas sabe como é...

Obrigado mais uma vez confrades, pelo que vi não é tão incomum apresentar esse problema de mistura de óleo na água e o inverso também, com o M104...

De qualquer forma trarei mais informações dos próximos passos...

Abraços
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