(W168): Rolamento ou homocinética - possíveis problemas/sintomas

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

(W168): Rolamento ou homocinética - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por AxSebastian em Qua 08 Ago 2012, 09:46

Prezados,

Estou com um problema em minha A160-2001-Semi.

Cerca de dois meses atrás apareceu um barulho que julgava ser na homocinética. Só dava quando estava rodando em linha reta e só quando estava acelerando. Um barulho parecido com aquele que dá quando a homocinética está com problemas e o volante é esterçado só que, como mencionei antes, este só dá quando o carro está rodando em linha reta e pisando no acelerador e de vez em quando, durante este evento do barulho eu sentia o volante trepidar, como se a roda estivesse bamba. Colocava em ponto morto e tudo voltava ao normal.

O carro havia saido de uma revisão duas semanas antes e as coifas das homocinéticas foram trocadas. Isto aconteceu em um final de semana. No domingo consegui um mecânico para dar uma olhada, ele levantou o lado direito do carro, olhou e não achou nada. Fui embora e o barulho parou mas voltou depois de ter rodado uns 30km naquele mesmo dia.

Na segunda-feira, levei o carro na loja da Pneus Nacional em BH, colocaram no elevador, checaram toda a suspensão, reapertaram e não acharam nada. Peguei o carro e.... o barulho tinha sumido como em um passe de mágica, rodei durante este tempo todo (2.000 km em dois meses) sem ter o problema.

No entanto,  hoje ao sair da garagem, o mesmo problema: só dá o barulho quando o carro está em linha reta e em aceleração. Colocou em ponto morto o barulho para. Tornei a levar na Pneus Nacional, colocaram no elevador, tornaram a checar a suspensão e nada. Carro no chão, fui embora e o barulho sumiu outra vez.

O que eu notei é que quando o carro era levantado por macaco, o barulho sumia e voltava depois de ter rodado vários quilômetros e quando ele foi levantado no elevador, o barulho sumiu e só voltou agora dois meses depois. Hoje a mesma coisa, o carro foi colocado no elevador e quando sai da loja sem nada descobrir, o barulho tinha sumido mais uma vez.

É um barulho alto tipo uma matraca e parece que o carro vai desmontar.

Será que devo desmontar as homocinéticas?

Porque quando o carro é suspenso o barulho some?

Aguardo uma ajuda.

Um bomn dia a todos
AxSebastian
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 63

Re: (W168): Rolamento ou homocinética - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Luiz Pinheiro em Qua 08 Ago 2012, 10:10

Sebastian, bom dia.

Normalmente as homocinéticas começam a estalar em curva e não em linha reta, muito estranho serem elas.
Quem é o seu mecânico aqui em BH??? Levar na Pneus Nacional pra checar a suspensão de um Mercedes não dá, né?rs

Temos uma área sobre oficinas em BH, veja a mais perto de vc. Eu recomendo o Anderson, no Prado, ou o Marcos Pillat, na rua progresso com PedroII.

Abs
Luiz Pinheiro
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 7426

Mensagem por AxSebastian em Qua 08 Ago 2012, 11:28

Luiz bom dia,

Grato pela resposta.

Estava utilizando a oficina da Flabel, que fica ali na rua Peçanha no Carlos Prates mas andei tendo alguns problemas com eles e acabei mudando para a oficina do Pedro Kiefer que fica alí no bairro Padre Eustáquio, na rua Cambuquira quase esquina com Mesquita. O Pedro atende muito carros importados, já teve Classe A também. Ele tem me atendido bem apesar deste problema que estou sentindo no carro. É muito estranho, pois todas vezes que tive este problema, depois do carro ser levantado, o problema cessa, parece que alguma peça se encaixa e tudo volta ao normal. Quanto à Pneu Nacional, são meus fornecedores de pneus e possuem um atendimento bom nesta parte de suspensão inclusive só utilizam peças originais e, se peço para comprar no paralelo, eu mesmo tenho que fazê-lo.

Bom, vou seguir sua sugestão e procurar o Marcos Pillat.

Abraços e mais uma vez obrigado.
AxSebastian
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Paulinho Britto em Qua 08 Ago 2012, 18:18

AxSebastian,
Pela descrição dada, o barulho é percebido quando da aceleração, muito provavel que os calços do conjunto motor / caixa de marchas estejam em péssimo estado.
Paulinho Britto
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 9

Mensagem por Luiz Pinheiro em Qua 08 Ago 2012, 18:29

Barulho é sempre complicado de se diagnosticar, ainda mais virtualmente. Pelas suas informações, vou contar duas experiências que tive:

- Um tempo atrás com a 2004 que tivemos, peguei um pedrão numa BR aqui de BH que chegou a amassar a roda de ferro. Após o desamasso e alinhamento o carro rodava direitinho mas em alguns casos, independente sa velocidade, o carro dava uma tremida na direção como se estivesse com um pneu ovalado. Parava o carro e olhava e não tinha nada. Enfim, depois descobri que a pancada com a pedra tinha dado uma leve amassada no braço de uma das homocinéticas o qual as vezes entrava numa ressonância e causava a tremedeira, que não era pouca não, um tanto assustadora eu diria. Mas não fazia barulho.

- Uma vez , já com a 2005, teve um acidente na Fernão Dias e bloqueou a estrada mas por sorte foi bem num local onde podíamos desviar por um pequeno trecho de terra/pedrinhas. Como por ali passavam carro, caminhões e ônibus, o caminho ficou bem ruim com o centro da estradinha bem levantado. Como não tinha muito o que fazer passei sentindo o carro dar uma leva arranhada no peito de aço.
Um tempo depois comecei a sentir uns barulhos nas arrancadas, ou quando soltamos a embreagem meio rápido demais. Já estranhando ser coxins pela km, mas não vendo outra explicação, levei ao mecânico. Ao tirarmos o peito de aço vi várias pedrinhas da fatídica estrada que de vez em quando travavam entre motor e o peito fazendo o barulho.

Enfim, não se esqueça de contar o que foi o seu diagnostico final.

Abs
Luiz Pinheiro
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por AxSebastian em Qua 08 Ago 2012, 19:21

Caro Paulinho Britto,

Grato pela sua sugestão.

É um caso meio estranho pois toda vez que aconteceu, umas cinco vezes, o simples fato de levantar o carro em um elevador ou mesmo em um macaco, o barulho sumia, e é um barulho terrível, parece uma matraca, só que não é uniforme, as vezes muda o ritmo. É um matrequear irritante, que chama a atenção de quem está passando ao lado do carro. Acredito que ao levantar o carro, a suspensão desce um pouco e algum elemento ali, se encaixa e o barulho some. Só pode ser isto. Hoje voltei na oficina onde fiz o serviço na homocinética e vão revisar o serviço.

Abraços
AxSebastian
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por AxSebastian em Qua 08 Ago 2012, 20:08

Prezado Luiz,

Agradeço sua atenção.

Barulho é sempre desagradável mas alguns são mais infernais que outros, acho que meu caso é um deles.

Como o serviço que fiz na homocinética ainda está na garantia, resolvi levar na mesma oficina. Vamos ver o resultado.

Realmente, o barulho característico da homocinética com problema acontece ao curvar. Este é só em linha reta e acelerando... será que pode ser no semi-eixo? Pois faz parte conjunto....
AxSebastian
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Herbie em Qua 08 Ago 2012, 21:00

O Maluhy uma vez me disse que para descobrir se o defeito era a homocinética ou não:

Carro parado, esterçar o volante completamente para um dos lados, sair bem forte, se estalar são elas.

Herbie
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 144

Mensagem por AxSebastian em Qui 09 Ago 2012, 09:47

Bom dia Pateo,

Esta é a melhor forma de verificar as homcinéticas.

Creio que meu problema está no conjunto, exatamente no semi-eixo. Estou supondo... Sábado já está agendado levar o carro para uma análise. Depois posto o resultado.

Abs
AxSebastian
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Lobo em Qua 15 Ago 2012, 19:22

Se as coifas precisaram ser trocadas suponho que estavam danificadas e portanto deixaram de proteger as homocineticas, que podem ter sofrido dano.
Lobo
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 693

Mensagem por Maluhy em Qua 15 Ago 2012, 21:53

Pode ser as juntas deslizantes com folga,traduzindo, as homocinéticas que vão no lado da caixa,não as do lado da roda, é exatamente isso, carro alinhado,qdo dá potencia elas reclamam,tirou o pé emudecem...Shocked
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2168

Mensagem por Maluhy em Qua 15 Ago 2012, 21:57

Uma vez o camarada chegou na quitanda com um Logus com 4000 km, mas batia na reta igual gente grande,qdo desmontei a fábrica esqueceu de montar o deslizante com a graxa de lubrificação,estava tudo azulado, coloquei uma nova e o camarada colocou a peça nova que ficou velha na mala e foi pra cima da montadora,fiquei sem saber o desfecho pois ele era de MG...Shocked
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por AxSebastian em Qui 16 Ago 2012, 20:39

Caro Maluhy,

Na mosca... foi isto mesmo. Problema era exatamente na junta deslizante com folga na junção das duas partes, de vez em quando elas se acoplavam corretamente e o barulho sumia.

Problema resolvido, gastei R$ 130,00. Alivio total!!!
AxSebastian
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por walter paiva em Sex 17 Ago 2012, 05:17

Obrigado por ter resolvido o problema e o retorno com o problema solucionado.

walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagem por Maluhy em Sex 17 Ago 2012, 08:25

Kd as palmas?Twisted Evil
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por BUD08 em Sex 17 Ago 2012, 08:33

Boas Amigos,

PLÁ!!!PLÁ!!!!PLÁ!!!PLÁ!!!!PLÁ!!!!!PLÁ!!!! Isso são palmas!! tongue ha!!ha!!ha!!

Abs,
BUD08
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 379

Mensagem por douglas barddal em Sex 17 Ago 2012, 08:33

Boa Maluhy cheers .
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2709

Mensagem por Fajardo em Sex 17 Ago 2012, 09:12

clap!clap!clap!
Fajardo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1931

http://www.facebook.com/#!/marcosfajardoarquiteto

Mensagem por Lobo em Sex 17 Ago 2012, 10:15

Parabens por mais esta !!! Vc chegou a ver no forum falecido (ou no bloqueado, jah nao lembro) que vc tb acertou na mosca que aquele nhec nhec na suspensao dianteira esquerda da minha W124, quando se mexia o volante proximo aa posicao central, era causado pelo pivo ? (a coifa dele estava rompida)
Lobo
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 693

(W168): barulho no rolamento ou homocinética

Mensagem por nelsonmatos em Sab 08 Set 2012, 02:07

Boa noite galera, vocês já viram que com o meu carro já deu para criar vários tópicos  Very Happy  Very Happy , tá brabo, vamos aos relatos recentes, troquei os amortecedores dianteiros, junto com o kit amortecedor, etc..., na traseira troquei apenas a barra estabilizadora que estava quebrada, aí falei: agora sim o carrinho está ficando bom, hoje fui passar no quebra mola e fez um barulho estalando só que na frente e atrás, bolei Exclamation  Exclamation  Exclamation  Exclamation , troquei também os 4 pneus do carro, nessa noite passei numa rua de paralelepípedo e ficou estalando na frente e atrás Evil or Very Mad  Evil or Very Mad  Evil or Very Mad , quando parei o carro na garagem fui olhar por de baixo do carro, a barra está apertada, os pneus também estão bem apertados só sobrou o rolamento, mas como sei que é o rolamento ruim???
nelsonmatos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 78

Mensagem por Epicco em Sab 08 Set 2012, 05:15

Rolamento ruim ronca com o carro em movimento.

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 6824

Mensagem por douglas barddal em Sab 08 Set 2012, 06:38

Exato, principalmente em curvas, Nelson vc ja viu as bieletas? Calma, não são caras meu amigo.
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2709

Mensagem por nelsonmatos em Sab 08 Set 2012, 09:03

O problema é que atrás também está estalando!!!
nelsonmatos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 78

Homocinética

Mensagem por id9677 em Sex 12 Out 2012, 19:13

Boa noite pessoal.

Gostaria de compartilhar com o pessoal aqui do fórum e quem sabe encontrar alguma explicação. Comprei recentemente um W168-SEMI-99 em agosto. No primeiro mês foi só alegria. Porém no segundo mês ao realizar uma conversão quebrou a homocinética. Axo que agora começa meu tormento. Na minha cidade não possui concessionária da MB, razão pela qual levei numa autorizada da SACHT e no centro especializado da Magnetti Marelli, cheguei lá axando que a transmissão tinha ido pro saco, mas como nao acendeu a luz F no painel o mecanica me disse que era um problema mecânico. aí contei como o carro parou de andar e ele disse que provavelmente era a homocinética. Ele trocou a ponta da homocinética e as buchas da bandeja e abraçadeira. Resultado: 700 reais. no segundo dia que peguei o carro ao fazer uma curva adivinha??? Sim! ela se soltou.. para minha sorte, e nao gastar com guincho quebrou perto da oficina. Eles mesmo foram buscar na parte da manhan e de meio dia estava pronta... Peguei ela e tranquilo.. já no trauma de não virar muito o volante.. eu estava andando com o carro como se estivesse andando com um carro com uma roda maior.... só que a roda que tem nele é original. Na primeira semana quando eu arrancava muito rápido fazia um barulho semelhante a como se estivesse soltando a homocinética. Só que na última semana percebi que esse barulho desapareceu.. e o carro já estava andando muito bem. A única coisa que notei de diferente foi uma espécie de óleo/agua/graxa... nao deu pra identificar, pq aqui está chovendo.. e parecia agua da chuva.. mas como nao secou rapidamente suspeito que seja da homocinética. Aí ontem a noite.. quando fui fazer a volta na rua.. BINGO - ela acelera..faz barulho de um monte de ferro rangendo e não anda.. possivelmente homocinética novamente. Ela é tão sensível assim?? alguém já teve algum problema parecido?? no forum anterior me falaram que tem trocar todo o semi-eixo.

OBrigado desde já pelas opiniões
id9677
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 10

Mensagem por Luiz Pinheiro em Sex 12 Out 2012, 19:20

id boa noite!

Já estou em meu segundo A160 e a única vez que troquei a homocinética foi quando peguei um pedrão na estrada, portanto não, não são sensíveis assim tem algo errado aí.

Pode ser que tenha que trocar o semi-eixo sim, mas acho que a pessoa que mexeu no seu carro já devia ter diagnosticado isso na primeira visita.

Vamos aguardar um pouco o que os nossos confrades mais experientes podem dizer a respeito.

Abs
Luiz Pinheiro
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: