Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

+33
Laurival
MIGUEIS
ricardorpm
RValle
azeto
luis paulo castro de figu
douglas barddal
Vanderlei
Runge
walter paiva
pedroalexrj
TZero
Ulysses V8 Benz
wolf
borba
Gilberto/SP
mpaschoal
ZIG MASTER
Lobo
Maluhy
EduBahia
toni goetten
C-220
EfBauru
cassio vitor
Daniel-SP
Luiz Pinheiro
john
Karl Fass
Marcos
Alexandre - PR
Professor
paulo brito
37 participantes

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Alexandre - PR Ter 01 Jan 2013, 18:58

Sim. A Radiex faz superconcentrado.

Existem várias versões. Desde a mais simples que possui propriedade anti-corrosiva, anti-fervura e promove o isolamento de corrente elétrica no sistema de arrefecimento. Pelo que lembro, este não é de etileno-glicol mas uma formulação química diferente.

Outro, de qualidade superior, também da Radiex, além das propriedades acima, é anti-congelante e Sintético. Mas se for colocar este, o sistema deve estar muito limpo antes para não misturar as fórmulas com os "comuns".

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Alexandre - PR Ter 01 Jan 2013, 19:03

Para entender melhor, aí está o funcionamento básico do sistema de arrefecimento... lembrando que nas MB automáticas é mais sofisticado pois o óleo do câmbio automático é arrefecido no mesmo sistema.

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Arrefecimento

Não usei Radiex na MB, só uso em outros carros, mas o superconcentrado é este (base de polímeros - não é de etilenoglicol!):
Feito à base de polímeros anticorrosivos sintetizados de alta condutividade térmica (por isso falei que a água sozinha não é tão boa condutora térmica).

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Radiex_mct

O sintético é este, mas existe uma versão superconcentrada dele também:

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Radiex_sintetico-1

Adicionalmente, se alguém quiser se aprofundar no assunto, aqui há bastante informação útil sobre arrefecimento, mesmo sendo de um "clube mais humilde", rsrs:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por luis paulo castro de figu Qua 23 Jan 2013, 19:30

o meu c280 1995 a temperatura nao esta passando de 80 graus.e normal?
luis paulo castro de figu
luis paulo castro de figu
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 332
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 74

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Maluhy Qui 24 Jan 2013, 00:11

Eu estive pesquisando sobre o assunto e tentando me lembrar das aulas sobre mecanica dos fluidos e posso afirmar que:

1- quem refrigera é a água

2- qto mais viscoso o liquido de arrefecimento pior a velocidade dele nos dutos do radiador,vai demorar para ele voltar para dentro do bloco,ainda mais que nas paredes o fluxo é mais lento que no centro do duto ,funcionando como um isolante ,atrapalhando a refrigeração do fluxo principal,é só olhar o Tietê para entender isso...

3- Em qq aditivo EUA tem o nível de mistura para o inverno e para o verão,se fosse bom usar 100% de aditivo no sistema em qq condição o fabricante do aditivo seria o primeiro interessado nisso.

Shocked
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Alexandre - PR Qui 24 Jan 2013, 11:59

Maluhy,

Mas existem aditivos "prontos para uso". Ou seja, que dispensam a mistura. Nesse caso, utiliza-se 100% de aditivo (já vem misturado).

Fato é que, só um (aditivo) ou outro (água), não conseguem realizar a função sozinhos.

Os concentrados, por óbvio, devem ser misturados na água.

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Alexandre - PR Qui 24 Jan 2013, 12:01

Luis Paulo,

Não é normal. Uma das causas pode ser a válvula termostática travada aberta.

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Maluhy Qui 24 Jan 2013, 13:31

Alexandre,correto,tem os já misturados,mas sai caro..... What a Face
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Rolo Seg 18 Fev 2013, 13:22

Caros amigos, como sou novo neste portal e não tenho nenhuma noção de motor de minha C280/1995 gostaria de saber se possível o seguinte: O meu MB esta esquentando quando sobe uma serra ou em transito intenso, ja troquei varias peças por peças originais termostato; sensor de temperatura; flange. Agora vou trocar o viscoso mais antes gostaria de saber se quando o carro aquece 100/105/110 graus o ventilador que fica acoplado ao viscoso trabalha mais resistente. O meu mecânico deixou o carro aquecer pegou um cabo de vassoura e tentou parar o ventilador e ele parou ai ele me explicou que se o viscoso estivesse funcionando corretamente ele não conseguiria parar o ventilador, isto é correto.
Rolo
Rolo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 28
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 68

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Ulysses V8 Benz Seg 18 Fev 2013, 13:33

Rolo, vou contar a experiência que tive com um carro igual ao seu: ela também esquentava em transito pesado ou subidas acentuadas (o nosso confrade que foi proprietário anterior é mei relapso hahahaha).

Tudo parecia estar em ordem, portanto o problema deveria estar no acoplamento viscoso. Levei o carro para o João Bosco (veja a indicação da oficina dele na área de oficinas em SP) e antes de trocar ele foi verificar uma resistência que existe no acionamento dos ventiladores elétricos (aqueles que ficam na frente do radiador).

Bingo! O problema era ali mesmo. Ou seja, a troca do viscoso iria custar uns mil reais e pior, à toa. Sabe quanto ficou o conserto? R$ 30,00, ele nem queria cobrar hahaha...

Em tempo: o acoplamento viscoso não trava o ventilador, apenas aumenta a resistência para que ele "faça mais vento". Fico imaginando esse cabo de vassoura ali no meio das pás.... affraid

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Rolo Seg 18 Fev 2013, 13:44

Ulysses, Muito obrigado pela informação. Comprei o viscoso em USA pelo Ebay e demorou 40 dias para chegar. Ja gastei uma nota nestas peças. Vc teria como me informar se esta resistência ficar por dentro do radiador ou pelo lado de fora e qual o formato dela. logo apos a sua resposta irei na garagem verificar o part-number da peça para trocar. desde ja obrigado
Rolo
Rolo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 28
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 68

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por João Seg 18 Fev 2013, 13:48

Essa do cabo de vassoura é fantástica......

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Rolo Seg 18 Fev 2013, 13:53

João, pior que foi verdade. ele me informou que o ventilador fica com mais resistência (talvez mais veloz se o viscoso estiver funcionando perfeitamente) A da vassoura é verdade acredite.
Rolo
Rolo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 28
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 68

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Ulysses V8 Benz Seg 18 Fev 2013, 14:22

Rolo,

não sei a localização exata pois não acompanhei o trabalho. Mas eu não aconselho sair comprando peças, pois você corre o risco de gastar mais $$ à toa.

O correto é levar o carro a um mecanico que realmente entenda de MB. Em que cidade você está?

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Rolo Seg 18 Fev 2013, 14:25

Ulysses, informei a meu mecânico tudo que vc me explicou e ele me informou que o meu sistema é mecânico (óleo no viscoso) e o seu é eletrônico com uma resistência separada do viscoso, pode ser isto.
Rolo
Rolo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 28
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 68

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Ulysses V8 Benz Seg 18 Fev 2013, 14:32

Rolo,

é melhor você trocar de mecânico, hehehehe....

As C280 tem dois sistemas, o ventilador acionado pelo viscoso (e que não tem óleo mas sim um tipo de silicone pastoso) e os auxiliares elétricos, que visam suprir a ventilação com o motor em baixa rotação e/ou com o ar-condicionado ligado.

Em que cidade você está?


_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Rolo Seg 18 Fev 2013, 14:34

Ulysses,
Moro no Rio de Janeiro-Leblon
Rolo
Rolo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 28
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 68

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por pedroalexrj Seg 18 Fev 2013, 14:56

Meu caro Rolo,
Meu carro estava apresentando o mesmo problema que o seu...igualzinho...
E o problema era o viscoso...pude constatar isso nem foi pela troca dele
em si, pois acabei por injetar o silicone especial de densidade 7.500, e que fez com que ele voltasse a 'travar' e girar normalmente como se novo fosse...
Na verdade, esse viscoso trabalha com esse 'fluido' que na verdade é silicone com uma densidade específica, e que nesse caso das nossas MB's é
de 7500 DST, e que segundo dica de um confrade daqui mesmo, ele desmontou o ventilador e 'literalmente' encheu o viscoso novamente com esse silicone novo, e nunca mais deu problema.
De fato, comprei o silicone e resolvi botar a prova essa dica, e não é que deu certo mesmo?
Acabou pegando o vidrinho de Silicone todo, pois acho que já havia vazado quase tudo, e o sistema estava com pouco líquido, logo, não girava o suficiente para refrigerar o sistema devidamente...causando super aquecimento, ainda que de leve a moderado, mas causava...
Agora, simplesmente meu ponteiro NÃO PASSA dos 95o ou chega aos 100o graus, mesmo subindo serra ou no trânsito pesado...acredite...funciona...
Portanto, ia até postar aqui a resolução desse problema no meu carro, mas não tive a chance, pois ia postar com a foto inclusive da temperatura do motor agora.
Fica a dica e a resolucao do problema na minha.
Depois posto as fotos.
abs.
pedroalexrj
pedroalexrj
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1697
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por pedroalexrj Seg 18 Fev 2013, 15:34

Meu caro, caso precise desse silicone 7500 DST...eu encontrei no Shopping Midtown, em frente ao Barra Shopping e ao Nova Ipanema, na Barra...
O nome da loja é BIG FIELD...e é de aeromodelismo e afins.
Boa sorte,
Qq coisa estou na área.
abs.
pedroalexrj
pedroalexrj
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1697
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Rolo Seg 18 Fev 2013, 16:02

Pedro, valeu vou falar com o mecânico, o apelido dele é negrometro e vai passar a ser cabo de vassoura. depois nos falamos. desde ja obrigado.
Rolo
Rolo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 28
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 68

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Rolo Seg 18 Fev 2013, 16:05

Pedro, vou la amanhã qualquer duvida te ligo obrigado
Rolo
Rolo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 28
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 68

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Rolo Seg 18 Fev 2013, 16:12

Ulysses, ele talvez nao tenha este conhecimento vou amanhã na oficina dele e vou comentar o que vc me esclareceu e vou ver a reação dele. Ele é uma pessoa de confiança. desde ja mais uma vez obrigado.
Rolo
Rolo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 28
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 68

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Professor Seg 18 Fev 2013, 16:27

Cabo de vassoura... "Tecnologia brasileira"! Imaginem a cara de um engenheiro da Mercedes ouvindo essa história! affraid
Professor
Professor
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2410
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por João Seg 18 Fev 2013, 16:34

Fala para ele guardar o cabo para varrer o quintal.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por john Seg 18 Fev 2013, 16:43

Rolo,

Muda de mecanico! Este teu deve ser otimo na linha Opala, Passat TS, dentre outros classicos nacionais. Mecanico para MB no Rio....vai pro Maluhy vai!!!
avatar
john
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por pedroalexrj Seg 18 Fev 2013, 17:23

Meu caro Rolo,
Aproveita e vai lá no Encontro que faremos nessa quarta-feira dia 20/02...no Restaurante 3 Potes no Recreio...fica quase em frente ao Shopping Rio Design Barra...indo pro Recreio na pista do canto...estarei por lá pelas 18hs...
Aparece por lá...vai ter uma galera maneira e um bate papo legal...
Aproveito e te mostro como ficou o ventilador...bem mais forte...mesmo...
Forte abs.
pedroalexrj
pedroalexrj
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1697
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 6 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos