Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

+6
lfboscolo
EduBahia
mpaschoal
Alexandre - PR
anigrof
bucris
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por bucris Qua 05 Set 2012, 22:07

Caros, parece bobagem, mas o ar (digital) gela normalmente, mas não consigo aquecê-lo, mesmo com motor quente, e colocando em posicão HI.

Também gostaria de saber para que servem os botões azul e vermelho (que acendem alternadamente quando solicitados) nos difusores centrais, no alto do painel, independentes do controle central que fica perto do cinzeiro. O manual, é muito vago a este respeito.

Obrigado pela atencão.sunny


Última edição por bucris em Qua 05 Set 2012, 22:14, editado 1 vez(es)
bucris
bucris
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por anigrof Qua 05 Set 2012, 22:10

Geralmente, quando o ar cond não aquece, é por problemas no trocador de calor. Quando vaza, estoura, etc., faz-se uma ligação direta das mangueiras e elimina o referido trocador, tendo em vista o pouco uso de ar quente no Brasil.
avatar
anigrof
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 438
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por bucris Qua 05 Set 2012, 22:18

Obrigado Anigrof, vou verificar o trocador de calor , abs
bucris
bucris
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por Alexandre - PR Qua 05 Set 2012, 23:39

Normalmente o ar quente (radiador interno) só é isolado em casos extremos. Na maioria dos carros, para acessar ele, precisa desmontar o painel todo. Shocked

O que muitos fazem é cortar a mangueira que leva água para o radiador interno e emendar direto, para não passar por ele.

Entretanto, não recomendo esse procedimento. Ainda mais se tratando de um carro tão especial, como a W140.

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por mpaschoal Dom 09 Set 2012, 09:19

Alexandre, desmontar todo o Painel da W140 é bem pior, tem no Youtube 10 vídeos de 8 minutos cada de um mecânico desmontando o painel para ter acesso a esse radiador.

Os botões azul e vermelho são os direcionais de vento do ar, ou seja, se você deixa no automático ele vai direcionar o vento para onde estiver mais calor. Em um dia de sol, ele vai dar preferência a jogar o vento no pára-brisa, como se fosse desembaçador. Com o botão azul ligado, você coloca no semi-automático e "diz" para ele nunca deixar de jogar o vento para os exaustores do painel dianteiro.

Fui claro ou acabei enrolando?
mpaschoal
mpaschoal
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por EduBahia Dom 09 Set 2012, 11:29

Acredito ser mais a "MONOVALVE" travada fechada. Hoje não me recordo onde fica, mas acho que é próxima da bateria, não é difícil localizá-la, basta seguir as mangueiras.

Essa válvula controla a passagem de água quente para a o circuito interno do veículo. Esse é um defeito comum em carros que não tiveram o sistema utilizado por um longo período.

A primeira coisa a fazer é ver se está funcionando (ao ligar o ar quente ouve-se um "clic" que são as solenoídes operando, tem que por a mão na solenóide enquanto alguem liga o ar quente para você), melhor ainda seria colocar um multímetro e ver se está chegando tensão na válvula.

Essa válvula não tem reparo a venda e caso seja realmente ela a culpada precisa ser substituída e o custo não é muito baixo (quando vi da ultima vez era algo em torno de US$ 500,00 lá fora).

Dá para tirar e fazer teste na bancada apenas energizando as bobinas e vendo se ocorre a liberação do fluxo.

No passado consegui reviver uma dessas refazendo as bobinas que estavam queimadas mas foi um serviço de relojoeiro que não faria novamente.
EduBahia
EduBahia
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 224
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por mpaschoal Dom 09 Set 2012, 13:49

EduBahia, pelo jeito o confrade tem bastante experiência para compartilhar com os membros do Fórum, principalmente das W140 que tem pouquíssimos proprietários e poucas postagens.

O que tiver para dividir conosco será muito bem vindo.
mpaschoal
mpaschoal
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por Alexandre - PR Dom 09 Set 2012, 14:40

Como futuro proprietário de uma W140, também agradeço ao Edubahia por compartilhar as informações do modelo.

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por EduBahia Dom 09 Set 2012, 18:44

Mpaschoal e Alexandre sou o Evalaretto do antigo forum. Os mais antigos talvez se lembrem de como entrei para o mundo das MB, foi através de um amigo que deixou comigo uma W140 para fazer uma revisão completa devido ao fato de eu ser o melhor mexânico da cidade (Eunápolis - Sul da Bahia) e ninguém mais ter coragem de encarar o mamute. A MB em questão estava sem dono a muito tempo e tinha diversos problemas elétricos, mecânicos e hidráulicos (automático das portas, ar-condicionado, ar quente, funcionamento dos bancos, etc...). Com calma (e com a ajuda do nosso amigo Maluhy a distância) fui estudando e arrumando as coisas aos poucos e em oito meses o carrro estava 100 % operacional (aí fui para São Paulo e Rio de Janeiro com o carro, passear de MB e conhecer pessoalmente o Maluhy).

O resumo da ópera é que acabei me apaixonando pela qualidade das MB e depois acabei comprando minha W124. Aprendi bastante, mas foi tudo na base da pesquisa mesmo (na internet tem muita coisa boa para quem lê em inglês), mas meu conhecimento é limitado às coisas que tive de mexer naquele carro.

Desmontei painel inteiro (para troca da caixa evaporadora), a bomba de vácuo das portas (para regular o tempo de atuação), troquei o chicote do motor (depois de devolver o carro, em uma segunda revisão) e algumas outras coisas e assim adquiri alguma experiência com o modelo.

Sempre que surgir algum assunto que eu tenha alguma segurança para responder certamente estarei presente.

Abraços a todos.
EduBahia
EduBahia
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 224
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por mpaschoal Dom 09 Set 2012, 18:59

Lembro de você sim, se não me engano, tinha um post sobre o vidro da porta traseira direita prender ao subir e você descobriu uma bobeirinha.

Ainda bem que estás conosco, mas lamento por não ter adquirido uma W140, nada contra as W124, mas há diferenças.

Abraços
mpaschoal
mpaschoal
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por EduBahia Dom 09 Set 2012, 19:13

Puxa Mpaschoal, bota diferença nisso...rs...

Não conheço absolutamente nada como as W140, coisa que só quem andou sabe, nível de ruído, conforto, espaço interno, etc... inigualáveis.

Até o cheiro, caracteristíco das MB dos anos 90, é mais gostoso nas S...rs...

Na verdade não adquiri uma W140 pois realmente não cabia no meu bolso e na garagem do prédio em São Paulo (onde está minha MB atualmente).

A W124, embora mais práticas para as grandes cidades, são um meio termo entre as C e as S mas sou obrigado a adimitir que estão mais para para C. As S são o top do top.

Ainda chego lá.
EduBahia
EduBahia
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 224
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por mpaschoal Dom 09 Set 2012, 19:49

Eu não posso falar porque só andei uma vez na vida de W124, aliás, andei muito pouco em qualquer MB antes de ter as minhas.

Abraços
mpaschoal
mpaschoal
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por Alexandre - PR Dom 09 Set 2012, 22:57

EduBahia,

Eu também lembro de você. Espero que possa adquirir em futuro próximo, uma W140 também.

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por bucris Seg 10 Set 2012, 21:12

Obrigado Alexandre, Mpaschoal e EduBahia, na 140, estou aprendendo muito com o Portal, e também evitando ao máximo desmontar sem um bom acompanhamento técnico $$$$.sunny
bucris
bucris
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por mpaschoal Qua 12 Set 2012, 13:13

Bucris, quando chegar na solução, não esqueça de passar para nós.

Abraços
mpaschoal
mpaschoal
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por bucris Qua 12 Set 2012, 21:53

Caros, depois de ver este video, vou pensar ba$tante antes de desmontar o painel:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abracos sunny
bucris
bucris
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por mpaschoal Qua 12 Set 2012, 22:16

Bucris, esse vídeo é terrível, muito e nada.

Veja essa sequência que citei anteriormente de 8 vídeos de 10 minutos cada, tim tim por tim tim.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É uma pena ter que fazer isso com o carro, mas como os vídeos são beeeem explicativos, não parece ser difícil, mas muito trabalhoso.
mpaschoal
mpaschoal
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por EduBahia Qua 12 Set 2012, 22:41

Já fiz isso e acredite em mim, é trabalho demais e falta muita informação nesses vídeos. É trabalho para monje tailandês. Considerando o trabalho de não profissional (eu no caso) e com a limpeza das peças (tenho mania de limpar e etiquetar tudo antes de separar as peças retiradas) considero trabalho para duas semanas (embora tenha lido na net que tem profissional que faz em 16 horas, particularmente acho muito difícil, a menos que a pessoa só trabalhe com W140...rs...).

Quando você vê tudo que tirou do carro quase entra em pânico. As peças retiradas ocuparam dois cômodos da casa na Bahia.

O bom da estória é que se não está esquentando o problema deve ser a "monovalve" e para sua substituição não é necessário desmontar o painel. O serviço de desmontagem total só é necessário no caso de troca da caixa evaporadora, da válvula de expansão, do trocador de calor do ar quente ou das mangueiras respectivas. Caso a desmontagem seja realmente necessária sugiro fortemente que substitua "TODAS" as peças anteriores (para não haver retrabalho) e testar a estanqueidade ANTES de remontar o painel.

Infelizmente não tenho fotos mas precisando de alguma dica talvez eu ainda me lembre de algo mais específico.
EduBahia
EduBahia
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 224
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por EduBahia Qua 12 Set 2012, 22:43

Outra coisa, se for necessário trocar a caixa evaporadora atentar para o fato de existir dois modelos disponíveis. Ambos servem, mas um deles requer também um espaçador que deve ser adquirido separadamente.
EduBahia
EduBahia
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 224
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por Alexandre - PR Qui 13 Set 2012, 11:10

"Quando você vê tudo que tirou do carro quase entra em pânico. As peças retiradas ocuparam dois cômodos da casa na Bahia." affraid Eu estou precisando fazer esse serviço em um carro da família para trocar o radiador do ar quente... já estou me preparando psicologicamente, há 1 ano... hehehe.

O importante é ter em mãos a peça ou o contato de quem tem a peça para substituir, o quanto antes. Afinal, depois de desmontar, se for esperar muitos dias para chegar a peça, começamos a esquecer como foi a desmontagem para fazer o inverso (remontar) e com isso, o serviço vai ficando mais árduo ainda.

Mesmo que se grave vídeo, fotos, etc, sempre a lembrança da técnica de encaixe/desencaixe de cada peça, é vital para o sucesso da "operação".

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por mpaschoal Qui 13 Set 2012, 22:43

Alexandre,

A boa dica é sempre que for retirar uma presilha ou uma peça com encaixe diferente, pare e admire como alguém pensou em fazer aquilo.

Quando for montar, irá se lembrar com certeza.
mpaschoal
mpaschoal
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por bucris Qui 13 Set 2012, 23:05

Caros,

Aproveitando o tema, é possível o ar gelar na frente e não nas saídas dos bancos de trás:?:
bucris
bucris
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por Alexandre - PR Sex 14 Set 2012, 01:47

Boa dica Márcio, vou adotar quando for mecher no meu outro carro.

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por bucris Qua 19 Set 2012, 20:51

O problema foi resolvido meio sem querer.
Estive testando todos botoes do ar e quando liguei o desembacador dianteiro, ele mostrou HI no painel e comecou a aquecer sozinho.
Acredito que por falta de uso, muitas coisas deste carro acabam dando a impressao de estarem quebradas.
Boa sorte a todos e obrigado
sunny
bucris
bucris
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por Alexandre - PR Qua 19 Set 2012, 20:58

Bucris,

Que legal que resolveu!

Realmente, algumas coisas não tem explicação.

Na minha W202, muito raramente ocorre algo interessante. Quando dou a partida no carro, percebo que o A/C não liga (noto a umidade do ar externo entrando). Percebi que nessas condições, para resolver, é só clicar em ECO (que desliga o A/C) e desligar para o A/C voltar a funcionar perfeitamente.

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

condicionado - (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções Empty Re: (C/W140): Ar-condicionado - possíveis problemas/falhas/soluções

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos