(W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

(W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Paulo Kropsch em Seg 27 Ago 2012, 17:29

Ví este assunto comentado pelo compadre docsp em outro local. Quem tiver interesse pode pesquisar o benzworld aonde é mostrado como impedir esta perda de carga da bateria. A simples desprogramação  do recuo dos bancos ao abrir a porta não evita a perda de carga. É preciso cortar um dos fios de entrada no modulo. Afim de evitar a possivel necessidade deste procedimento, prefiro ter esse sistema desprogramado na minha 203.

Paulo Kropsch

Paulo Kropsch
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 156
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 76

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Glutão em Seg 27 Ago 2012, 17:44

Paulo, tem o link do benzworld para compartilhar aqui no fórum? Acho que seria interessante para os confrades que possuem essa carroceria.
avatar
Glutão
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1377
Data de inscrição : 06/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por mpaschoal em Seg 27 Ago 2012, 20:34

Paulo, não entendi.

Você diz que "A simples desprogramação do recuo dos bancos ao abrir a porta NÃO EVITA a perda de carga".
Logo depois você diz que prefere manter desprogramado para evitar de cortar um fio.

???????
avatar
mpaschoal
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 49

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Gustavo Vanesghick em Seg 27 Ago 2012, 21:09

Quem sabe bem sobre isso, se não me engano, é o Confrade Antônio Elias, de MG. Quem sabe mandando este tópico para ele em MP ele tenha a resposta. Ele resolveu isto e outros problema elétricos na ex W203 que ele tinha...
avatar
Gustavo Vanesghick
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2195
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por docsp em Seg 27 Ago 2012, 21:10

Glutão !

O link no forum Benzword.org é o seguinte :

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]



Abraços e espero que o DIY seja util !!!

Fernando
avatar
docsp
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 30
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por pedroalexrj em Seg 27 Ago 2012, 21:23

Quem entende desse tipo de fuga é o confrade Antônio Elias...
Manda uma MP para ele que tenho certeza que ele tem a solução integral para isso...
abs.
avatar
pedroalexrj
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1697
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Paulo Kropsch em Seg 27 Ago 2012, 22:25

Glutão:
O Fernando ja indicou. So pelas fotos da para qualquer pessoa fazer a modificação.

Paschoal:
A perda de carga é causada quando o sistema passa a ter defeito. Meu carro nunca teve a perda de carga, mas quando eu vi no benzworld quantas 203 tiveram este problema, achei mais seguro desprogramar este movimento dos bancos. A memoria permanece funcionando mesmo com o sistema desligado. Alias a memoria funciona mesmo com o tal fio cortado.
Abç Paulo

Paulo Kropsch
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 156
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 76

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Antônio Elias em Seg 27 Ago 2012, 23:37

Amigos, vamos tentar ajudar o Confrade, mas para condenar um módulo primeiro é preciso saber o que está realmente acontecendo e quais testes foram feitos para ter certeza de que, técnicamente, existe fuga de corrente.

Conheço esse link do BenzWorld, o GR já havia postado o par-e-passo no outro fórum, ensina apenas fazer uma "GAMBIARRA" no chicote do módulo desligando parcialmente alguma função, nesse caso do link, o da memória do banco, o problema é que se trata apenas de um PALIATIVO que se pode optar até comprar-se um módulo novo ou outro usado em boas condições, que é o correto e outra questão, nem sempre o problema é na parte que foi "desativada".

Outra questão que precisa ser avaliada é que esse "macete" interfere na linha Cambus das Mercedes modernas, sabemos que os módulos modernos são interligados em fibra ótica, então nem sempre é o ideal manter esse tipo de "gambiada", a partir do momento que se desativa por exemplo a memória de posição de um banco, muitas das vezes nem é essa memória que está impedindo o módulo de entrar em stand by, perde-se tempo, ou um técnico despreparado acaba por danificar o módulo e toda vez que passar o Star Diagnózis vai aparecer uma falha desconhecida em consequência da interrupção feita na linha!

Primeiro, é preciso ter certeza de que existe fuga de corrente antes de decidir qualquer intervenção num módulo qualquer!

Só existe fuga quando um módulo qualquer não entra em Stand by quando se tranca o carro pelo alarme da chave e continua consumindo. Quando se tranca o carro pelo alarme da chave, os módulos vão se desarmando um a um, e só depois de aproximadante uns 10 minutos após ou mais, é que todos estarão em Stand by. A minha C55 por exemplo, em 15 minutos a leitura dá 0,35 mA/h, em 30 minutos o sistema repousa em 0,15 mA/h.

Como se mede essa fuga? Só é confiável a leitura feita com alicate amperímetro eletrônico que meça corrente CONTÍNUA, preferentemente um com leitura True RMS, mais exata (tenho um Minipa automotivo 3367), do contrário, principalmente se tentar fazer com multímetro convencional (teria que fazer uma ponte no neutro da bateria), não dá certo.

A maioria dos registros que se tem conhecimento nos Fórums sobre fuga de corrente em W203 são na sequência: bancos realmente (normalmente a maioria reclama da memória do banco do passageiro) - módulo do teto solar (já existe módulo com part number atualizado pela MB, o seja não se substitui colocando um usado desatualizado) - SAM Traseiro e etc;

O par-e-passo resumido dos testes que me foram ensinados pelo Confrade Vander (ex-Class Service) e que aprendi executar com ajuda de um amigo técnico em eletrônica da Pinguim AC de BHte é o seguinte:

1o) Faça teste do consumo elétrico geral dos módulos em stand by para ver se existe fuga: abra o capu, feche as travas dos sensores do capu manualmente simulando caput fechado, com todos os consumidores desligados tranque o carro pelo alarme da chave , ajuste o alicate na posição Corrente Contínua (se for true RMS alguns modelos já se adaptam à amperagem da rede ou coloque em 600A), insira a garra do alicate no cabo negativo da bateria (lado + voltado para o positivo da bateria), despreze os primeiros minutos de medição; apos em torno de 15 minutos a linha cambus cai em Stand by, considere a partir daí a medição correta e verifique se está no parâmetro ideal. O consumo ideal para Mercedes com pacote completo de eletrônico pode-se considerar no máximo em torno de 0,35 miliamperes/hora, se estiver até nesse nivel, tolerando pequena margem a maior, está tudo correto com os módulos; se for observada leitura acima disso, seguramente há fuga de corrente, daí parte-se para a etapa seguinte. Só uma observação: dependendo do uso do carro, principalmente se for diário com rotações acima de 1.500 RPM, consegue-se tolerar fuga até uns 0,50 mA/h aproximadamente, mas certamente a bateria terá "morte" precoce e o sistema às vezes cai para próximo de 10V e surgirão falhas eletrônicas provocadas por baixa tensão.

2o) Se a leitura indicar existência de fuga de corrente, somente a partir daí parte-se para testar os módulos individualmente: no caso específico do tópico que o confrade desconfia de módulo de banco, pode começar por um deles, primeiro desliga-se ou desconecta-se um módulo de cada vez, um a um, sempre refazendo a sequência e medindo se cai o consumo até descobrir em qual está a fuga, ou seja qual não entra em stand by;

3o) Refaça o primeiro procedimento, desconecte o módulo e tranque o carro, insira a garra do alicate no negativo da bateria, aguarde 3 a 5 minutos para não excitar a linha, sempre ignorando leitura nesses primeiros miutos cada vez que desligar/desconectar úm modulo;

A partir desse terceiro passo, pode-se optar por verificar cada fusíel, pode-se por último até retirar o SAM traseiro, procedimento mais complicado e não aconselho sem acompanhamento de um técnico em eletrônica que saiba o que está fazendo.

É preciso avaliar bem o resultado dos testes individualmente, a minha C55 por exemplo o consumo geral se estabiliza em torno de 0,15 mA/h após 30 minutos com a linha em repouso, aproximadante o consumo ideal de W163 e de W202, é preciso ter idéia desses parâmetros de acordo com os opcionais de cada modelo.

Aconselho ao Confrade antes de mais nada verificar alguma oficina que tenha um alicate desses e técnico que saiba o que está fazendo, para confirmar se existe fuga e se o módulo realmente apresenta problema, no caso do banco do passageiro só testes em banca feitos por técnico em eletrônica com uso de equipamentos específicos conseguem identificar qual função não entra em stand by

No meu caso, comprei o alicate de próprio uso quando um primo - mecânico antigo e experiente - constatou que em BHte, pasmem, toda a rede de Concessionários de importados e nacionais e só a CCs Chevrolet do Sion tinha esse alicate em 2010!!!

As especializadas daqui e a CCs testavam fuga de corrente até pouco tempo, desligando módulo e observando a voltagem na bateria de um dia para o outro: não funciona e se testar assim, o carro fica 1 mês na oficina e não resolve.

Na verdade, percebo que há um desconhecimento enorme sobre funcinamento de sensores que atuam com o chamado "efeito Hall" e muitos técnicos ainda testam fuga usando lâmpadas de testes, procedimento completamente inapropriado (isso mede impedância salvo engano).

Conclusão: se o carro não tem fuga de corrente, deixe o banco como veio originalmente de fábrica!
avatar
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1582
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por docsp em Ter 28 Ago 2012, 00:15

Antonio Elias !!!

Isso sim é uma aula !!!

[]s

Fernando
avatar
docsp
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 30
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Carto em Ter 28 Ago 2012, 00:53

Ia comentar exatamente o que o Fernando postou. Antonio Elias, muito obrigado pela aula e pelo conteúdo (vosso conhecimento) disponibilizado ao fórum.

Que esse post sirva de incentivo a todos os confrades que possuem conhecimentos para assim dividi-los conosco!

avatar
Carto
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 3100
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 36

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Antônio Elias em Ter 28 Ago 2012, 01:47

Muito obrigado Carto e Fernando, esse é o caminho!

Inclusive a minha idéia era mesmo montar um par-e-passo com fotos e etc para aprofundarmos na discussão sobre o "efeito Hall", o Fass inclusive nos ajudou pesquisando à respeito; esse tipo de problema em modulo vira uma verdaderia "via crucis" quando o dono do carro peregrina e não encontra um técnico preparado para fazer o diagnóstico rápido e correto, equipamentos adequados e etc, espero que seja grande valia a quem porventura vier precisar e que outros Confrade ajudem-nos aprofundar o tema.

Abraços,
avatar
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1582
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por FVichi em Qui 30 Ago 2012, 19:18

Caro Antônio Elias, boa noite.

Acredito que recentemente me tornei um desses peregrinadores... Já faz alguns meses começou a ascender a mensagem e ESP em minha W203. Pois bem, passei o Star e acusou o interruptor do pedal de freio... coisa simples e barata de trocar... Feito isso, o mesmo problema retornou a acontecer, porém não mais de forma intermitente, mas constantemente.... novamente passei o Star, e acusou o Yaw Rate Sensor (sensor de aceleração lateral, que fica no porta malas).

Obviamente que na CSS pediram a bagatela de R$7,0 mil... comprando lá fora, US$500,00.... Trocado... Nada resolveu... o Star passa a indicar o interruptor do pedal de freio novamente.... Troca-se o interruptor... O Star acusa no Yaw novamente...

Obviamente não ia trocar outro Yaw, então enviei para o dealer de Miami verificar com a Mercedes o que aconteceu...

Nesse meio tempo, começa a aparecer algumas "panes"... O radio não reconhece mais o magazine da disqueteira... embora com CDs, a mensagem do painel indica "Magazine Empty". Depois, o comando do banco do motorista enlouquece... direciono o encosto para frente, este vai para trás... e assim vai.

Por último, começa a aparecer a luz do SRS (Supplemental Restraint Systems)...

Pelos relatos que li nos foruns gringos, há casos em que essa pane elétrica chega ao módulo EZS fazendo assim com que o carro não ligue mais...

Ahh, saiu o laudo da Mercedes a respeito do Yaw... queimado.

Ou seja, tudo leva a crer que estou com alguma pane elétrica... Alguém conhece um eletricista especialista??? Apenas o Star não está ajudando... preciso de alguem com experiência na solução.

Abs,
avatar
FVichi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Antônio Elias em Qui 30 Ago 2012, 20:11

Caro FVichi,

Esses sintomas ao meu ver parecem está ocorrendo devido a baixa tensão no sistema elétrico da sua Mercedes, os módulos "enlouquecem" quando a tensão se aproxima de 10V ou menos.

O Star Diagnózis tem uma função que aponta dados relacionados a tensão, mas seria prudente - antes de qualquer providência relacionada a peças, módulos e etc - checar da maneira correta como anda o equilíbrio elétrico desse carro, pois há uma outra possibilidade a ser checada que seria conferir se ocorre um possível funcionamento irregular intermitente do regulador eletrônico de voltagem do alternador; é sabido que o regulador controla a tensão de acordo com o carga da bateria, então é preciso que o técnico compare as leituras de um e outro para avaliar, pois é comum os reguladores que estão no veículos há muitos anos apresentarem variações fora da faixa normal e afeta todo o sistema!

Na sua situação específica de carro com histórico constante de falhas eletrônicas, sugiro-lhe fazer essas medições da tensão com multímetro normal mesmo caso não consiga oficina dotada de alicate eletrônico (Class Service tem) e pedir para fazêr leitura várias vezes em momentos distintos de uso, de modo ter absoluta certeza se ocorre algum problema com o regulador ou mesmo com a bateria, cito como exemplo a minha C55 que está com uma bateria Moura fabricada em Nov2005 - são praticamente 7 anos de uso - está começando enfraquecer, foi dada uma carga lenta de 24 hs para recuperá-la, mas não carrega mais totalmente e nem descarrega, se mantém numa faixa de 13,2 (baixa) até 13,7V, ou seja, já chegando no fim da vida útil e próxima da hora de ser substituída, são detalhes que precisam ser observados antes de partir para troca de peças.

Veja a lista de oficinas de SP que está no Fórum, mas dê notícias à respeito que a gente vai acompanhando e também há foristas técnicos aqui que podem ajudá-lo!!!
avatar
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1582
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por FVichi em Sex 31 Ago 2012, 08:08

Antônio,

Bom dia e obrigado pela pronta resposta. Semana que vem vou deixar o carro com o Wagner e desta vez pedir para que foquem as análises em toda a parte elétrica do carro. Espero encontrar a resposta definitiva para tais panes.

Assim que tiver novidades, posto aqui para compartilhar com vocês.

Abs,
avatar
FVichi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por FVichi em Ter 04 Set 2012, 14:49

Caros amigos,

Oficinas de SP completamente lotadas... acho que é a vespera do feriado... enquanto isso, e olhando mais alguns foruns gringos, achei algo interessante... o "Fault Code Manual for MB".

Segue o link: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abs,
avatar
FVichi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Antônio Elias em Sex 07 Set 2012, 16:39

FVichi,

Um detalhe, quando você fala de módulo queimado, por acaso já foi feita alguma "chupeta" na bateria desse carro para ajudar a partida? Não houve queima de algum fusível ou relé?

Achei muito bom o material do Manual com os códigos de falhas para interpretar leituras do Star nos modelos MB até ano 2000, o porém pelo que li rápidamente não abrange Mercedes pós-2000 já com a linha cambus mais "recheada" eletrônicamente, onde comumente se tem notícia de fuga de corrente partindo de módulos.

Se precisar, tenho os esquemas e diagramas elétricos de C320 (serve outros W203).
avatar
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1582
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Daniel-SP em Sex 07 Set 2012, 17:14

Boa tarde amigo Antonio!

aproveitando o gancho, qual seria a faixa ideal da bateria em baixa e em carga? pergunto isso pois estou com uma bateria original de 2004 porem, até agora não tive problemas nesse sentido más,seria interessante eu verificar isso.A medição feita utilizando o menú secreto seria confiavel?

abraço Daniel
avatar
Daniel-SP
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 895
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

http://dubin.hd@gmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por grasnal em Ter 11 Set 2012, 18:59

Amigos.

Hámais de um ano sofro com este problema de fuga de corrente, deixando-me, por vezes, em má situação (bateria completamente descarregada). Há uns 10 meses resolvi desligar o cabo de alimentação (tres fios) de ambos os módulos debaixo dos bancos e resolveu plenamente. Óbviamentte fiquei sem o movimento dos bancos. Agora estava me preparando para fazer a "gambiarra" proposta pelos gringos, que constitui na eliminação do fio positivo sempre ligado e na sua junção com o positivo via chave. Daí meu mecanico alegou que isto poderia ter outras implicações nas centrais eletronicas e sugeriu a utilização de um relê, o qual ele já utilizou com sucesso. Hoje comprei os componentes e se tudo der certo montarei no final de semana e os informarei.

Em tempo, como eu não conseguia aceitar que um veículo do "calibre" do Mercedes tivesse este tipo de problema, sem uma solução do abricante, entrei em contato com a MB na Alemanha que me "despachou" para a Mercedes do Brasil que solicitou uma avaliação. Óbviamente não dei continuidade pois a solução deles seria bem óbvia e esperada : analisar e trocar ambos os módulos seja a que preço fosse. Realmente senti-me desamparado. Graças à estes forums, fiquei com esperanças.

Depois lhes conto o que aconteceu com a colocação dos relês, se resolveu ou não (ainda necessito descobrir como efetuar as fiações necessárias - sei que tenho de interromper/chavear o fio "sempre vivo", porém ainda não sei de onde buscar a alimentação do relê, exatamente.
avatar
grasnal
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 21
Data de inscrição : 11/09/2012
Idade : 61

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Paulo Kropsch em Qua 12 Set 2012, 13:07

Ola Grasnal:
Ate agora ninguem nos EEUU reclamou da solução do benzworld. Eu aproveitaria para religar dois dos fios , mantendo apenas um deles cortado. Isto evita ter que ligar um interruptor todas as vezes que quiser mudar o banco de posição. Alem disso, a memoria fica mantida. A solução não é perfeita mas me parece muito boa, para quem está com o problema.

Paulo Kropsch

Paulo Kropsch
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 156
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 76

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Antônio Elias em Qui 13 Set 2012, 00:03

Grande Daniel, bateria com 8 anos de uso mesmo original MB com certeza já está caminhando para o fim de vida útil e pode não se recuperar só com a ação do alternador se acaso o sistema sofrer uma descarga profunda. Se isso acontecer, o alternador vai recarregar a bateria lançando corrente no máximo da capacidade e isso pode ser fatal, creio que só se recuperaria se receber carga lenta fora do carro pelo menos por 24 hs.

Quanto ao menu oculto é seguro você acompanhar somente a leitura da tensão, te mostrará como está no momento o comportamento do alternador, não te dará dados de consumo elétrico ou se o sistema está ou não em equilibrio, mas partir desse acompanhamento você parte para outros testes se necessário; na minha opinião e experiência com W203, em função do pacote eletrônico a tensão deve ficar no mínimo em 13,6 V na lenta e máximo 14,5 V acima de 1500 RPM claro dependendo da carga da bateria; deve-se analisar esses dados do painel com cautela pois a leiua certamente vai variar à medida que o regulador eletrônico for fazendo a compensação térmica e controlando a corrente lançada para a bateria para controalr a temperatura nela, em torno de 50 graus, então se notar que a leitura está abaixo do mínimo (considere aceitável até 13,5) ou se estabilizar acima do máximo tem que intervir de imediato, pois indica problema com o regulador ou bateria descarregando contínuamente forçando o sistema recuperar-se; somente a partir daí que aconselharia investigar se se trata de fuga de corrente ou simples desgaste da bateria.

Abraços,
avatar
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1582
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Antônio Elias em Qui 13 Set 2012, 00:12

Caro Paulo Kropsch, até onde pesquisei afirmam que perde-se a função de memória mesmo com o "macete" de um relé adicional funcionando entre o módulo e o outro relé original!Shocked

Grasnal, outro risco dessa adaptação é o módulo continuar não entrando em stand by e a interrupção da linha vai aparecer com certeza no Star!
avatar
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1582
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Paulo Kropsch em Sex 14 Set 2012, 13:28

Ola Antonio Elias:

Considerando a ma vontade das CSS e a dificuldade em encontrar quem esteja capacitado a mexer nestes modulos, voce teria alguma gutra sugestão simples para impedir a perda de carga e ao menos voltar a usar o movimento eletrico dos bancos ?

Paulo Kropsch

Paulo Kropsch
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 156
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 76

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Antônio Elias em Seg 17 Set 2012, 19:16

Paulo, não conheço "artifício" que consiga "enganar" em definitivo a linha cambus nesse caso de modulos de bancos!Shocked

Infelizmente só conheço esses 2 paliativos já citados, ou seja adaptar no positivo do chicote ou instalar relé antes do módulo até resolver o problema, mas só é aconselhável até encontrar-se outro módulo novo ou outro usado em perfeitas condições; nesse primeiro macête do positivo do chicote, corre-se o risco às vezes de isolar uma função que está perfeita; no segundo, colocando mais um relé interrompendo a linha, o desequilíbrio elétrico vai continuar tão logo acione a chave.

A questão é a seguinte, em ambas alternativas ou "gambiarras" ou como queiram chamar isso, continua funcionando a movimentação feita manualmente nos controles do banco para ajustar altura, ir para frente ou para trás, reclinar e etc, o que se perdem são as funções que memorizam posições pré-programadas que via de regra são as vilãs.

Há realmente dificuldade para encontrar técnico em eletrônica automotiva capacitado para intervir em módulos ano 2000 acima, em BHte só conheço o Paulo Fidélis da Pinguim que intervém mas mesmo assim em alguns casos.

Acho o seguinte, como a solução é sempre buscar outro módulo perfeito, caso se consiga ter pelo menos indícios de qual função está roubando carga e se o dono do carro tiver uma oficina com facilidade de acessar o Star para ir resetando falhas acumuladas, pode-se simplesmente desligar o módulo e continuar usando o veículo temporáriamente dessa forma mas isso infelizmente é só até conseguir outro módulo.

Essa empresa [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] por exemplo PROMETE que consegue reparar módulo com problemas parciais, particularmente não conheço alguém que se arriscou ou relate se deu certo! O Paulo diz que não tem como "mexer" dentro do padrão e parâmetros de fabricante, a dúvida fica!?!?

A questão das CCs creio que é o tempo que se perde com mão-de-obra especializada para rastrear os problemas eletrônicos e para tentar fuga de corrente, infelizmente pelo que sei ainda continuam fazendo testes de fuga de corrente à "moda antiga" com multímetro e voltímetro, vão desligando módulos aleatóriamente ou seguindo alguma falha sinalizada pelo Star e observando o resultado na bateria, ou seja uma tarefa hercúlea e muitas das vezes ao final de uma semana ou mais de testes o cliente sisma de não autorizar importação de módulos caros e CCs não aceita fazer "gambiarra" ...
avatar
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1582
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por ICarvalho em Seg 17 Set 2012, 20:00

Antonio Elias, parabéns pela auta técnica que você proporcionou a todos nós do Portal.
avatar
ICarvalho
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 60
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 69

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Antônio Elias em Seg 17 Set 2012, 20:10

Obrigado Carvalho, vamos pesquisando essas questões cruciais, enquanto isso aprendendo e ajudando os amigos!!!

Abraços,
avatar
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1582
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (W203): Fuga de corrente no módulo dos bancos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum