(W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

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(W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por betowayne em Qua 06 Jul 2016, 21:10

Atualização em 11/02/2017


As especificações técnicas oficiais da Mercedes-Benz do óleo correto para cada chassi/veículo/motor/caixa de transmissão/diferencial e demais fluidos, está nos seguintes links abaixo:

Tabela internacional:

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Tabela nacional:

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Pessoal queria uma opinião... quero trocar o óleo de minha Classe A200 2006 (w169), sempre usei o óleo indicado pela Mercedes (sintético), meu mecânico aqui da ZL-SP, que só mexe com Mercedes, me indicou que pelo km dela (220.000), já esta na hora de usar um óleo mais grosso, semi-sintético ou mineral 15w-50 ou até mesmo 20w-40, o que voces acham?

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por machadosl em Qui 07 Jul 2016, 08:59

Depende, seu carro está consumindo mais de 0,5L de óleo a cada 1000Kms rodados? Se não está, mantenha o que você usa. Essa troca de óleo por um de maior viscosidade só é indicada quando o consumo de óleo está aumentando, inclusive porque, em um carro que está rodando bem, isso ajuda a formação da famigerada borra.
Abraços,
Sergio

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por betowayne em Qui 07 Jul 2016, 09:44

valeu sergio, acho que não consome não apesar do km, motor esta todo justinho, verifico o óleo, e não fico completando, ele baixa normal, mas nada de ficar repondo óleo.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por AEP em Sex 08 Jul 2016, 17:34

Em tese, essa quilometragem não é absurda e não é ela que define o tipo de óleo. Mantenha a recomendação da fábrica.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por betowayne em Sex 08 Jul 2016, 18:08

concordo com voce também AEP, para um carro 2006 km não esta muito alto, quem roda em sp km para 2006 fica nesse patamar, acho que vou ficar com o original mesmo, só que eu gosto de colocar aquele engine flush da STP, lata azul, limpa tudo kkkkk

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por Karl Fass em Sex 08 Jul 2016, 19:02

Eu mudo.. 10w40

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por AEP em Sex 08 Jul 2016, 19:24

Aí danou-se. O Fass tem a manha. Portanto, fico então com a opinião dele.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por douglas barddal em Sab 09 Jul 2016, 06:22

Coloque o 10W40 e seja feliz, o motor foi projetado para 600.000km. Ah o mineral dá bem menos borra que o sintético se voce trocar a cada 5.000km como a maioria de nós não trará nenhum problema, abs.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por betowayne em Sab 09 Jul 2016, 08:07

Ah agora to gostando, varias opiniões, e opiniões importantes, meu mecanico não estava tão fora nas idéias então, acho que vou ficar com a opinião do Fass e do douglas, óleos mais grossinho não vai fazer mal para o km, o original 5w, acho que só é bom quando motor é 0km... quanto ao usar o engine flush da STP, é bom usar ou não? essas perguntas vão direto para os amigos Karl e Douglas.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por borba em Sab 09 Jul 2016, 08:21

Minha opiniao....utilize oleo 10w40 semi sintetico aprovado pela especificacao MB.quanto ao flush se vc utiliza o carro somente em boas condicoes para o oleo ou seja muito tempo em regime de motor com medias rotacoes constantes como  uso diario em rodovias e faz 5000 km em 6 meses nestas condicoes nao precisa de flush.agora se ocorre o inverso ou seja muitos trechos curtos so dentro da cidade e muitas vezes o motor nem chega a atingir a temperatura de regime normal ou anda muito em transito anda para e nunca em estradas entao use o flush.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por betowayne em Sab 09 Jul 2016, 09:02

ah sim amigo borba, ultimamente estou rodando muito pouco, trechos curtos, não com transito, mas dia sim, dia não, acho que no caso seria bom usar o engine flush.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por betowayne em Sab 09 Jul 2016, 09:10

gosto da linha shel "helix" seria bom usar o hx6 15w 40 ou hx7 10w 40 ambos semissintético.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por Professor em Sab 09 Jul 2016, 13:55

O HX-7 atende a norma da MB. Inclusive isso está registrado no rótulo. Usei na C240 e na C280 e nunca tive problemas com borra ou com as juntas. Fique com ele.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por betowayne em Sab 09 Jul 2016, 14:29

ah sim o hx7 é especificação MB esta no manual, li tb no manual que 5w30, 5w40, 5w50, 10w30, 10w40, 15w40, 15w50 e até o 20w40, 20w50 são todos aceitos 20w40 e 20w50 atende altas temperaturas, mas não se sai bem em temperaturas baixas abaixo de 5 graus negativos, como moro em SP não atinge essas baixas temperaturas, nem no Brasil :0

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por borba em Sab 09 Jul 2016, 16:38

10w facilita a chegada mais Rapida do oleo na parte Alta do motor e evita altas pressoes de oleo com o motor frio .pressao muito alta  tambem nao e bom para o motor.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por AEP em Sab 09 Jul 2016, 21:39

Sobre o flush:

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por Guilhermino em Dom 10 Jul 2016, 06:05

Não vejo nenhum benefício em trocar um óleo de grau mais baixo (quando frio) por um de grau mais alto: 0W-40, 5W-40, 10w-40, 15W-40 e assim por diante. A viscosidade de todos eles em temperatura de trabalho é semelhante; o que muda é a viscosidade quando frio, o que afeta diretamente a velocidade com que o óleo começa a circular dentro do motor, como disse o Borba. E um óleo mais viscoso quando frio vai demorar mais para chegar a todas as partes do motor, aumentando o desgaste.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por Karl Fass em Dom 10 Jul 2016, 18:41

Está se esquecendo das folgas que aparecem no motor...Na ML, 240 mil kms, usava 10w40. Numa troca puseram 4w30. Botava fumaça para fora. Voltei ao anterior e melhorou muito. 
Lembrem-se , todo carro, de qq marca tem desgaste de motor. Em maior ou menor grau. Então o óleo tem que acompanhar esse desgaste. Estamos falando de mais de 200 mil kms. E para tal, a PEQUENA variação do óleo é benéfica.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por Guilhermino em Dom 10 Jul 2016, 22:12

Mas aí é diferente: entre um óleo xW-30 e um xW-40 há uma variação significativa da viscosidade em temperatura de trabalho, o que não acontece, por exemplo, de um 5W-40 para um 15W-40, que aparentemente variam mais em função de fabricante e lote do que do grau de viscosidade em si.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por Karl Fass em Dom 10 Jul 2016, 22:38

Sim mas o  mais usado é um 5w30...menos viscoso em temperatura de regime. Como a folga é maior, o efeito lubrificante fica pior. Por isso um mais viscoso, ligeiramente... Para Regime de trabalho.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por betowayne em Seg 11 Jul 2016, 09:37

muito legal essas informações, até o momento meu e desde zero o carro usou o MOBIL SUPER 10W 40, se usar um 15W 50 (da SHELL HELIX por exemplo, ou até mesmo um 20W 40 (mineral), já não seria hora para compensar eventuais folgas?

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por C-220 em Seg 11 Jul 2016, 10:16

A Mobil tem um óleo 0w50, ideal para carro com alta KM.

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por borba em Seg 11 Jul 2016, 10:19

Beto,

Seja qual marca de oleo ou viscosidade vc decidir usar , aconselho a ficar no minimo com uma base semi-sintetica.Oleos minerais no Brasil usam uma base de mistura de oleos parafinicos e naftenicos , porem com uma maior quantidade de base parafinica que favorece a formação das tais famosas borras .O unico quem contem uma base naftenica maior são os da Elaion que são da YPF da argentina pois o petroleo extraido de lá tem maior facilidade de obtenção utlizando esta base ,porem os extraidos no pais tem abundancia de parafinico .então não corra este risco de utilizar oleo mineral no seu motor ! mesmo usando flush não vale a pela .. como eu uso pouco meus carros , e estão com baixa KM faço a troca por prazo ( 1 x ao ano) , só oleo sintetico ( 5w30) e não uso flush .

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por machadosl em Seg 11 Jul 2016, 10:29

Só para complementar as informações, o numero seguido da letra W representa o grau de viscosidade do óleo para o motor frio, ou seja, menor viscosidade, o segundo numero é a viscosidade máxima do mesmo com o motor quente.
Os óleos para motores, por causa dos seus aditivos, não tem o mesmo comportamento de fluidos aquosos, por isso ele pode ser menos viscoso quando frio e mais viscoso quando quente.
Abraços,
Sergio

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Re: (W169): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca

Mensagem por Guilhermino em Seg 11 Jul 2016, 15:52

Não é bem assim. Qualquer óleo, seja mono ou multiviscoso, sempre vai ser mais fluido quando quente. A função desses aditivos é deixar a curva de variação mais plana, fazendo com que o óleo se comporte, por exemplo, como um 10W quando frio e como um 40 quando quente. Mas um óleo 10W frio sempre vai ser (muito) mais viscoso do que um 40 quente. Por outro lado, um 10W quente seria fluido demais.

Aqui vai uma tabela com as viscosidades de alguns óleos quando frios e quando quentes (quanto maior o valor, mais viscoso):

cSt a 40 °CcSt a 100 ° C
Mobil 1 0W-407513,5
Mobil Super Sintético 5W-408514,2
Lubrax Supera 5W-4089,214,7
Mobil Super Flex 10W-409614,4
Lubrax Tecno 10W-4094,0814,2
Mobil Super Protection 15W-4011014,7
Lubrax Tecno 15W-40103,414

Agora, independentemente disso e especialmente em um carro mais moderno como o do betowayne, eu me ateria à questão de o óleo atender às especificações da MB. No caso, para os motores M266, atualmente é indicada no mínimo a norma 229.3 e, ainda assim, para uso na Europa ocidental. O problema é que isso restringe bastante as opções que temos por aqui.

De qualquer maneira, uma vez que você já estava usando o 10W-40, se não houve alteração significativa no consumo de óleo, não vejo nenhum motivo para mudar a viscosidade.

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