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(HISTÓRIA): 300 SEL 6.3 - Conhecendo um pouco mais do modelo

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Mensagem por Carto Seg 20 Ago 2012, 13:39


Ein stück technik!
(HISTÓRIA): 300 SEL 6.3 - Conhecendo um pouco mais do modelo 6300_3
Em alemão, uma obra de tecnologia: assim era o 300
SEL 6.3 da Mercedes, o melhor sedã de seu tempo




Há exatos 34 anos, no autódromo de Laguna Seca, na Califórnia, EUA, ocorria a apresentação oficial de um dos melhores sedãs de luxo já construídos: o Mercedes-Benz 300 SEL 6.3. Ao volante, um engenheiro alemão demonstrava, com o orgulho de um pai, tudo o que sua cria era capaz de realizar.

Para o público em geral, o reservado Rudolf Uhlenhaut seria mais um engenheiro em meio a tantos que trabalhavam na Mercedes. Apenas os mais informados sabiam que ali estava o responsável por muitas dores-de-cabeça de um certo Ferdinand Porsche na década de 30, época em que eram rivais ferrenhos. Uma rivalidade que acabou por transformar as "flechas de prata" da Mercedes e da Auto Union em verdadeiras lendas do automobilismo.




(HISTÓRIA): 300 SEL 6.3 - Conhecendo um pouco mais do modelo 6300_2
Capaz de cruzar as autobahnen alemãs a mais de 200 km/h por horas, o
300 SEL 6.3 reunia o desempenho de um Porsche ao conforto de uma limusine
Com uma experiência incontestável, Uhlenhaut garantia que o 300 SEL 6.3 teria melhor dirigibilidade, frenagem e estabilidade do que qualquer outro carro de mesma categoria em todo o mundo. E não se tratava de nenhum exagero: era muito mais do que um produto bem feito, era uma arma da Mercedes-Benz para reafirmar sua superioridade nas autobahnen -- as auto-estradas alemãs sem limite de velocidade --, ameaçada no final dos anos 60 pela nova geração de BMWs, Opels e Audis de melhor desempenho.

A receita era relativamente simples, mas genial: tendo a versão de entreeixos mais longo do Mercedes 250 como base (plataforma W109), o compacto motor de seis cilindros era substituído pelo enorme V8, o chassi recebia os reforços necessários e freios com quatro discos ventilados. As rodas, mais largas, calçavam pneus radiais Dunlop 195 VR 14, enquanto a suspensão pneumática tinha autonivelamento (mantendo a altura constante) e permitia o ajuste da altura de rodagem a bordo.
(HISTÓRIA): 300 SEL 6.3 - Conhecendo um pouco mais do modelo 6300_e_ssk(HISTÓRIA): 300 SEL 6.3 - Conhecendo um pouco mais do modelo 6300_int-2

A marca o comparava ao lendário roadster SSK (ao fundo, à esquerda) quanto à
inovação e desempenho, mas o 6.3 era um sedã espaçoso e muito sofisticado



O apelo esportivo se resumia ao console central, onde se alojava a alavanca da transmissão automática, acoplada a um V8 de 6.332 cm3, com comando nos cabeçotes de alumínio e injeção mecânica de combustível, que monitorava a admissão de combustível de acordo com a posição do acelerador, velocidade, pressão atmosférica e temperatura do motor. A potência era de 300 cv, bruta, ou 250 cv a 4.000 rpm, líquida, com torque máximo líquido de 51 m.kgf a 2.800 rpm.

O enorme sedã de cinco metros e 1.770 kg acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 s e chegava aos 217 km/h. Testes da época relatavam que, mesmo com três pessoas a bordo e com a transmissão automática "esquecida" em drive, a aceleração do 300 SEL 6.3 ficava apenas meio segundo mais lenta, ainda suficientes para acelerar mais rápido do que esportivos da época como o Porsche 911 S, o Iso Rivolta Chevrolet e o Ferrari 330 GTC.

Muitos proprietários solicitavam à fábrica a remoção do logotipo 6.3, para fazer com que outros motoristas pensassem estar correndo atrás de um 300 SEL normal, de modestos 180 cv. Era a melhor síntese da máxima "lobo em pele de cordeiro".













(HISTÓRIA): 300 SEL 6.3 - Conhecendo um pouco mais do modelo 6300_motor
O generoso motor V8 de 6,3 litros, com comando nos cabeçotes e injeção mecânica
de combustível, fornecia potência líquida de 250 cv e torque de 51 m.kgf

O 6.3 tinha todo o charme de um estilo único, inimitável, exclusivo, embora não fosse um primor em ousadia, conseqüência do estilo conservador. A dirigibilidade era tão bem desenvolvida que a 200 km/h o carro oferecia mais controle, conforto e silêncio que a maioria dos carros de seu tempo a 100 km/h. A "culpa" era da magnífica suspensão com sistema pneumático da série 600, que estava anos-luz à frente de qualquer carro até então fabricado. Havia ainda uma direção assistida progressiva e diferencial autobloqueante.

O painel de instrumentos era completo, incluindo conta-giros eletrônico, manômetro de óleo, luz de alerta dos circuitos de freios e pressão de ar da suspensão. O conforto era garantido pelo ar-condicionado, rádio com antena elétrica, controle elétrico dos vidros e travamento central das portas de acionamento pneumático, além do excelente acabamento em couro e madeira. Tudo com a qualidade irrepreensível de uma marca que tinha 9% de sua força de trabalho envolvida no controle de qualidade.











(HISTÓRIA): 300 SEL 6.3 - Conhecendo um pouco mais do modelo 6300_suspensao-ar
Um dos destaques era a suspensão pneumática: além de manter constante a altura de
rodagem, permitia ajustá-la a bordo. Os quatro freios usavam discos ventilados

A revista americana Road & Track, após um teste de longa duração, definiu o 6.3 como "o melhor sedã do mundo". Outra, Car and Driver, atribuiu-lhe o título de quatro-portas mais desejado desde o Duesenberg modelo J. A única crítica era feita ao preço, mas o 300 SEL 6.3 não era um carro feito para as massas. Mesmo que quisesse, a Mercedes-Benz não teria como aumentar a produção para suprir a demanda, o que fazia com que o carro ficasse ainda mais caro.

Em 1971 abandonava as rodas de aço estampado em favor de rodas de magnésio. Suas principais qualidades eram definidas como "a aceleração de um Porsche, o conforto de um Jaguar XJ-6 e a dirigibilidade de um Ferrari 365 GTB/4 Daytona com o espaço de uma limusine".












(HISTÓRIA): 300 SEL 6.3 - Conhecendo um pouco mais do modelo 6300_int

Por dentro, couro e madeira em grande quantidade e o tradicional aro de buzina no volante

Quase não são vistos em exposições e boa parte ainda está com os primeiros proprietários. Um deles, o colecionador alemão Karl Middelhauve, possui oito em sua garagem, sendo um deles um cupê encomendado à AMG em 1966 (época em que a empresa ainda era independente). O carro teria desperto a "inveja" da própria Mercedes, que fez quatro cupês para alguns de seus mais importantes executivos. Middelhauve possui ainda os únicos exemplares conhecidos do 6.3 nas versões conversível e perua.

Com apenas 6.500 unidades produzidas de 1968 a 1972, era mesmo um carro com o propósito de elevar a imagem da marca acima dos outros fabricantes alemães. Seu irmão mais novo, o 450 SEL 6.9, não conseguiu superar seu fantástico poder de aceleração, que continua atual até os dias de hoje.




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Mensagem por Berantis Qua 22 Ago 2012, 12:26

Bela reportagem.
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Mensagem por Carto Qua 22 Ago 2012, 13:28

O Confrade Novaes tem uma, é um carro espetacular!

Quem foi no Encontro em Angra pode conferir de perto. Very Happy
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Mensagem por V8tao Qua 22 Ago 2012, 14:24

Que bacana, gostaria de ver ( e andar) (n)um ao vivo!
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Mensagem por Bouhid Qua 22 Ago 2012, 15:08

Há muitos anos, vi uma destas num posto de lubrificação. O carro era espetacular. Foi engraçado, porque o funcionário do posto mexeu em uma espécie de alavanca, que ficava no cofre do motor, e o carro arriou a suspensão. Tiveram que esperar a chegada do dono para colocar de volta no lugar.
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Mensagem por Alexandre - PR Qua 22 Ago 2012, 15:16

Que legal; utilizava componentes de suspensão da magnífica MB 600.

Abs,
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Mensagem por Helder Pires Qua 22 Ago 2012, 15:53

Reportagem linda, Parabenz!

Carro show .

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Mensagem por john Qua 22 Ago 2012, 16:37

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Voce tem fotos dessa do Novaes? Eu enviei um convite pra ele se cadastrar aqui mas nao soube mais depois
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Mensagem por Carto Qua 22 Ago 2012, 17:40

Recém chegada! Ainda sem placa...

(HISTÓRIA): 300 SEL 6.3 - Conhecendo um pouco mais do modelo DSC06058


(HISTÓRIA): 300 SEL 6.3 - Conhecendo um pouco mais do modelo DSC06056



... já emplacada!

(HISTÓRIA): 300 SEL 6.3 - Conhecendo um pouco mais do modelo P3110679


(HISTÓRIA): 300 SEL 6.3 - Conhecendo um pouco mais do modelo P3110678



Uma das estrelas do filme desse encontro em Angra:

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Mensagem por Alexandre - PR Qua 22 Ago 2012, 17:42

Carto,

Foi importada de que país ?...

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Mensagem por Carto Qua 22 Ago 2012, 17:43

Alexandre, não sei Very Happy não me recordo de onde era a placa das primeiras fotos.

Acho que vamos ter que esperar o Novaes se cadastrar por aqui para falar mais do carro dele e do modelo em si!
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Mensagem por Alexandre - PR Qua 22 Ago 2012, 17:44

Carto,

Sim, tomara que ele nos ache! bounce

Abs,
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Mensagem por Carto Qua 22 Ago 2012, 17:45

Ele já sabe que estamos aqui, deve estar sem tempo! Very Happy
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Mensagem por paulo brito Qua 22 Ago 2012, 17:49

Algumas fotos

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Mensagem por john Qua 22 Ago 2012, 18:09

Alexandre-PR

Este modelo eh US-SPECS. Ele com certeza foi trazido dos EUA como eh a grande enxurrada de importados no pais, pois trazer dos EUA eh bem mais barato do que na EUROPA. Uma 109 dessa na Europa ja comeca custando beeeeem mais caro do que nos EUA. Importar esses carros da Europa precisa de mais bala na agulha e muitas vezes inviabiliza uma importacao com um futuro fim comercial pois o carro fica muito carro depois de colocado aqui, isso sem falar no frete, da compra com base em EURO, enfim......

Pesquise no ebay.de e no ebay.com para ver diferencas. Isso porque estou falando de carros de ebay. Depois pegue anuncios de lojas na Alemanha, Inglaterra e França que a diferenca fica mais gritante ainda. O unico senao eh que trazer da Inglaterra eu pensaria muito bem antes pois estes carros sao propensos a corrosao e a Inglaterra eh bem umida. Quanto a mao inglesa eh o de menos, por outro lado na Inglaterra tem exemplares bem bacanas desses carros. Alemanha idem.

Uma coisa que eh super dificil ver nesses 6.3 sao aqueles com encosto de cabeca atras
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Mensagem por João Qua 22 Ago 2012, 18:30

John

As cotações são internacionais, a diferença entre Europa e EUA é a quantidade de impostos envolvidos em todas as transações comerciais. Compras se faz nos EUA, porque é um pais que prestigia a atividade comercial, cobrando poucos impostos de maneira geral.
Agora você pode por preciosismo trazer de mais longe para pagar mais impostos e mais frete. Só por preciosismo logicamente, ai levanta a gola da camisa polo e fala alto para todo mundo ouvir que o seu veio da Europa tááaááá

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Mensagem por Alexandre - PR Qua 22 Ago 2012, 18:46

Dizem que os US-Specs são normalmente mais completos... não sei as diferenças dessas antigas, mas as MB novas, eu também prefiro Euro-Specs.

De todo modo, envolvendo a questão de custo, com certeza é normalmente mais viável trazer as antigas dos EUA.

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Mensagem por john Qua 22 Ago 2012, 19:02

kkkkk...a gola polo levantada eh tipica...kkkkk...vou tb comprar mocassim com aquele bico tao fino e levantado que parece o sapato do alladin....

Alexandre-pr, nesse caso da 109 as diferencas exteriores da us specs pra euro specs estao nos repetidores, no pisca dianteiro.

Euro
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Mensagem por João Qua 22 Ago 2012, 19:13

Alexandre o grande "bug" dos carros americanos ocorreu em 1973, por causa de uma lei aprovada, tanto para segurança quanto para emissões controladas. A partir desse ano que aparecem os grandes e horrorosos para-choques
Até essa época nem limite de velocidade existia nos EUA, era uma festa perigosa e cara para as cias de seguro.
As Mercedes antes disso eram praticamente iguais, com diferenças mínimas. Todos os carros foram fabricados na Alemanha, mas após 73 realmente os motores eram menos potentes e os para-choques eram terríveis. Isso na MB, a Porsche trabalhou bem o design do Para-choque e virou padrão também na Europa.


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Mensagem por paulo brito Qua 22 Ago 2012, 19:16

Existe bastante oferta destes carros nos Estados Unidos, este modelo foi bastante vendido lá, As versões americana na maioria dos casos tem mais opcionais que a européia. O elevado consumo de gasolina causou maior rejeição dos europeus, os americanos tem mais afinidade com estes V8 beberrões, eles adoram alta cilindrada.

Das versões USspecs não gosto das 107, aqueles para-choques são horríveis. No mais pra mim tanto faz, ambas são igualmente MB, e as diferenças estéticas na grande maioria são irrelevantes.

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Mensagem por João Qua 22 Ago 2012, 19:18

Paulo sim, mas os tais para-choques só nos modelos 73 para frente. Se voce quiser trazer uma 107 1972 as diferenças já são bem menores.

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Mensagem por Alexandre - PR Qui 23 Ago 2012, 11:12

João e John,

Ainda tem a diferença dos faróis em alguns modelos, que ficaram nos EUA, horrorosos nas MB, principalmente nas W126, certo?... A questão dos faróis e piscas também começou em 73?...

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Mensagem por João Qui 23 Ago 2012, 12:06

Alexandre.

1973 pegou feio na emissão de poluentes e na resistência a batidas de até 6 MPH ou algo parecido. Por isso esses para-choques pesados e alguns com amortecedores internos.
Esses piscas laterais eu não sei de quando é a lei, mas creio que seja mais antiga. Quanto aos faróis, a lei americana obrigava o uso dos faróis Sealed beam. Nos quadrados como da 126 é muito feio, embora a frente de dois faróis que aparecem nessa foto é padrão de todos os 6.3, mesmo os EURO. De qualquer forma a conversão dos faróis não é uma coisa tão complicada assim.

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Mensagem por Alexandre - PR Qui 23 Ago 2012, 19:13

A propósito, esses dias vi em uma rodovia aqui na região uma W126 US-Specs com placa da Argentina.. achei bem interessante ver um carro desses com 30 anos viajando de tão longe e ainda mais, US-Specs com aqueles faróis, horríveis. A cor também não era das melhores, aquele "branco encardido".

E obrigado pela aula, João.

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