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Mensagem por Karl Fass em Qui 06 Set 2012, 17:57

MANUAL DE AVALIAÇÃO

Planilha de Pontuação
Planilha especial para motocicletas
Conheça os ítens que valem mais pontos
Entenda mais sobre pontuação intermediária
Conheça os ítens excludentes que impedem a placa
Manual por base na Carta de São Paulo, instituído pela Federação
Brasileira de Veículos Antigos durante o 1º Workshop FBVA
realizado nos dias 24, 25 e 26 de Novembro de 2005


PLACA PRETA

por Tiago Songa
Diretor FBVA / São Paulo / Interior

Criada em 1998 a Lei da Placa Preta (Resolução. n° 56/98 do
Contran) tem a finalidade de identificar os veículos de coleção e emplacálos
com placas de cores especiais. A presente resolução é nada mais
que uma versão atualizada da antiga Resolução 771/93 que, na ocasião,
vigorava nas bases do Código Nacional de Trânsito antigo, de 1966.
Fato que, apesar de estar vigorando desde 1993 faltou regulamentação
e pouquíssimas placas pretas foram emitidas.
A Resolução 56 é tida como a “Lei da Placa Preta” por entre os
antigomobilistas de todo o Brasil. Logo em seu Art. 1º, se encontram
os requisitos básicos onde o veículo a ser emplacado com tal placa
especial deverá apresentar no momento de sua avaliação, sendo eles:
- Ter sido fabricado há mais de 30 anos
- Conservar suas características originais de fabricação
- Integrar uma coleção
- Apresentar Certificado de Originalidade, reconhecido pelo DENATRAN

O mesmo artigo 1º ainda tem o cuidado de atribuir a emissão
do Certificado de Originalidade a uma entidade, credenciada e
reconhecida pelo Denatran, sem finalidade lucrativa que visa apenas a
preservação dos veículos como artefato histórico-cultural e ainda atribui
total responsabilidade pela veracidade e autenticidade do Certificado
de Originalidade emitido a qualquer Veículo de Coleção, cabendo o
Clube responder pelo mesmo na ocorrência de algum erro.
A presente Resolução também apresenta o modelo padrão do
Certificado de Originalidade e o torna documento indispensável para a
consecução da aposição das placas pretas e, conseqüentemente, da
mudança de espécie.

Outro ponto curioso da mesma é o que está inserido em seu Art. 2°, onde os Veículos de Coleção são dispensados de alguns itens
obrigatórios que exige o nosso Código Nacional de Trânsito. Segundo
consta, os artigos 104 e 105 do Código de Trânsito não se aplicam
aos Veículos de Coleção. Esses artigos se referem a itens obrigatórios
a todos os veículos automotores como cinto-de-segurança, bancos
com encosto de cabeça, catalisadores anti-poluição, etc. Essa norma
é uma grande conquista para a comunidade do antigomobilismo, uma
vez que um “Fordinho 29” com encosto de cabeça iria ficar ridículo e
de nada ajudaria nas características originais que tanto zela esta
Resolução.

As cores especiais que são atribuídas as Placas destinadas
aos Veículos de Coleção foram atribuídas pela Resolução n°45 / 98
sendo elas com fundo na cor preta e caracteres cinza.
Na verdade, pouca coisa mudou desde a promulgação da
Resolução n° 56, uma delas foi a alteração do tempo mínimo de
fabricação do veículo para obter o Certificado. A Resolução n°56 apresentava
20 anos mas foi corrigido para 30 anos logo com a publicação
da Resolução n° 127 / 01.

Este Manual do Avaliador representa tudo o que existe de mais
atual e estudado no tocante a uma avaliação para uma Placa Preta, é
certo que dúvidas vão surgir, e para isso estamos a disposição para
responder quaisquer perguntas sobre o tema e, desta forma, resolver
de forma coerente qualquer problema pertinente aos carros antigos.
Uma boa pesquisa e esperamos poder ajudar no que for possível.
Tiago Songa
Diretor Regional FBVA / São Paulo / Interior
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Sejam bem vindos ao mundo da
Placa Preta
Presidente
Henrique Thielmann
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Vice-Presidente
Administrativo
Mauro Luis Medeiros Beirão
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Vice-Presidente Financeiro
Otávio Pinto de Carvalho
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Vice-Presidente Jurídico
Jorge Roberto Porcaro
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Vice-Presidente Técnico
Julio Alberto Penteado
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Diretor Esportivo
Adolpho Sérgio Massa
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Diretor Assuntos
Internacionais
Jose Candido Muricy Neto
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FBVA - 2008 / 2010


INDICE:


Capítulo I - Introdução
Seja bem vindo ao mundo da Placa Preta...................................................................... Pág 02
Capítulo II - Manual de Instruções para uma boa Avaliação
Itens Excludentes................................................................................................................. Pág 04
Regras Gerais de Vistoria................................................................................................... Pág 04
Capítulo III - Documentação
Como ficará o CRV do Veículo ?...................................................................................... Pág 06
Capítulo IV - Aplicação da Pontuação
Mecânica................................................................................................................................ Pág 07
Parte Elétrica........................................................................................................................ Pág 08
Parte Externa do Veículo.................................................................................................... Pág 09
Parte Interna do Veículo..................................................................................................... Pág 10
Capítulo V - Modelos de Planilhas de Pontuação
Planilha de Automóveis e Pick-ups.................................................................................. Pág 11
Planilha de Motocicletas..................................................................................................... Pág 12
Capítulo VI - O momento “Pós-Processo”
a Placa Preta - Passo a Passo.......................................................................................... Pág 13
Capítulo VII - Modelo Padrão
Modelo Padrão de Processo de Placa Preta.................................................................. Pág 14


A você avaliador, é importante saber !!!

Para uma correta avaliação de um veículo antigo é necessário que o avaliador se
atenha a alguns fatores que podem levar, ou não, a aquisição de um Certificado de Originalidade
(C.O) ao referido veículo.

1 – Ítens excludentes


Impeditivos para a avaliação – Alguns itens descaracterizam a aparência do veículo e
Impedem sua avaliação, desclassificando o veículo para a obtenção da placa preta, e são
os seguintes:

• Qualquer modificação ou alteração na carroceria – Serão aceitos apenas modificações
feitas por encarroçadoras sob encomenda do fabricante, por exemplo exemplo:
Karmann-Ghia, Bertone e Brasinca.

• Pinturas extravagantes ou fora dos padrões de fábrica do veículo – Será aceito,
neste caso, cores opcionais de catálogo do fabricante, desde que da mesma época.

• Rebaixamento de suspensões

• Motores e coletores de épocas diferentes ou de outras marcas – O motor pode
ser igual (se não for o original), porém com características estéticas originais. A cor do
Motor também é excludente. Será aceito apenas o motor na cor original com ressalvas à
diferença de tonalidade do original.

• Bancos individuais ou esportivos em carros de bancos inteiriços – Se o banco
não for o mesmo da linha de produção do modelo, é considerado íten excludente.

• Rodas inadequadas – (tolerar opcionais de fábrica) – A mudança de aro e de tala é íten
excludente indiscutível. Caso como as rodas do Ford modelo “A” com a borda virada ou
não, pode ser aceito, mas os pontos da roda serão dados como zero. Exemplos exclusivos
de um modelo especial (como o Fusca 1600 S, que possuía rodas 14” e não 15” como
dos outros modelos de Fusca) serão aceitos apenas para o modelo especial em questão.

• Carros muito originais porém mal conservados, pois fogem ao princípio básico
de preservação e cuidado.

• Carros ainda em recuperação.

• Ausência de equipamentos obrigatórios, pois a segurança ao rodar, preservando
o seu patrimônio e a integridade de terceiros, deve ser regra básica
entre os colecionadores.

• Réplicas – Serão aceitas réplicas de veículos produzidos por fábricas homologadas como
tal e com peças novas. Neste caso, são considerados como carros nacionais. É o caso
do Puma, do MP Lafer, do Super 90 e outros, que devem ser considerados. Serão ponderadas
réplicas fabricadas sobre licença das fabricantes primárias.

• Adaptações à gaz – Veículos adaptados ao sistema de GNV não serão aceitos, porém,
em casos como o gasogênio será considerado como acessório de época.

2 – Procurar avaliar os automóveis que conheça bem
Como é difícil que se saiba com detalhes os acabamentos de todas as marcas, em todos
os anos de fabricação, é conveniente que cada clube possua avaliadores especialistas em determinadas
marcas ou décadas. Também é interessante conhecer antecipadamente o veículo que
será avaliado, pois isto permitirá uma consulta prévia aos manuais.


3 – Marcar dia e local combinado para as avaliações
Concentrar os trabalhos em um único dia e solicitar o funcionamento do veículo, bem como
analisar funcionamento de freios, etc. A FBVA sugere que o tempo entre o pedido do C.O e a
entrega à FBVA não ultrapasse 15 dias.
- Quanto aos avaliadores, o mínimo de tres avaliadores será exigido para a avaliação,
porém, a assinatura será feita por apenas duas pessoas, o Presidente do Clube e o especialista
escolhido para a avaliação do mesmo.

4 – Graduação na pontuação
A pontuação máxima deve ser dada ao item que seja original (ou de reposição semelhante ao
original) em perfeito estado. Não se pontua aquele item alterado grosseiramente. Situações intermediárias
levarão a pontuação entre os valores máximo e mínimo.
- No ítem cores, exclui as cores diferentes e analisar-se-a apenas a diferença de tonalidade
das cores em comparação com a cor básica original.

5 – Capotas
Aqui serão analisados os conversíveis e os veículos com tetos de vinil. Analisar a cor, o tipo de
tecido, as costuras, o desenho das costuras e a posição da armação das ferragens (e seu funcionamento)
para os conversíveis. Os demais modelos que não se enquadram nessas categorias
deverão receber a totalidade de pontos deste quesito.

6 – Na identificação do veículo, marcar se é original ou restaurado
Os carros originais, sem restauração e em excelente estado de Conservação, poderão ser avaliados
com menos rigor em ítens que se deterioram com o tempo.

7 – Dúvidas
Deverão ser esclarecidas com o Diretor Regional da FBVA, que consultará especialistas na área
em questão. Caberá aos Clubes afiliados orientar os associados a respeito dos ítens avaliados
como quais os íten são excludentes, etc.

8 – Automóvel nota 100
Os critérios da FBVA dificultam a obtenção dos 100 pontos, devendo a nota máxima ser reservada
a Excelentes restaurações, que sigam rigorosamente os padrões de originalidade (cuidado com
as restaurações acima dos padrões de originalidade). Todavia os novos critérios não impedem a
obtenção do C.O, que é conseguidos com pelo menos 80 pontos.

9 – Valor da Avaliação
A FBVA sugere que um processo de placa preta tenha o valor máximo de R$ 120,00 dos quais R$
40,00 será destinado à Federação para custo operacional e o restante ao Clube. O valor é apenas
sugestão, podendo o clube cobrar o que achar melhor, desde que, reserve a parcela destinada à
FBVA.

10 – Acessórios e Opcionais
Serão permitidos apenas acessórios originais de época ou opcionais de fábrica, desde que, apropriados
para o modelo em questão e que estes mesmos não façam parte do rol de ítens
excludentes.

1 – O Documento do veículo (CRV) que será avaliado, deverá
estar já registrado no nome do sócio do Clube. Serão aceitos casos
onde o titular seja o cônjuge ou parentes em grau de ascendência com
o sócio e, para veículos registrados em nome de pessoa jurídica, o
sócio do Clube deverá ser pelo menos o sócio-gerente da empresa
também.
Será tolerado casos de nova aquisição, onde o nome do associado
deverá constar inscrito no recibo de venda do veículo.

2 – O Certificado de Originalidade emitido pela FBVA em conjunto
com os clubes membros, pertence ao carro e não ao proprietário
do carro. Assim é um documento que acompanhará o CRV (documentos)
nos caso de venda do veículo, ou vendas. Neste caso, conforme
o termo de responsabilidade assinado pelo proprietário no processo
de placa preta, a FBVA e o Clube responsável pelo certificado
do mesmo, deverá receber a comunicação sobre a mudança
de proprietário.

O novo dono deverá também ser associado a um clube
membro da FBVA, pois, se não for, o C.O deverá ser cancelado
pelo Clube vistoriador, por ofício ao Ciretran/Detran com cópia à FBVA
que por sua vez oficiará ao Denatran confirmando o seu cancelamento.
A FBVA e clubes associados tornam-se responsáveis por um
C.O ao emiti-lo, e assim, devem manter estreita vigilância e observação
sobre o veículo portador. Em face à isso, a mesma responsabilidade
que assumem ao emitir o C.O lhes autoriza a cancela-lo perante
as autoridades, sempre que alguma norma for desrespeitada ou o automóvel
beneficiário desapareça de seus quadros.. Isso vale para os
autos vendidos ou para sócios que deixem de pertencer aos clubes.


DOCUMENTAÇÃO
Federação Brasileira de Veículos Antigos
Federação Brasileira de Veículos Antigos
APLICAÇÃO DA PONTUAÇÃO
(por ordem de planilha)

EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS:
Como o próprio nome indica, a falta de qualquer desses itens impedem a avaliação.
Devem ser verificados os itens pertinentes a cada modelo ou época do veículo.
Serão exigidos os que equipavam o auto em análise, quando de sua fabricação, em
perfeito funcionamento.

1 – mecânica (31 pontos)

Motor:
Bloco do Motor / Coletores (10 pontos): Atribuir unicamente ao automóvel que estiver
com motor original, em prefeito estado, inclusive de apresentação, cor correta, limpeza,
etc.
Ou o motor é original ou não. As exceções que cada avaliador poderá aceitar ou
não serão decididas em função da qualidade do próprio veículo ou sua raridade e julgada
em separado pela Comissão da FBVA.

o motor não original pode gerar duas situações distintas:
- a) desclassificar o automóvel, impedindo sua avaliação, se for inadequado,
como de épocas e cilindradas diferentes, de outras marcas, etc.
Ex: Ford modelo “T” com motor do modelo “A”; Chevrolet Impala com motor de
Corvette; Morris Oxford com motor de Chevette, etc..
- b) Permitir a avaliação, perdendo o total de pontos correspondentes, recebendo
0 (zero).
Ex: Chev. Belair 1955 6 cil. Com motor V8 que saiu também no Belair 55. Fusca
1200cc utilizando o 1300cc, pode, mas os pontos serão “zero”. Motor do Fusca
1200cc. Alterado para 1500cc, é item desclassificatório.

Carburador / Filtro de ar (3 pontos): Cada peça vale 1,5 pontos. Carburador correto e
filtro de ar não, ou vice-versa, pontuar com a metade (1,5).

Distribuidor / Cabos de velas: (3 pontos): Não serão aceitos cabos de velas coloridos
se não originais, de alta voltagem, tampas de distribuidor transparentes, etc.
NÃO TEM PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA: OU TRES PONTOS OU ZERO

Trasmissão:
Caixa de Câmbio / Diferencial (2 pontos): Só para conjuntos originais. Carros
automáticos ou flid-drive transformados em mecânicos (ou o contrário), caixas overdrive
suplementares quando não acessórios de época, perdem os dois pontos.
SEM PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA: OU 2 OU ZERO


Suspensão:
Amortecedores / Elementos Essenciais (2 pontos): Devem ser os corretos
do carro. Autos com amortecedores de “bracinho” substituídos por “garrafa”;
a ausência de amortecedores; amortecedores a gás ou ar comprimido
quando não existiam, etc, zerar pontos.
SEM PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA: OU 2 OU ZERO

Rodas (5 pontos): Só originais. Deve ser verificado o estado das mesmas;
só aceitar rodas esportivas que forem opcionais de fábrica, na
época. Exigir rodas perfeitas e bem pintadas.
COM PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA: considerando a aparência e
estado de conservação

Pneumáticos (2 pontos): As medidas tem de ser corretas; o tipo (radial, Wide-
Oval, ou diagonal, etc) idem. O estado de segurança deve ser observado.
Ex: em um Chevrolet 1947 os pneus tem de ser 600x16 ou 650x16; no Impala 1961,
700x14 – 750x14 ou 800x14, sempre diagonais. Não aceitar pneus radiais onde o equipamento
original eram pneus diagonais. Aceitar ajustes em alguns poucos carros europeus cujas medidas
intermediárias já não são mais fabricadas, como alguns modelos Citroen, Alfa-Romeo, etc.
Faixas brancas não são exigidas, pois eram opcionais.
COM PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA: vai de “0” a “2” pontos

Freios:
Freios (4 pontos): só para os sistemas originais. Freios a disco
ou hidrovácuos quando não os havia; substituição de travão por
sistema hidráulico, etc. zerar pontos.
SEM PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA: OU 4 PONTOS OU ZERO

2 – Parte Elétrica (10 pontos)

Voltagem (03 pontos): unicamente para voltagem original. Se modificada, zerar ponto.
SEM INTERMEDIÁRIA: OU 3 OU ZERO

Dínamo / Alternador (03 pontos): só para o sistema original. Se substituído o dínamo por
alternador ou alternador por outro que não o do carro, independente da voltagem, zerar a
pontuação.
Assim, por exemplo, o automóvel que passou de 6 para 12 volts e substituiu o dínamo por alternador,
perde 6 pontos (3 da voltagem + 3 do alternador), não perdendo mais nenhum ponto por lâmpadas,
motor de arranque, bobina, etc..
Em casos de troca de voltagem mas com permanência do dínamo (substitui o dínamo
de 6 volts para um outro dínamo de 12 volts da mesma marca, considerar a
pontuação intermediária.
COM PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA: DE 3 PONTOS ATÉ ZERO (considerar
a mudança de voltagem mas a não troca de dínamo por alternador)

Instalação Elétrica (02 pontos): Deverá ser verificado a qualidade e o estado da fiação,
sem emendas desnecessárias com fita isolante, etc, sua correta posição
na parede de fogo, terminais adequados, etc..
COM INTERMEDIÁRIA: DE 0 ATÉ 2 PONTOS

Bobina / Magneto (02 pontos): Devem ser idênticas às originais, não sendo aceitas
bobinas especiais de alta performance, coloridas, etc..
COM INTERMEDIÁRIA: DE 0 ATÉ 2 PONTOS

3 – Parte Externa do Veículo (38 pontos)

Pintura (08 pontos): as cores e o esquema de pintura devem ser os originais da época.
Não serão aceitas cores que definitivamente não se aplicavam ao modelo em exame,
carros maquiados com faixas ou semelhanças características de determinado modelo
só serão aceitos no modelo original. A pintura deve estar em bom estado, sem manchas
de retoques ou outras. A cor correta do motor deve ser também avaliada. Quanto mais
original e antiga (sem restauração) mais será tolerado o desgaste.
COM INTERMEDIÁRIA, PORÉM, CUIDADOSAMENTE AVALIADA.

Carroceria (05 pontos): Perfeição na funilaria, alinhamento de lataria
e partes móveis, etc.. Não aceitar autos grosseiramente lanternados,
com partes deformadas, etc..
COM INTERMEDIÁRIA.

Cromados, Frisos e Adornos (05 pontos): Deverão ser observados a qualidade
e estado das partes cromadas: não aceitar partes muito enferrujadas,
cromados descascando ou mesmo disfarçados com tinta metálica.
Ao avaliar este item, verificar também adornos, frisos, espelhos exteriores,
etc., se eram adequados ao carro em análise.
COM INTERMEDIÁRIA.

Pára-Choques (05 pontos): Verificar se são os corretos do carro,
bem como suas garras e protetores. O aspecto cromação já foi
analisado no item anterior
COM INTERMEDIÁRIA.

Calotas (03 pontos): Só serão aceitas as originais do carro, seu estado
de conservação, etc. Se não foram as calotas corretas, zerar pontuação.
COM INTERMEDIÁRIA.

Faróis / Lanternas (05 pontos): Verificar se são os originais e em que
estado se encontram. Ex. Não aceitar faróis selados
em Ford 29; faróis de lâmpadas onde o original
é Sealed-Bean, etc. Faróis auxiliares, considerados
acessórios de época, serão avaliados no item adornos.
COM INTERMEDIÁRIA.

Vidros (02 pontos): Devem estar em bom estado de apresentação e segurança. Não
podem estar quebrados, rachados ou muito riscados, principalmente sulcados por limpadores
de para-brisas.

COM INTERMEDIÁRIA.
Capotas (05 pontos): Neste item serão avaliados duas situações distintas,
para carros conversíveis e veículos com teto de vinil:
a) Conversíveis: Verificar correção do desenho, armação,
cajados, fixação, tipo de tecido ou plástico usado,
costura correta, funcionamento do mecanismo e estado de conservação.
b) Teto de Vinil: Analisar se o vinil do teto é original ou do mesmo tecido e estampa,
analisar cor, estado de conservação e posição correta das costuras.
HAVERÁ PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA (Carros não conversíveis e que não possuem
o teto de vinil, somar os 5 pontos.

Caçambas (05 pontos): Item exclusivo para pick-ups (veículos que
não possuem caçamba adicionar os 5 pontos), analisar condições
do assoalho, originalidade dos mesmos, a correta posição das dobras
da lata, o material dos para-lamas, a posição correta da placa
traseira, etc..
COM INTERMEDIÁRIA.

4 – Parte Interna do Veículo (21 pontos)

Painel (06 pontos): Parte muito importante. Deve conter,
e só, todos os relógios e instrumentos de origem,
em bom estado e com boa grafia (serão tolerados relógios
adicionais de temperatura “termostato” desde
que escondido da visibilidade do painel), com como o rádio (quando houver) nos lugares
corretos. Painéis em cores extravagantes que destoam do conjunto harmonioso do painel,
será considerado item excludente. Rádios modernos serão aceitos desde que escondidos,
afinal, o proprietário também tem o direito de visar o prazer ao dirigir o seu
antigo.
COM INTERMEDIÁRIA, PORÉM, CUIDADOSAMENTE AVALIADA

Estofamento (06 pontos): somente para os originais ou refeitos ou
substituídos no desenho e com materiais idênticos aos originais.
Tolerar sinais de desgaste quando o estofamento for o original do
carro..
COM INTERMEDIÁRIA

Volante e Aro da Buzina (onde houver) (3 pontos): somente para os
originais e em bom estado. Não sendo o original, zerar pontuação.
COM INTERMEDIÁRIA
Forração do Assoalho, Tapetes e Carpetes (02 pontos): somente para os originais ou
refeitos ou substituídos no desenho, na cor e com materiais idênticos aos originais.
SEM PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA

Maçanetas (02 pontos): somente para as originais ou idênticos aos originais.
SEM PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA

Porta Malas (02 pontos): somente para os originais ou idênticos aos
originais. SEM PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA


Planilha de Pontuação (Automóvel e Pick-up’s):

Equipamentos
obrigatórios
1 - Limpador de pára-brisa 4 - Macaco e chave de roda
2 - Freio de estacionamento 5 - Extintor de incêndio
3 - Roda Sobressalente 6 - Triângulo de segurança
7 - Funcionamento das luzes (farois, faroletes, de ré, de placas, setas, quando pertinentes)
1 - Mecânica (31 pontos) ....................................
2 - Parte elétrica (10 pontos) ..............................
3 - Parte externa do veículo (38 pontos) ........
4 - Interior do veículo (21 pontos) ....................

motor:
bloco do motor/coletores............................................................................( 10 ) : ...............
carburador/filtro de ar.....................................................................................( 3 ) : ...............
distribuidor/cabos de velas...........................................................................( 3 ) : ...............
transmissão:
caixa de câmbio/diferencial..........................................................................( 2 ) : ...............
suspensão:
amortecedores/elementos essenciais........................................................( 2 ) : ...............
rodas................................................................................................................( 5 ) : ...............
pneumáticos...................................................................................................( 2 ) : ...............
freios: .........................................................................................................( 4 ) : ...............
voltagem.........................................................................................................( 3 ) : ...............
instalação elétrica (correção e aspecto).....................................................( 2 ) : ...............
dínamo/alternador..........................................................................................( 3 ) : ...............
bobina/magneto.............................................................................................( 2 ) : ...............
carroceria.......................................................................................................( 5 ) : ...............
pintura..............................................................................................................( 8 ) : ...............
cromados, frisos e adornos............................................................................( 5) : ...............
pára-choques.................................................................................................( 5 ) : ...............
calotas.............................................................................................................( 3 ) : ...............
faróis/lanternas...............................................................................................( 5 ) : ...............
vidros...............................................................................................................( 2 ) : ...............
Capotas (para conversíveis) - Teto de Vinil - Caçamba (para pick-up’s).
Outros modelos somar 5 pontos ...................................................................( 5 ) : .............
painel...............................................................................................................(6 ) : ...............
estofamento....................................................................................................( 6 ) : ...............
volante...............................................................................................................( 3 ) : ..............
tapetes.............................................................................................................( 2 ) : ...............
maçanetas......................................................................................................( 2 ) : ...............
porta-malas.....................................................................................................( 2 ) : ...............
TOTAL:
OBS: Neste Campo deverá ser enumerado todos os ítens que perderam ponto na
avaliação com o respectivo fundamento



Planilha de Pontuação de Motocicletas:

Equipamentos
obrigatórios 1 - Funcionamento das luzes (farois, faroletes, de ré, de placas, setas, quando pertinentes)
1 - Mecânica (34 pontos) ....................................
2 - Parte elétrica (11 pontos) ..............................
3 - Elementos Gerais (38 pontos) .....................
4 -Outros Elementos (17 pontos) .....................

motor:
bloco do motor................................................................................................( 6 ) : ...............
escapamento.................................................................................................( 4) : ...............
carburador/filtro de ar.....................................................................................( 3 ) : ...............
distribuidor/cabos de velas...........................................................................( 3 ) : ...............
transmissão:caixa de câmbio/relação........................................................( 2 ) : ...............
suspensão dianteira......................................................................................( 5 ) : ...............
rodas................................................................................................................( 4 ) : ...............
pneumáticos...................................................................................................( 2 ) : ...............
freios: (cubos).................................................................................................( 5 ) : ...............
voltagem.........................................................................................................( 2 ) : ...............
instalação elétrica (correção e aspecto).....................................................( 2 ) : ...............
dínamo/alternador..........................................................................................( 3 ) : ...............
bobina/magneto.............................................................................................( 4 ) : ...............
estrutura do quadro........................................................................................( 8 ) : ...............
pintura ou cromo do tanque........................................................................( 12 ) : ...............
cromados, frisos e adornos..........................................................................( 6 ) : ...............
pára-lamas......................................................................................................( 6 ) : ...............
faróis/lanternas...............................................................................................( 6 ) : ...............
painel...............................................................................................................(6 ) : ...............
banco...............................................................................................................( 6 ) : ...............
guidão..............................................................................................................( 3 ) : ..............
manetes..........................................................................................................( 2 ) : ...............
TOTAL:
OBS: Neste Campo deverá ser enumerado todos os ítens que perderam ponto na
avaliação com o respectivo fundamento

A Placa Preta - Passo a passo

Para que um veículo possa receber uma placa preta ele deverá ter mais de 30
anos, manter suas características originais e pertencer a uma coleção (tudo isso está
na lei da Placa Preta - Res. n° 58/96 do CONTRAN).
Essa tal “coleção” nada mais é que o acervo do Clube onde o proprietário do
veículo é sócio. É por causa desse iten que o dono do veículo antigo tem que ser sócio
de um clube reconhecido pelo Denatran (ou filiado à FBVA), aliás, nada mais justo,
pois é o clube que vai ser o responsável pelo seu certificado de originalidade.
E depois que o processo está pronto, o que eu faço ?
O Certificado de Originalidade é emitido pela FBVA, então, quando o processo
já estiver preenchido com as assinaturas e fotografias necessárias ele deverá ser
enviado para a sede da FBVA, no Rio de Janeiro, onde será feito uma rápida análise
de conteúdo.

Logo em seguida, a FBVA manda para o Clube um envelope contendo:
* 01 - porta-documentos com o logo da FBVA;
* 01 - adesivo com um carimbo de “vistoriado”;
* 01 - “identidade do automóvel”
* 03 - Certificados de Originalidade
Os Certificados de Originalidade tem, cada um, o seu destino certo:
Uma via fica com o Clube que vistoriou (responsável)
Uma via fica com o proprietário
Uma via (a última) deverá ser entregue ao Ciretran para ficar anexado no prontuário
do veículo. Aliás, e essa última via que vai autorizar a fabricação da nova placa (na cor
preta) e também a mudança no documento no campo “espécie” para “COL”, que significa
“coleção”.


PROCESSO   PARA A OBTENÇÃO DE PLACA PRETA
(MODELO)

PEDIDO DE CERTIFICAÇÃO DE VEÍCULO DE COLEÇÃO
CLUBE: Clube do Automóvel Antigo....
Pretendo que seja efetuada vistoria para emissão do Certificado de Originalidade
em meu veículo abaixo:
MARCA MODELO
ANO PLACA
RENAVAM

Para tanto, estou anexando fotocópia de certificado de registro atualizado, e as
devidas fotografias a cores do veículo (mínimo 5), sendo 1 de frente e da lateral, 1
de ré e da lateral, 1 do interior (estofamento), 1 do painel e 1 do motor.
Declaro que tomei conhecimento de todas as condições para o licenciamento como
Veículo de Coleção, bem como aceito todos os procedimentos tecnicos necessários
para a referida vistoria.
PRETENDENTE _________________________________________
Cidade, / /
ASSINATURA
CHEVROLET CHEVETTE
1974 CTX - 2821
394688155
Fulano de Tal...
00 00 2008

AVALIAÇÃO PARA EMISSÃO DO “CERTIFICADO DE ORIGINALIDADE”
Clube Filiado: Data: N° Certificado:
Proprietário (a):
Endereço: Bairro:
Cidade: CEP: UF:
Telefone: CPF:
Veículo (Marca): Modelo/Tipo:
Chassis: Renavan:
Placa: Ano: Cor: Combustível:
Original Restaurado
Resultado: Aprovado Reprovado Total de pontos:
Avaliadores:
Assinatura do Avaliador:
Assinatura do Presidente:
Termo de responsabilidade:

Declaro que o veículo antigo de minha propriedade acima descrito, que recebe nesta o Certificado
de Orinalidade n° _________, encontra-se em conformidade com as Resoluções do CONTRAN
n° 56 de 21/05/98 e n° 127 de 06/08/01.
Caso o veículo venha a sofrer alguma modificação nas suas caracerísticas originais, deverá
passar por nova vistoria para verificar se ainda atende às exigências das citadas Resoluções e
estou ciente que no caso de não mais atendê-las, ficará o presente Certificado anulado sendo
dada ciência ao Danatran para cancelamento do licenciamento especial. Em caso de venda do
veículo, a mesma deverá ser comunicada ao Clube e nova vistoria será exigida para a
manutenção da placa preta especial.
Local e Data
Assinatura

CLUBE DO AUTOMÓVEL ANTIGO ...
00/00/2006
Fulano de Tal
R: Senador Feijó, 404 Vl. Maria
Batatais 14300-000 SP
(16) 3722-5056 200.542.348-32
Chevrolet Chevette
5D11ADC104509 394688155
CTX-2821 1974 Marron Gasolina
X
X 00,0
CIDADE, 00 DE MAIO DE 2006
NOME DO PRESIDENTE
NOME DO AVALIADOR
(do proprietário)

Pontuação:

Equipamentos obrigatórios:

1 - Limpador de pára-brisa 4 - Macaco e chave de roda
2 - Freio de estacionamento 5 - Extintor de incêndio
3 - Roda Sobressalente 6 - Triângulo de segurança
7 - Funcionamento das luzes (farois, faroletes, de ré, de placas, setas, quando pertinentes)
1 - Mecânica (31 pontos) ....................................
2 - Parte elétrica (10 pontos) ..............................
3 - Parte externa do veículo (38 pontos) ........
4 - Interior do veículo (21 pontos) ....................

motor:
bloco do motor/coletores............................................................................( 10 ) : ...............
carburador/filtro de ar.....................................................................................( 3 ) : ...............
distribuidor/cabos de velas...........................................................................( 3 ) : ...............
transmissão:
caixa de câmbio/diferencial..........................................................................( 2 ) : ...............
suspensão:
amortecedores/elementos essenciais........................................................( 2 ) : ...............
rodas................................................................................................................( 5 ) : ...............
pneumáticos...................................................................................................( 2 ) : ...............
freios: .........................................................................................................( 4 ) : ...............
voltagem.........................................................................................................( 3 ) : ...............
instalação elétrica (correção e aspecto).....................................................( 2 ) : ...............
dínamo/alternador..........................................................................................( 3 ) : ...............
bobina/magneto.............................................................................................( 2 ) : ...............
carroceria.......................................................................................................( 5 ) : ...............
pintura..............................................................................................................( 8 ) : ...............
cromados, frisos e adornos............................................................................( 5) : ...............
pára-choques.................................................................................................( 5 ) : ...............
calotas.............................................................................................................( 3 ) : ...............
faróis/lanternas...............................................................................................( 5 ) : ...............
vidros...............................................................................................................( 2 ) : ...............
Capota, Vinil e Caçamba. Outros modelos somar 5 pontos ................( 5 ) : .............
painel...............................................................................................................(6 ) : ...............
estofamento....................................................................................................( 6 ) : ...............
volante...............................................................................................................( 3 ) : ..............
tapetes.............................................................................................................( 2 ) : ...............
maçanetas......................................................................................................( 2 ) : ...............
porta-malas.....................................................................................................( 2 ) : ...............
TOTAL:

1 - Filtro de ar cortado; 2 - Pneumáticos radiais ao inves de diagonais; 3 - Bobina anterada; 4 - Para
Choque dianteiro c/ ligeiro amassado; 5 - Miolo do volante faltando pintura do nome do carro

2

REPRODUÇÃO DO DOCUMENTO DO VEÍCULO
REPRODUÇÃO DA FRENTE
Federação Brasileira de Veículos Antigos
REPRODUÇÃO DA TRASEIRA
REPRODUÇÃO DO MOTOR
REPRODUÇÃO DO PAINEL
REPRODUÇÃO DO INTERIOR
...PORTA MALAS
Federação Brasileira de Veículos Antigos


Última edição por Karl Fass em Qui 06 Set 2012, 18:10, editado 2 vez(es)

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Abraços,
Tio Fass

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Mensagem por douglas barddal em Qui 06 Set 2012, 17:59

Nossa deu trabalho mas ficou ótimo Tio Fass.
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