Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

+2
AEP
Lobo
6 participantes

Ir para baixo

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi Empty (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

Mensagem por Lobo Ter 18 Ago 2015, 20:01

Fui chamado a prestar declaracao num inquerito policial civil e apresentar CRV / CRLV pois uma placa identica aa da minha Classe A, para a qual recentemente licenciada nada consta, estaria num veiculo apreendido com chassi adulterado. Algum confrade jah passou por situacao semelhante ?
Lobo
Lobo
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 770
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi Empty Re: (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

Mensagem por AEP Ter 18 Ago 2015, 20:52

Confrade:

Aparenta tratar-se de clonagem.

Em tese, o delegado instruirá o inquérito policial com seu depoimento e juntará a cópia dos documentos do seu carro. 

É bem provável que seja feita uma perícia por funcionário do DETRAN para atestar que seu carro não tem adulteração no chassi, integridade do lacre da placa e do CRLV.

Assim, com a confirmação de que seu carro é regular, isso servirá de prova contra o investigado que foi encontrado com a mesma placa do seu carro.

Tecnicamente, o ideal é buscar auxílio de um advogado.
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi Empty Re: (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

Mensagem por rub Ter 18 Ago 2015, 20:55

Ainda bem que já encontraram o outro veículo também pois não ia parar de chegar multas caso fossem tomada
rub
rub
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 124
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi Empty Re: (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

Mensagem por João Ter 18 Ago 2015, 20:56

Alem do advogado, muito bem indicado pelo AEP eu buscaria reunir todas as provas que mostrassem que a sua compra foi idônea e de boa fé.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi Empty Re: (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

Mensagem por rub Ter 18 Ago 2015, 21:28

Seria legal fazer um vistoria naqueles postos com Super visão etc e já levar pronto ele examinao tudo carroceria chassis número do motor e são interligados com o detran
rub
rub
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 124
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi Empty Re: (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

Mensagem por João Ter 18 Ago 2015, 22:45

Sim tambem.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi Empty Re: (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

Mensagem por Guilhermino Qua 19 Ago 2015, 01:58

Duro é gastar $ com isso tudo...  (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi 180236171
(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi 2094709316

Não sei até que ponto uma vistoria dessas é pertinente. De qualquer forma, nem todas as empresas (e nem sempre todas as unidades de uma mesma empresa) são credenciadas pelo Detran. Se for fazer, acho que é interessante que seja numa credenciada. Há uma relação no site do Detran, no link a seguir, clicando em ECVs: http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/detran/enderecos.
Guilhermino
Guilhermino
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 976
Data de inscrição : 03/10/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi Empty Re: (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

Mensagem por Mau71 Qua 19 Ago 2015, 09:47

Lobo,

Sobre a sua pergunta: eu recomendo que você fotografe todo o veículo, em especial onde o chassi está gravado, numero de motor, cambio, vidros e peça à MB que te envie o datacard oficial do veiculo pois nele há características importantes (tipo de cor, opcionais, etc). Sim, uma perícia por um dos orgãos credenciados anexa também ajuda muito.  No meu entendimento, o Estado vai comparar, validar que o clone é clone e encerrar o processo. Só que você ficará sujeito a virar testemunha do ministério público (como eu) e não há opção de dizer não. Você é intimado a fazer isso, caso contrário figura como conivente à situação.

Já vivi uma longa e sofrida história com clonagem. Era um veículo nacional de produção limitada (650 segundo o fabricante) e eu o comprei  semi novo: 1 ano de uso, do 1º dono, NF da fabrica, etc, nos idos de 94. Fiz a transferencia no mesmo ano e em 99 veio uma surpresa: uma criatura me ligou dizendo que eu havia batido no carro dela, bla bla bla. A criatura parecia agir de má fé e não dei muita bola. Ela me processou no juizado de pequenas causas e, apesar de eu levar meu veiculo para averiguação (sem retoques), eu perdi a causa. Dada a suspeita de ter sido um clone, na época fiz um boletim de preservação de direitos na polícia civil.
Mais 5 anos se passaram e nada, nenhum evento, nenhuma ocorrencia, até que um belo dia uma chuva de multas começa a desabar, elas formavam um triangulo com a fronteira de 2 cidades pequenas e uma média. Habilitação suspensa, um monte de recursos indeferidos, mas me deu o paradeiro do veiculo e a comprovação fotografica que se tratava de um dublê.
Um contato com um amigo delegado da região facilitou o processo: depois de acionado, o veiculo foi apreendido no dia seguinte (estava em uma uma das cidades pequenas) e os fulanos presos. Eu achando que a minha saga havia terminado e eu teria paz, mas nada disso: os sujeitos apreendidos junto com o veículo já possuiam passagem por receptação e eu virei testemunha do MP. Além do não ressarcimento de todo meu prejuizo (a colisao, as multas, os custos de plataforma para fazer a perícia comparativa entre os veiculos, o meu tempo), ainda tive que disponibilizar mais tempo indo às 3 audiencias convocadas pelo MP.


Em um papo no momento da apreensão, a surpresa: o documento que o veiculo possuia era um "espelho" (papel original do crvl roubado em branco e populado com os meus dados). O tal documento era de 1998.

Pergunta boba: MESMO que um veiculo trafega de 1998 a 2005 com documento atrasado, em nome de outra pessoa e não foi parado em uma ÚNICA blitz??  

No meu entendimento, o culpado é o Estado, que não fiscaliza o que deve. Picareta sempre haverá em qualquer lugar. Este país é terra de ninguém.  


Boa sorte na sua jornada. A minha tirou o meu sono por muitas noites.



Abs
Mau
Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi Empty Re: (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

Mensagem por João Qua 19 Ago 2015, 11:38

Que inferno. Há uns anos soube de um caso parecido com um Mustang clássico, mas foi pior que o seu, o dono do "clone" achava que estava certo e acionou a policia  o carro ficou apreendido até virarem a historia. Parece que estava há uns 20 anos com o mesmo proprietário, o cara tinha toda documentação, acabou vendendo o carro por desgosto. 

Por isso que exigimos que as placas dos carros não apareçam nas fotos dos eventos, não é a solução definitiva, mas ajuda a evitar que alguém procure placas pela intenet.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi Empty Re: (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

Mensagem por Mau71 Qua 19 Ago 2015, 15:39

Seguramente ocultar as placas ajuda, João, no entanto o indivíduo de má fé consegue a informação, até porque não é ele quem faz isso e sim alguém de dentro. Eu tive acesso ao espelho do documento montado e trabalho com tecnologia. A matriz de caracteres (eram por impressoras matriciais) era a mesma e ela não era uma matriz padrão epson, que todo mundo tem. Para mim a coisa foi feita dentro de um ciretran/detran, assim como acredito que grande parte das falcatruas....
Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi Empty Re: (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

Mensagem por AEP Qua 19 Ago 2015, 16:55

Em termos jurídicos há uma ação judicial que protege o proprietário do veículo real e com deferimento judicial para troca da placa. 

Para tanto, se achar pertinente e se perceber que seu caso não terá uma rápida e simples solução, busque um advogado especializado no tema. Isso é diferente de um advogado generalista. Não será um gasto, mas investimento, no final, frente aos riscos já reportados.

Mera sugestão.
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi Empty Re: (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

Mensagem por Lobo Qua 19 Ago 2015, 17:57

Estive no DP hoje. Meu W168, de uso de minha esposa, eh um A190 2005 adquirido zero Km pela empresa para a qual trabalhava e passado para meu nome em 2008.

O veiculo apreendido com placa identica foi um A160 1999, da mesma cor, sem documentos, e quem estava com ele foi preso em flagrante.

Apresentei copia do CRV atual (em meu nome) e do anterior (em nome da empresa), do datacard, da inspecao realizada pela Ciretran antes que ele deixasse a concessionaria, da nota fiscal de transporte entre a fabrica em Juiz de Fora e a concessionaria, da nota fiscal emitida pela concessionaria.

Assinei uma declaracao de que nao tinha conhecimento da existencia desse A160, de que nunca houve perda, furto, roubo, extravio, nem das placas nem de documentos de meu A190.

Fui informado pelo escrivao que alem do inquerito policial civil ha um processo criminal envolvendo esse A160 e seja lah quem for que estava com ele ...  Espero que minha participacao tenha terminado ...
Lobo
Lobo
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 770
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi Empty Re: (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

Mensagem por João Qua 19 Ago 2015, 18:14

Vamos torcer para ter encerrado. Com esse histórico de compra acho que acabou. 

Mau, o individuo mal intencionado consegue tudo, apenas dificultamos que ele consiga informações do nosso grupo pelas fotos da internet.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi Empty Re: (FAQ): Clonagem ou adulteração de chassi

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos