(W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

(W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature

Mensagem por josias marques em Ter 21 Jun 2016, 18:30

Boa noite confrades.
Há bastante tempo não participo com postagens, mas sempre que possível estou por aqui aprendendo cada vez mais sobre essa maravilhosa máquina.
Conforme já informado, tenho uma Classe A 99/00 há mais de seis anos que só me traz alegrias. Tamanha a satisfação, que há dois meses acabei comprando outra, dessa vez uma 2005 que também está uma belezura. Porém, pela manhã na primeira partida, tenho notado o giro muito alto, em torno de 2.000 RPM, depois de alguns segundos, cai e fica permanentemente em 1.000 RPM. Quando ligo o ar, sobe para aproximadamente 1.200 RPM. Comparado com a 99/00, acho que está muito alto. Já fiz a limpeza da TBI, verifiquei a mangueira "rabo de porco" e não encontrei nada que possa justificar esse problema. Porém, desconectei o cabo do sensor da foto e não houve nenhuma reação no funcionamento do motor. Minha pergunta é: O referido sensor pode estar com defeito ou não tem nada a ver com a marcha lenta do carro? Se postei na página errada, me perdoem.
Desde já agradeço.  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

josias marques
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 148
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature

Mensagem por Valderifs em Ter 21 Jun 2016, 19:56

Onde fica localizado esse sensor?

Valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 436
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 39

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature

Mensagem por walter paiva em Ter 21 Jun 2016, 23:01

Esse sensor faz parte do sistema MAP, esse é o sensor IAT - inlet air temperature.

Essa rotação elevada pode ser defeito nesse sensor, para confirmar precisa passar o scanner.

Valderi, esse sensor fica localizado no tubo da admissão do ar antes do corpo de borboleta.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagens : 7686
Data de inscrição : 05/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

(W168) Sensor MAP e IAT - Localização/Funções

Mensagem por walter paiva em Qua 22 Jun 2016, 08:56

Valderi,

Foto do local do sensor MAP (A) e IAT (B) no motor do meu Classe A
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagens : 7686
Data de inscrição : 05/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature

Mensagem por josias marques em Qua 22 Jun 2016, 09:19

Perfeitamente, Walter!

Cheguei a fotografar o meu agora há pouco para postar.
Muito obrigado pela sua boa vontade em dirimir dúvidas. Vou checar e, caso o problema esteja nele, vou providenciar a troca.

Um forte abraço,

josias marques
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 148
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature

Mensagem por walter paiva em Qua 22 Jun 2016, 09:27

Disponha Josias.

Depois poste fotos dos seus dois Classe A na galeria para apreciarmos

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagens : 7686
Data de inscrição : 05/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature

Mensagem por Valderifs em Qua 22 Jun 2016, 09:40

No caso então do MAF tanto a pressão quanto a temperatura são medidas pelas lâminas, Walter? Ou aquela lâmina não "lê" a temperatura?

Valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 436
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 39

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature

Mensagem por josias marques em Qua 22 Jun 2016, 09:51

Ok, Walter,

vou providenciar e postar sim.

Obrigado!

josias marques
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 148
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature

Mensagem por walter paiva em Qua 22 Jun 2016, 10:08

No MAF uma lamina lê a temperatura e a outra o fluxo de ar ( não sei informar qual é a lamina ).

No MAP um sensor lê a temperatura e o outro a pressão no coletor Wink

Como funciona o MAF


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Como funciona o MAP


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagens : 7686
Data de inscrição : 05/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature

Mensagem por Kanduxo em Qua 22 Jun 2016, 20:49

Fantástico esse tópico!
Eu nunca retirei nenhum desses dois sensores do Kichute, apenas desplugo o conector do IAT caso precise tirar aquela peça plástica parafusada junto ao filtro de ar. Fiz isso há pouco tempo quando limpei o TBI, em casa mesmo.
Walter, existe algum tipo de manutenção que possa ser feita em algum desses sensores?

Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3944
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature

Mensagem por josias marques em Qua 27 Jul 2016, 10:42

Bom dia a todos.

Venho trazer informações sobre a solução encontrada para o que postei acima.
Precisei trocar a bomba d'água e fazer manutenção no motor de arranque da nossa A160 2005.
Para isso, precisei retirar o coletor de admissão. Ao remontar, verifiquei que as juntas estavam gastas e suspeitei que ali poderia ser uma entrada falsa de ar para o motor, o que poderia estar causando rotação elevada e oscilação na marcha lenta. Comprei um novo kit de juntas, fiz a substituição e o problema foi resolvido. 
Motor de arranque revisado, bomba d'água nova com água desmineralizada e aditivo, e rotação serena.
Foram dois dias de muito trabalho e paciência.
A 2005 ficou show, quanto a 2000, continua uma tetéia!
Assim que possível, postarei fotos.

Obrigado.  cheers

josias marques
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 148
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W168): Falha no coletor de admissão de ar - IAT - inlet air temperature

Mensagem por Valderifs em Qua 27 Jul 2016, 11:05

Pode ser aí também uma causa. Quando é MAP, com certeza tem ar admitido após a leitura dos dados. No caso do MAF, é isso e mais um trocentos de coisas...

Valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 436
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 39

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum