(W120/121): Ficha técnica - "Ponton"

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(W120/121): Ficha técnica - "Ponton"

Mensagem por AEP em Sex 01 Abr 2016, 20:20

Em agosto de 1953, a Mercedes-Benz apresentou o modelo 180, nomeado internamente como W120.

Foi o primeiro veículo de passageiros da marca no estilo de estrutura "Ponton". Esse estilo denominado   "ponton" foi construído pela primeira vez em 1946 nos EUA e sua caracterização eram os para-lamas totalmente integrados à estrutura, sem se destacarem do restante da carroceria (estavam no mesmo plano que a carroceria). Este conceito resultou em uma menor resistência ao ar, menos ruído do vento e também em uma cabine mais espaçosa. 

Outra inovação da novidade da Mercedes-Benz nesse chassi era a carroceria soldada sobre o chassi. Houve uma melhoria acentuada na rigidez de torção em comparação com a construção convencional do modelo 170.

Com um motor de 4 cilindros e 52 CV, a suspensão dianteira e eixo traseiro foram basicamente o mesmo do modelo antecessor 170Sb. 

As rodas dianteiras não eram diretamente ligadas à estrutura, mas por intermédio de uma sub-armação em forma de L, que consistia em 2 peças de aço estampado, soldadas em conjunto. Não só a suspensão dianteira foi anexada a este dispositivo, mas também o motor, caixa de velocidades e o conjunto de direção. Para a suspensão traseira, foi utilizado o eixo articulado transversal.

Em janeiro de 1954, surge o modelo 180 D, movido a Diesel.

Um novo eixo traseiro foi lançado em 1955, resultando em um desempenho muito melhor.

Em março de 1956, um terceiro modelo completou a linha de produção dos modelos de 4 cilindros. O modelo 190, internamente nomeado como W121.

Recebeu um motor de 75 CV, 4 cilindros de 1,9 litros. Os freios foram ajustados para o novo desempenho.

O exterior do 190 se diferenciava do 180 pelos vidros das portas dianteiras, frisos cromados abaixo das janelas laterais, moldura maior do radiador, lanternas maiores, dentre outros detalhes.

Em agosto de 1957, os modelos tiveram seus interiores renovados e alguns detalhes externos.

O modelo 180 foi submetido a mudanças mais profundas, adotando o motor de 1,9 litros do modelo 190, mas com potência de 65 CV, com menor compressão e o uso de um carburador simples. Esse novo modelo somente era disponibilizado com motor a gasolina. Recebeu, ainda, lanternas maiores, detalhes decorativos e grade do radiador maior que do modelo 190 (mas sem as bordas cromadas).

A partir de abril 1958, os modelos 180 e 180 D, mudança nas janelas dianteiras e calotas iguais às do 190, com modelando da estrela maior.

Em setembro de 1958, um segundo modelo Diesel, o 190 D, foi adicionado à linha. O motor Diesel de 1,9 litros com 50 CV foi desenvolvido a partir do motor a gasolina da 190. O novo motor era mais silencioso em comparação com o do modelo 180 D.

Em agosto de 1959, os modelos 180, 180 D, 190 e 190 D foram modernizado. 

Tecnicamente, os 4 modelos mantiveram grande parte de seus conjuntos inalterados. 

Além de melhorias nos sistemas de freios, a potência do motor dos 2 modelos a gasolina foi aumentada, passando para 68 CV na 180 e 80 CV na 190.

Em termos de estilo, os modelos atualizados (códigos internos 180 b, 180 dB, 190 B e 190 Db) foram modernizados na frente e na traseira. O capô ficou mais plano e a grade do radiador mais larga e mais baixa. Os para-choques ganharam mais volume. As lanternas foram equipadas com refletores integrados, no estilo dos modelos coupés e conversíveis. Além disso, a segurança passiva foi melhorada.

Em agosto de 1961, foram lançados o 190 c e o 190 Dc para substituir o 190 b e o 190 Db.

O 180 e o 180 D ainda estavam na linha em pequena escala com várias modificações e foram renovados para os códigos 180 C e 180 DC. 

As únicas alterações do 180 C em comparação com o seu antecessor, eram pequenas modificações no motor. 

Já o 180 DC foi equipado com um motor novo de 2.0 litros do 190 DC, mas só gerava 48 CV ante a limitação em 3800 rpm. Assim, embora tivesse 7 CV menos que o 190 DC, ainda era 5 CV mais potente que o motor de 1.8 litros do 180 dB. Ambos os modelos foram produzidos até outubro 1962.

Os W120/W121 também foram disponibilizados para entrega apenas dos chassis para encarroçadoras.

As ambulâncias eram produzidas pelas empresas alemãs Binz e Miesen. A partir de maio de 1955, os modelos 180 e 180 D foram os primeiros oferecidos como chassi para ambulâncias. Em setembro, a versão para funerárias e perua e, em novembro, a pick-up.

O fim da produção dos 180 C e 180 DC foi em outubro de 1962, após 9 anos da era "ponton". Durante este período, um total de 442.963 unidades dos modelos 180/190 D foram produzidos, sendo 437.310 na carroceria sedan e 5.653 nos demais modelos.

Dados técnicos dos modelos produzidos entre 1953 e 1959:


  • Dados técnicos do modelo 180 D (W120 D I):


Chassi com numeração 120.110 ou 120.111 para o modelo com teto solar.

Produzido entre outubro de 1953 e julho de 1959.

Motor Diesel, OM 636 VII (636.930) de 4 cilindros em linha, 1.767 cilindradas com 40 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.








  • Dados técnicos do modelo 180 (W120 B I):


Chassi com numeração 120.010 ou 120.011 para o modelo com teto solar.

Produzido entre julho de 1953 e junho de 1957.

Motor gasolina, M136 VII (136.925) de 4 cilindros em linha, 1.767 cilindradas com 52 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.












  • Dados técnicos do modelo 180a (W120 B II):


Chassi com numeração 120.010 ou 120.011 para o modelo com teto solar.

Produzido entre julho de 1957 e junho de 1959.

Motor gasolina, M121 B IV (121.923) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 65 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.








  • Dados técnicos do modelo 190 D (W121 D I):


Chassi com numeração 121.110 ou 121.111 para o modelo com teto solar.

Produzido entre agosto de 1958 e julho de 1959.

Motor Diesel, OM 621 I (621.910) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 50 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.












  • Dados técnicos do modelo 190 (W121 B I):


Chassi com numeração 121.010 ou 121.011 para o modelo com teto solar.

Produzido entre março de 1956 e agosto de 1959.

Motor gasolina, M 121 B I (121.920) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 75 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.










  • Dados técnicos do modelo 180 D perua (W120 D I):


Chassi com numeração 120.100 (ambulância) ou 120.102 (perua).

Produzido entre 1955 e 1959.

Motor Diesel, OM 636 VII (636.930) de 4 cilindros em linha, 1.767 cilindradas com 40 CV (em setembro de 1955, passou para 43 CV).

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.








  • Dados técnicos do modelo 180 D pick-up/furgão (W120 D I):


Chassi com numeração 120.101.

Produzido entre 1955 e 1959.

Motor Diesel, OM 636 VII (636.930) de 4 cilindros em linha, 1.767 cilindradas com 40 CV (em setembro de 1955, passou para 43 CV).

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.








  • Dados técnicos do modelo 180 ambulância/perua (W120 B I):


Chassi com numeração 120.000 (ambulância) ou 120.002 (perua).

Produzido entre 1955 e 1959.

Motor gasolina, M 136 VII (136.925) de 4 cilindros em linha, 1.767 cilindradas com 52 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.










  • Dados técnicos do modelo 180 Pick-up/furgão (W120 B I):


Chassi com numeração 120.001.

Produzido entre 1955 e 1959.

Motor gasolina, M 136 VII (136.925) de 4 cilindros em linha, 1.767 cilindradas com 52 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.




  • Dados técnicos do modelo 180a ambulância/perua (W120 B II):


Chassi com numeração 120.000 (ambulância) ou 120.002 (perua).

Produzido entre 1957 e 1959.

Motor gasolina, M 121 B IV (121.923) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 65 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.




  • Dados técnicos do modelo 180a funerária (W120 B II):


Chassi com numeração 120.001.

Produzido entre 1957 e 1959.

Motor gasolina, M 121 B IV (121.923) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 65 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.




  • Dados técnicos do modelo 190 D - 4 portas - ambulância/perua (W121 D I):


Chassi com numeração 121.100 (ambulância) ou 121.102 (perua).

Produzido entre 1958 e 1959.

Motor Diesel, OM 621 I (621.910) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 50 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.


  • Dados técnicos do modelo 190 D - 2 portas (W121 D I):


Chassi com numeração 121.101.

Produzido entre 1958 e 1959.

Motor Diesel, OM 621 I (621.910) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 50 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.


  • Dados técnicos do modelo 190 - 4 portas - ambulância/perua (W121 B I):


Chassi com numeração 121.000 (ambulância) ou 121.002 (perua).

Produzido entre 1956 e 1959.

Motor gasolina, M 121 B I (121.920) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 75 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.


  • Dados técnicos do modelo 190 - 2 portas (W121 B I):


Chassi com numeração 121.001.

Produzido entre 1956 e 1959.

Motor gasolina, M 121 B I (121.920) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 75 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.

Fonte:

https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/Ponton-Mercedes-four-cylinder-models-W-120-W-121-1953---1959.xhtml?oid=5131


Última edição por AEP em Sab 02 Abr 2016, 11:47, editado 1 vez(es)
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Re: (W120/121): Ficha técnica - "Ponton"

Mensagem por AEP em Sab 02 Abr 2016, 11:46

Dados técnicos dos modelos produzidos entre 1959 e 1962:


  • Dados técnicos do modelo 180 Db (W120 D II):


Chassi com numeração 120.110 ou 120.111 para o modelo com teto solar.

Produzido entre julho de 1959 e agosto de 1961.

Motor Diesel, OM 636 VII (636.930) de 4 cilindros em linha, 1.767 cilindradas com 43 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.










  • Dados técnicos do modelo 180 Dc (W120 D III):


Chassi com numeração 120.110 ou 120.111 para o modelo com teto solar.

Produzido entre junho de 1961 e outubro de 1962.

Motor Diesel, OM 621 IV (621.914) de 4 cilindros em linha, 1.988 cilindradas com 48 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.






  • Dados técnicos do modelo 180 b (W120 B III):


Chassi com numeração 120.010 ou 120.011 para o modelo com teto solar.

Produzido entre julho de 1959 e agosto de 1961.

Motor gasolina, M 121 B IV B (121.923) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 68 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.








  • Dados técnicos do modelo 180 c (W120 B IV):


Chassi com numeração 120.010 ou 120.011 para o modelo com teto solar.

Produzido entre junho de 1961 e outubro de 1962.

Motor gasolina, M 121 B VIII (121.927) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 68 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.




  • Dados técnicos do modelo 190 Db (W121 D II):


Chassi com numeração 121.110 ou 121.111 para o modelo com teto solar.

Produzido entre junho de 1959 e setembro de 1961.

Motor Diesel, OM 621 I (621.910) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 50 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.










  • Dados técnicos do modelo 190 b (W121 B III):


Chassi com numeração 121.010 ou 121.011 para o modelo com teto solar.

Produzido entre junho de 1959 e agosto de 1961.

Motor gasolina, M 121 B I b (121.920) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 80 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.








  • Dados técnicos do modelo 180 Db (W120 D II):


Chassi com numeração 120.100. (ambulância) ou 120.102 (perua).

Produzido entre 1959 e 1961.

Motor Diesel, OM 636 VII (636.930) de 4 cilindros em linha, 1.767 cilindradas com 43 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.






  • Dados técnicos do modelo 180 Db - 2 portas (W120 D II):


Chassi com numeração 120.101.

Produzido entre 1959 e 1961.

Motor Diesel, OM 636 VII (636.930) de 4 cilindros em linha, 1.767 cilindradas com 43 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.








  • Dados técnicos do modelo 180 Dc (W120 D III):


Chassi com numeração 120.100 (ambulância) ou 120.102 (perua).

Produzido entre 1961 e 1962.

Motor Diesel, OM 621 IV (621.914) de 4 cilindros em linha, 1.988 cilindradas com 48 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.


  • Dados técnicos do modelo 180 Dc - 2 portas (W120 D III):


Chassi com numeração 120.101.

Produzido entre 1961 e 1962.

Motor Diesel, OM 621 IV (621.914) de 4 cilindros em linha, 1.988 cilindradas com 48 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.


  • Dados técnicos do modelo 180 b (W120 B III):


Chassi com numeração 120.000 (ambulância) ou 120.002 (perua).

Produzido entre 1959 e 1961.

Motor gasolina, M 121 B IV b (121.923) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 68 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.


  • Dados técnicos do modelo 180 b - 2 portas - pick-up/furgão (W120 B III):


Chassi com numeração 120.001.

Produzido entre 1961 e 1962

Motor gasolina, M 121 B IV b (121.923) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 68 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.


  • Dados técnicos do modelo 180 c (W120 B IV):


Chassi com numeração 120.000 (ambulância) ou 120.002 (perua).

Produzido entre 1961 e 1962.

Motor gasolina, M 121 B VII (121.927) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 68 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.


  • Dados técnicos do modelo 180 c - 2 portas - pick-up/furgão (W120 B IV):


Chassi com numeração 120.001 

Produzido entre 1961 e 1962.

Motor gasolina, M 121 B VIII (621.910) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 68 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.


  • Dados técnicos do modelo 190 Db (W121 D II):


Chassi com numeração 121.100 (ambulância) ou 121.102 (perua).

Produzido entre 1959 e 1961.

Motor Diesel, OM 621 I (621.910) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 50 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.








  • Dados técnicos do modelo 190 Db - 2 portas (W121 D II):


Chassi com numeração 121.101.

Produzido entre 1959 e 1961.

Motor Diesel, OM 621 I (621.910) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 50 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.






  • Dados técnicos do modelo 190 b (W121 B III):


Chassi com numeração 121.000 (ambulância) ou 121.102 (perua).

Produzido entre 1959 e 1961.

Motor gasolina, M 121 B I b (121.920) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 80 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.


  • Dados técnicos do modelo 190 b - 2 portas (W121 B III):


Chassi com numeração 121.001.

Produzido entre 1959 e 1961.

Motor gasolina, M 121 B I b (121.920) de 4 cilindros em linha, 1.897 cilindradas com 80 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 56 litros.

Fonte:

https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/Ponton-Mercedes-four-cylinder-models-W-120-W-121-1959---1962.xhtml?oid=5220
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Re: (W120/121): Ficha técnica - "Ponton"

Mensagem por Afonso Wolff em Dom 24 Set 2017, 22:58

Prezados Confrades.

Estou restaurando uma ponton 190 ano 58 que estava totalmente desmontada. Preciso conseguir desenhos, fotos, figuras do painel, posição dos botões, ordem de instalação e a função de cada um deles.

preciso ainda saber de algum endereço de peças especificas para esse modelo, no Brasil ou exterior.

Alguem poderia me auxiliar???
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Re: (W120/121): Ficha técnica - "Ponton"

Mensagem por AEP em Seg 25 Set 2017, 10:56

Confrade Afonso;

Bom dia!

Praticamente tudo o que você precisa já está aqui no Fórum. Consultou as demais áreas além da ficha técnica? Eu baixei quase tudo do melhor site de Ponton que existe.

Veja aqui:

http://www.portalmercedesbrasil.com/f302-ponton

O site americano de fonte é esse:

www.mbzponton.org/

Está momentaneamente fora do ar.
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