Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

+3
nardinabreu
Daniel-SP
pateord
7 participantes

Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por pateord Sex 12 Ago 2016, 21:26

Boa noite senhores,

Tenho este C320 (W203) já faz algum tempo e acabou de completar 70.000km.

Na primeira ocasião em que o problema aconteceu o marcador do tanque de combustível marcava 1/4. O carro deixou de responder aos comandos do acelerador, engasgar e por fim "morreu". O arranque automático funcionava e o carro efetivamente dava a partida, porém embaralhava e morria após uns 2 segundos.

Reboquei o carro para oficina e fizemos diversos testes. Centelha, pressão da bomba de combustível, etc. Por fim chegamos a conclusão de que não havia nada errado e só poderia ser falta de combustível. Abastecemos com 5L e o carro voltou a funcionar normalmente. Concluímos então que o sensor está marcando mais do que a realidade.

Completei o tanque e vinha sempre reabastecendo antes de indicar menos do que 1/2 para não ficar na mão.

Fato é que no momento o marcador indica 1/2, rodei apenas 190km deste o último abastecimento e o problema voltou a se manifestar. Desta vez não imagino o que possa ser. O mal funcionamento do sensor impede a bomba de enviar combustível?

Peço perdão pelo tamanho da missiva e se alguém tiver alguma dica do que pode ser ficaria muito grato.
avatar
pateord
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 164
Data de inscrição : 31/07/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por Daniel-SP Sáb 13 Ago 2016, 07:37

Eu me concentraria na bomba de gasolina , se não me engano qualquer medida abaixo de 5bar de presão,apresenta este problema . Outro item seria o filtro regulador da linha de combustivel.
A leitura do nivel ,é acoplada com a bomba sendo que , acontece que o tanque esquerdo possui combustivel e o direito não .
Daniel-SP
Daniel-SP
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 899
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 72

http://dubin.hd@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por nardinabreu Sáb 13 Ago 2016, 08:07

Bom dia.
Nesse modelo o tanque é bipartido.
ALem de bomba de combustível que leva até o motor, ha uma bomba que leva de um lado ao outro.
Se essa bomba falhar ou tiver interrupção  na comunicação entre os dois lado, um deles pode ter combustível, motivo pelo qual o marcador indica que o tanque não esta vazio (acho que são duas boias, uma para cada lado), porém não leva de um lado ao outro: quando o lado que está com a bomba que leva ao motor acabar > pane seca. E no outro lado ainda vai ter combustível. Vale a pena verificar.

Abraço
,
nardinabreu
nardinabreu
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 28
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por Daniel-SP Sáb 13 Ago 2016, 10:55

Obs : Corrigindo , o tanque  lado do bocal possui combustivel e o esquerdo não (apenas correção do meu texto).
Daniel-SP
Daniel-SP
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 899
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 72

http://dubin.hd@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por pateord Dom 14 Ago 2016, 21:49

Obrigado pelas respostas.

Acabo de abastecer com 5L na garagem de casa e o carro voltou a funcionar normalmente. O marcador agora indica 3/4.

Amanhã irei até o posto e pedirei para completar. Assim saberemos quantos litros ainda haviam no tanque.

Será que abaixo de 1/2 usa-se a outra metade do tanque e tenho um problema no sensor/bomba? Pela explicação dos amigos tudo indica que seja isto que esteja ocorrendo.

Volto a dizer que no scanner nenhuma falha é gerada.
avatar
pateord
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 164
Data de inscrição : 31/07/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por pateord Seg 15 Ago 2016, 10:04

Entraram 28L. Somado aos 5 que abasteci ontem são 33L. Ou seja, parece que o marcador está de acordo com a realidade.

Posso deduzir então que o defeito se encontra na peça que transfere gasolina de um lado para o outro?
avatar
pateord
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 164
Data de inscrição : 31/07/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por Epicco Seg 15 Ago 2016, 10:43

Pateorf, verifique a pressão e principalmente a vazão da bomba de combustível. "Acho" que a transferencia de gasolina de um lado para outro do tanque é feita por um venturi que depende do retorno do combustível.
Veja o que o Maluhy te fala, ele manja bem dessa parte.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por Ulysses V8 Benz Seg 15 Ago 2016, 11:41

Sim, se for como nas 202 não existe bomba entre as duas metades do tanque mas sim um sistema que puxa de um lado para o outro como o Epicco falou.

Quando tive esse problema na C280 era a bomba de gasolina, que funcionava mas sem a pressão necessária para fazer todo o sistema funcionar.

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por pateord Seg 15 Ago 2016, 17:45

Com a entrada de 33L após o marcador indicar 1/2 tanque deduzi que o marcador está funcionando perfeitamente.

Após consultar a vista explodida do EPC para o "fuel system" mediante inserir o chassi do meu carro não consegui localizar nada que se pareça com o dispostivo dito por vocês para transferir combustível de um lado ao outro. Apesar de ser facilmente percepitível que o tanque é realmente bipartido.

Encontrei apenas o conjunto da bomba e o conjunto do medidor de combustível. Um de cada lado do tanque.

De qualquer forma estou preocupado pois da primeira vez que isto aconteceu semanas atrás o marcador indicava 1/4 e pelo visto agora não posso baixar de 3/4 sem correr riscos.

Anotei as especificações de pressão e vazão da bomba do meu carro (WIS) e levarei amanhã para testar novamente.

Alguém saberia por favor qual é esta peça que faz a transferência de combustível?

Caso a bomba esteja fora das especificações irei providenciando logo uma mesmo que o defeito não esteja apenas ali.

Vou providenciar também um novo filtro de combustível visto que geralmente o retorno de combustível passa por ali e pode haver algum entupimento.

Obrigado por toda ajuda até agora.
avatar
pateord
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 164
Data de inscrição : 31/07/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por jerffeson Qui 18 Ago 2016, 18:51

Boa noite. Eu já passei por um problema semelhante, mas, que só se apresentava abaixo de 1/4. Resultado: Bomba de combustível.
jerffeson
jerffeson
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/01/2013
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por pateord Seg 22 Ago 2016, 15:01

Obrigado pela dica Jerffeson.

O filtro de combustível passou despercebido pela última revisão e já está vencido. Encomendei um genuíno e assim que chegar instalo e realizo mais alguns testes.

Assim que tiver mais noticias sobre o que causava o problema divido com todos.
avatar
pateord
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 164
Data de inscrição : 31/07/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por Jackson Estrela Dom 27 Nov 2016, 13:20

Boa tarde amigos 

Ontem fiz uma viagem de 500km e coincidentimente tive o msm problema do amigo pateord com o msm carro c320 2001, ao chegar perto de 1/4 o carro deu pane seca, após colocar 5lts de gasolina o mesmo voltou a rodar. 

Gostaria de saber qual as especificações de pressão e vazão da bomba de gasolina e qual foi a solução do problema.

Obs: Quanto ao filtro de gasolina, troco sempre junto com o óleo e filtro de óleo do motor 5mil/km em 5mil/km está com pouco mais de 3mil/ km.
Jackson Estrela
Jackson Estrela
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/11/2016
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por pateord Dom 27 Nov 2016, 13:55

Jackson,

Não vejo necessidade em substituir o filtro de gasolina com frequencia tao elevada. So utilizo BR Podium e troco o filtro de combustivel uma vez ao ano.

Quanto a solucao do problema: Este carro possui dois acessos ao tanque de combustivel. Se bem lembro lado do passageiro = bomba de comb | lado motorista = modulo.

O modulo é uma peça de plastico semelhante ao que se insere a bomba de combustivel porem contem apenas um marcador e um sistema de mangueiras para enviar combustivel deste lado para o outro, possibilitando a sucçao pela bomba.

No meu caso este modulo estava com defeito. Troquei o modulo. Limpei o tanque. Ah, aproveitei para instalar uma bomba nova. Afinal, com essa idade, não devia faltar muito para falhar.

Boa sorte.
avatar
pateord
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 164
Data de inscrição : 31/07/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por Jackson Estrela Seg 28 Nov 2016, 18:56

Boa tarde Pateord,

Na verdade eu faço uma manutenção mais criteriosa pq sou chato nesse sentido e também porque moro em Foz do Iguaçu fronteira com o Paraguai e as peças e mão de obra nem se compara com o Brasil. 

Agora já sei como fuciona e o que pode ser, essa semana levo na Mercedes para fazer o serviço é coloco o relato e os gastos.

obrigado amigo
Jackson Estrela
Jackson Estrela
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/11/2016
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por Jackson Estrela Dom 04 Dez 2016, 09:34

Bom dia Amigos, como prometido estou voltando com o resultado do problema e como nossas mb são temperamentais o meu problema era simplesmente a boia do lado do passageiro que estava enroscando na própria tubulação da bomba, não deixando a msm marcar corretamente abaixo de 1/4. 
O carro ficou dois 2 na mercedes benz  para sair o diagnostico e o conserto, custo 90 reais.

Ha outra duvida, estava olhando o consumo da c320 na net e aqui no forum e se fala em 7km/l da cidade e 11km/l na estrada, porem a minha faz bem menos que isso e a 4 meses fiz uma revisão completa trocando ( filtro de oleo, filtro de gasolina, filtro de ar, as 12 velas,os 12 cabos, 2 bobinas, o coletor de admissão( que estava rachado) utilizo gasolina 100% PURA e com 95 de octaganagem.

Obrigado 

Ha descobrir uma solução perfeita e simples sobre o assunto de fuga de energia do modulo do banco mais não sei aonde postar.
Jackson Estrela
Jackson Estrela
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/11/2016
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

(W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser? Empty Re: (W203): C320 - Falha na marcação de combustível. O quê pode ser?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos