Apareceu o F no painel da Classe A semi-automático

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Apareceu o F no painel da Classe A semi-automático

Mensagem por Fajardo em Seg 17 Set 2012, 21:04

Apareceu o F no painel da Classe A! O câmbio parou e apareceu o F no painel? O que faço?

Caro confrade da Mercedinha, o [F] não significa que voce está f Evil or Very Mad do, então continua lendo abaixo:
Se tu tens preguiça de ler, veja o tópico: http://www.portalmercedesbrasil.com/c30-servicos .
Os pneus tem o mesmo diâmetro? Se não, veja o tópico de pneus e rodas. http://www.portalmercedesbrasil.com/t614-rodas-e-pneus-para-a-classe-a-serie-168?highlight=pneus+e+rodas .

Procedimento para ajustar as marchas:
Atenção: Se a embreagem for mecânica, em vez de pisar no freio, pise na embreagem.
1- Coloque o carro no plano, e puxe o freio de mão.
2- Gire a chave de ignição ate acender as luzes do painel, sem chegar a dar a partida.
3- Pise no freio.
4- Engate a 1a. marcha.
5- Volte o cambio para o ponto morto (deverá ouvir uns cliques vindo da frente à esquerda a cada troca de marcha).
6- Solte o pé do freio.
7- Pise no freio novamente.
8- Engate a marcha Ré.
9- Volte o cambio para o ponto morto.
10- Tire o pé do freio.
11- Solte o freio de mão, desligue a chave de ignição e retire-a do contato.
12- Puxe o freio de mão novamente.
13- Liga para ver se funcionou o câmbio do carrinho.
Atenção: Desta maneira o sistema de embreagem automática estará aprendendo a posição correta das marchas. Se alguem mudar as marchar do carro sem pisar no freio quando o motor estiver desligado, na verdade estará desajustando todo o sistema. Lembre-se de que se trata de um sistema de embreagem eletro-hidráulico computadorizado sendo, portanto, um complexo e delicado sistema. Nunca mexa, nem permita ninguem 'brincar" com o cambio quando o motor estiver desligado.
Verificar: se o soquete acima do pedal do freio está (encaixado, solto, enferrujado, empenado). Um mal contato/interrupção pode ocasionar o [F] .

Se não resolver:
Quando aparecer a letrinha mágica [F] no painel, observe o seguinte:
1)A aceleração está normal?
- Se estiver, você não tem falha no motor que ocasionem o [F], como : corpo de aceleração, chicotes e outros? E se o motor estiver falhando, esta parte deverá ser resolvida antes de qualquer outro diagnóstico.
2)A luz BAS ESP e ABS estão acesas após o aparecimento do [F]?
- Existe um sensor de rotação para cada roda do Classe A, e uma falha em qualquer um deles pode resultar em [F], outro item que acende as tais lâmpadas e o [F], fique atento, em carros semi e automático, se forem instalados pneus de tamanho diferente, após o veiculo atingir certa velocidade, também poderá resultar em [F] quando a diferença de rotação entre as rodas for percebida pelo modulo ESP,que indicará falha de plausibidade do sinal entre os sensores.
3)Somente aparece o [F]:
- O desgaste de embreagem pode ser observado através do aparelho de scan, que oferece paramentros de medição, e indica a hora prévia para efetuar a troca,no entanto o desgaste do modulo somente poderá ser observado na troca da embreagem, ou quando aparecer o [F] no painel, o mais comum é que se faça a inspeção do módulo AKS (não é troca de escova) durante a troca da embreagem, assim terá uma dor de cabeça a menos, posteriormente.

Colocando o câmbio na posição das marchas:
4) Verificar se no aparecimento do [F] o carro engrena as marchas. Caso negativo, o problema está no AKS ou embreagem, bem como, ar no sistema;
5) Se engrenar, mas "patinar" muito o disco, provável problema nos sensores de roda do ABS. (vide dica 2 e 7);
6) Se engrenar mas não andar, aceleração limitada em 2500rpm (modo de segurança), possivel problema na injeção (Principalmente corpo de borboleta) ou ESP/BAS;

Outras opções por conta e risco:
7) Se quiser eliminar a suspeita de problemas referentes aos sensores do ABS, desconecte o cabo da Bomba do ABS (com o carro desligado) localizada abaixo do reservatório de agua do limpador de parabrisa. Caso o F desapareça, temos um problema nos sensores de roda ou outros relacionados ao ABS. Talvez tambem funcione para eliminar suspeita de problemas no ESP/BAS.
Não desconecte as mangueiras do fluido do módulo, pois caso aconteça isso você precisará refazer a sangria do sistema e programação do ponto de agarre das marchas.
Cool O módulo AKS que trabalha com escova e óleo de freio, quando as escovas estão gastas, o [F] aparece, e o carro não pega ou a marcha não entra ou para de funcionar em movimento, solução trocar a escova e dar sangria e o carro voltara ao normal. Precisará refazer a sangria do sistema e programação do ponto de agarre das marchas. Recomendo mecânico.
9) Pode então desligar fio por fio do conector a estabelecer qual fio está interrompendo a corrente para encontrar o problema; e achando, pode colocar um relé 12v basico de 1 contato para toda vez que ligar o veiculo, ele conecta este fio e então toda vez que desligar o veiculo, ele desconecta este fio... assim simulando a retirada, e depois recolocando o fio no conector para ligar o veiculo. Se assim for, reconecte e está resolvido. Recomendo técnico ou mecânico.

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Re: Apareceu o F no painel da Classe A semi-automático

Mensagem por walter paiva em Seg 17 Set 2012, 21:49

Fajardo,
Obrigado por transferir o tópico para cá.
Transferi para a area de transmissões semi-automático.
Precisamos alterar o título para Letra F no painel do Classe A Semi-automático.

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famosa letra f no painel da a 160

Mensagem por junior em Ter 25 Set 2012, 20:48

ola pessoal, tenho uma classe a 160, carro todo original com 100000 kl, inteirona, só foi arrumado o arranque e manutenção de rotina, mas em viagem hoje acendeu as luzes de abs e esp e cada vez que engato uma marcha acende a letra f no lugar da marcação da marcha engatada, percebi tambem que o veiculo não reduz, só se eu estiver com o pé encostado no acelerador, e só volta a tracionar em retomada após eu acelerar um pouco, ela dá um tranquinho e continua normal. alguem ja teve um problema semelhante?

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Re: Apareceu o F no painel da Classe A semi-automático

Mensagem por Epicco em Ter 25 Set 2012, 20:54

tópicos fundidos.

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Re: Apareceu o F no painel da Classe A semi-automático

Mensagem por junior em Qua 26 Set 2012, 21:41

boa noite galera

tenho boas novas, ainda se encontra pessoas boas e honestas com a ferramenta certa, após ver varios relatos pela internet cheguei a desanimar, mas chegando hoje cedo a uma oficina conceituada da minha região, conectou o aparelho no meu classe a e resouveu a tempestade em cinco minutos, as luzes acesas no painel, trancos nas marchas, sem abs e controle de tração, sabem o que era, o fio do sensor de rotação da roda dianteira esquerda rompido dentro da capa, simplesmente fez uma pequena solda e tudo voltou a florir. custo da brincadeira, 50,00 cinquenta reais.

abraços

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Re: Apareceu o F no painel da Classe A semi-automático

Mensagem por walter paiva em Qua 26 Set 2012, 22:22

Obrigado pelo retorno com o problema solucionado.

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Re: Apareceu o F no painel da Classe A semi-automático

Mensagem por marcelobrotas em Qua 14 Nov 2012, 17:58

Boa tarde Galera,

Minha classe A apareceu a letra F direto no painel, mas tudo funcionava normalmente, ate que um dia estava estacionado e fui sair com o carro e não engatava mais... levei ate uma oficina de confiança o mecânico desmontou o modulo AKS e trocou os dois carvões e fez a sangria, estou rodando a mais de um ano e não tive mais problemas...

mão-de-obra, carvão e fluido de freio = R$ 170,00

abraços

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Re: Apareceu o F no painel da Classe A semi-automático

Mensagem por Jurandir SilvaSantana Jr. em Sab 01 Dez 2012, 11:35

Alguém tem o esquema/Link de como desconectar o cabo da Bomba do ABS do Classe-A. Quero testa as orientações do Fajardo.

"Outras opções por conta e risco:
7) Se quiser eliminar a suspeita de problemas referentes aos sensores do ABS, desconecte o cabo da Bomba do ABS (com o carro desligado) localizada abaixo do reservatório de agua do limpador de parabrisa. Caso o F desapareça, temos um problema nos sensores de roda ou outros relacionados ao ABS. Talvez tambem funcione para eliminar suspeita de problemas no ESP/BAS.
Não desconecte as mangueiras do fluido do módulo, pois caso aconteça isso você precisará refazer a sangria do sistema e programação do ponto de agarre das marchas."

Grato.

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Re: Apareceu o F no painel da Classe A semi-automático

Mensagem por Fajardo em Sab 01 Dez 2012, 14:16

Qual o problema no teu cambio? Já tentou todas outras opções?

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Re: Apareceu o F no painel da Classe A semi-automático

Mensagem por liz em Sab 02 Fev 2013, 12:40

f no painel e o carro so pega com o pe no freio ...classe a 99 semi al...problema solucionado .....apos fucar e fucar ....descobri ....nas varetas ou cabos da alavanca do cambio , la no motor existe 2 bracinhos de plastico ligados a um sensor ....o frontal esta ligado a 2 sensores ....mais atras quase atras do cambio existe outro que e ligado a um sensor vc nao ve o sensor so o bracinho ou o pino onde ele encaixa se estiver solto como foi o meu caso vi apenas um pino com formato de esfera na ponta coloquei a mao por tras do cambio e la estava o bracinho escondido e solto emcaixei o e pronto problema resolvido a letra f sumiu ...ok


Última edição por Luiz129 em Sab 02 Fev 2013, 21:47, editado 2 vez(es) (Razão : Por favor não escreva em maiúsculas)

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Re: Apareceu o F no painel da Classe A semi-automático

Mensagem por wolf em Sab 02 Fev 2013, 16:34

affraid

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Re: Apareceu o F no painel da Classe A semi-automático

Mensagem por Luiz129 em Sab 02 Fev 2013, 21:46

Liz, boa noite.

Por favor leia as regras do fórum, não escreva em maiúsculas, editei sua postagem.

Grato

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