(W168): A direção fica dura quando viro toda para ambos os lados

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

(W168): A direção fica dura quando viro toda para ambos os lados

Mensagem por cesar augusto moreira bra em Seg 07 Jul 2014, 23:28

A minha classe A, 160 esta apresentando uma falha quando vira toda a direcao para ambos os lados, a mesma acaba ficando dura,  ai vc desliga o carro e religa novamente ela volta ao normal, ja verifiquei o nivel de oleo hidraulico e esta ok, parece que  quando estersa totalmente o volante a bomba por algum motivo acaba desligando.
cesar augusto moreira bra
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 1

Direção hidráulica dura

Mensagem por pedro jorge santos em Ter 08 Jul 2014, 00:43

Caro Cezar,o problema pode ser simples,verifique se o seu carro possui filtro da dir. hidr.,pois não conheço bem classe A,se houver,experimente trocar o filtro e o óleo da direção,verifique também as condições da correia,se por acaso o seu carro não possuir filtro,o reservatório deverá ser trocado,se não resolver,deve ser a bomba,nesse caso substituição ou recuperação da mesma,boa sorte.
pedro jorge santos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 89

Re: (W168): A direção fica dura quando viro toda para ambos os lados

Mensagem por Epicco em Ter 08 Jul 2014, 06:43

A bomba da direção hidráulica do Classe A é elétrica. Não há filtro e tampouco correia.

Verifique a condição da bateria. Verifique se o óleo tem a especificação correta. Ele é verde.

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 6805

Mensagem por walter paiva em Ter 08 Jul 2014, 06:48

Pedro, o Classe A (W168) não possui filtro no sistema de direção eletro-hidráulica.

Cesar, comece pelo mais barato:
Verifique se o alternador esta carregando a bateria entre 13,5v~14,0v em marcha lenta quando você vira a direção e se os polos positivo e negativo na bateria estão bem fixados, com contatos limpos e sem zinabre. Qualquer movimento na direção a eletro-bomba da direção é acionada e consome carga do alternador/Bateria. Portanto valores abaixo de 13v indicam carga deficiente do alternador e como medida de prevenção a eletro-bomba é desligada.

Se o alternador carrega mas a bateria recebe carga insuficiente...polos com zinabre, por exemplo a eletro-bomba também é desligada.

OBS.: esta analise serve para as eletro-bombas que estão originais (sem o relê adaptado) Wink

walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagem por pedro jorge santos em Ter 08 Jul 2014, 21:43

Ja tive dois problemas co d.h.,na minha W126,em que a troca do óleo e o filtro resolveu,e no meu Land Rover freelander 2012,em que a css LR trocou o óleo,a bomba,e o problema persistiu,consultei um profissional em D.H.e o mesmo elucidou,o problema era o reservatório de óleo,informei a CSS,trocaram a peça e o problema foi resolvido.
pedro jorge santos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 89

Mensagem por Alexandre Loos em Qua 20 Ago 2014, 09:03

Amigo, tive o mesmo problema a um mês atrás... a direção ficava extremamente dura ao fazer balizas!

O problema estava na bomba da direção... tive que trocar.

Se for este o problema, recomendo trocar por uma recondicionada, pois uma original é metade do valor do teu carro   .

Se estiver em SP, recomendo dar uma passada no Jorge da Sinal Verde! Excelente profissional.

Abraços e boa sorte!
Alexandre Loos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 9

Mensagem por silvio piva em Sab 23 Ago 2014, 17:30

Olá confrades, parece que este problema sempre persegue os donos de classe A, eu fui um deles, talvez fosse bom colocar um topico fixo no forum sobre esse assunto, uma dica, estive em São leopoldo-RS e vi num desmanche 5 classe A, tinha tudo que era peças, me divertir nas comprar de acessorios (emblemas, interruptor de vidro, etc)e tinha pelo menos 3 eletrobomba intactas, por R$ 250,00 cada...fica ai uma dica, já que uma nova beira os R$ 2.500,00
silvio piva
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 27

Mensagem por Meinhardt.jorgeg em Qui 28 Maio 2015, 20:49

Depois de haver drenado todo o sistema hidráulico, substituído o óleo hidráulico velho pelo Pentosin CHF 11s de acordo com as especificações, feita a limpeza da bomba, verificado o estado das conexões da bomba e da placa do circuito eletrônico da direção, feita a limpeza da placa e contatos com alcool isopropilico além da vedação da bomba para evitar entrada de água e umidade, retirada de ar do sistema hidráulico, pensei que este problema de parada / desconexão da bomba hidráulica quando o sistema é esterçado até o final do curso para qualquer dos dois lados fosse terminar. Continua ocorrendo o mesmo tipo de falha anterior e pelo que pode-se ver, é algo bem comum, pelo menos para algumas das safras de Classe A brasileiros.

Acredito particularmente que seja em função de regulagem ou calibração da válvula de alivio da bomba hidráulica. 
Digo isto porque, durante o processo de troca do óleo, depois de esterçar o volante totalmente para ambos os lados com o reservatório de óleo sem a tampa para expulsar algum ar eventualmente ainda existente no sistema, também seguindo dicas aqui deste fórum como de outras publicações, fiz o mesmo com o motor e bomba obviamente em funcionamento.
O sistema com toda a certeza tem uma válvula de alivio que claramente é ativada ao chegar ao fim do curso. Pode-se ouvir perfeitamente o ruido de acionamento da válvula de alivio. O bloqueio ou desconexão do motor da bomba ocorre quando o volante é mantido na posição limite por mais de alguns segundos. Não cheguei a medir quantos segundos são necessários para desconectar a bomba, porém pude comprovar que se o sistema chegar ao ponto de fim de curso e ativação da válvula de alivio e o volante for liberado sem permanecer forçando o sistema, não ocorre a desconexão da bomba.
Em outro A-160 ano 2005, ao contrario do A-160 2001, não ocorre este bloqueio da bomba.
Ainda vou fazer mais testes para tentar determinar o problema, pois vou fazer a mesma operação de vedação da bomba hidráulica de direção no A-160 2005 da minha filha. Alias, acho que vou também trocar o óleo pelo Pentosin CHF 11s e não apenas recompletar para deixar no nível correto. Este A-160 2005, está com o nível de óleo abaixo do minimo, não aparecendo nenhum sinal na vareta de medição.

Mesmo antes de fazer também a vedação do A-160 2005, acho que existe alguma diferença no circuito hidráulico entre a versão 2001 e a 2005, ou pelo menos na calibração ou regulagem da válvula de alivio do sistema.
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 57

Mensagem por iveiga em Sex 29 Maio 2015, 08:37

Voce verificou as condicoes da bateria e do alternador?
As dicas estao nos topicos anteriores.
iveiga
Sócio Mercedes-Benz Clube de São Paulo
Sócio Mercedes-Benz Clube de São Paulo

Masculino Mensagens : 868

Mensagem por Meinhardt.jorgeg em Sex 29 Maio 2015, 11:33

Sim, a bateria é nova e com capacidade superior ao especificado de fábrica e o alternador está operando dentro dos parâmetros especificados.
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Ivan Holgado em Sex 14 Ago 2015, 13:02

Ola Pessoal estou preocupado minha Classe A 1999 125 Mil Km Originais a Direção esta ssim quando desligo o carro e depois eu ligo ela fica dura ai eu desligo e ela fica normal e andando normalmente 
me falaram sobre aterramento eletrico sera isso quem pode me indicar um mecanico de conciencia pois aqui na zona leste na Mooca eles são tubarão qualquer coisa trocar bomba e reparos será 
A ssim  o leo e Petosin troquei esses dias esta sem vazamentos tudo em ordem e não faz nenhum barulho Pessoal Obrigado por favor tenho urgencia desta resposta abraços a todos deste clube e seus dirigentes
Ivan Holgado
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Mendes.alle em Seg 31 Ago 2015, 22:24

Pessoal boa noite!  Estava andando com o minha classe A e a correia do alternador quebrou... Percebi que acendeu a Luz do Painel e consegui leva-lo em casa...
Ufa.. Mas hoje levei no mecânico e ele me disse que tera que trocar a correia e a bomba de água devido a quebra na correia... Isso procede? Minha classe A nunca deu problemas, mas essa quebra na correia do Alternador me deixou de cabelo em pe...outra ponto e que ele afirmou que o reservatório ficou vazio de água.. Como devo proceder?
Mendes.alle
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 18

Mensagem por rssilva em Qua 23 Mar 2016, 00:06

Olá pessoal  sou novo aqui no portal.
Esses dias comprei um classe 2001/2002 ela está com a direção dura e luz indicativa da bateria está acesa no painel. A bomba estava com a placa com defeito foi resolvido e a bomba está ok, só que quando quando anda com o carro dai um pouco a direção fica dura novamente e aluz indicativa da bateria acende. Me ajude se possível!
já foi verificador o alternador está ok o fusível está ok, o que pode ser?
rssilva
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por walter paiva em Qua 23 Mar 2016, 08:47

Rssilva,

Faça a revisão no alternador! Quando a falha na carga do alternador a luz da bateria acende no painel, a bomba eletro-hidráulica desliga para poupar energia da bateria.

walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagem por Luiz Pinheiro em Qua 23 Mar 2016, 09:23

Waltinho ele comenta que já foi verificado o alternador, o que é estranho pois o sintoma é esse mesmo. Eu veria então se precisa de bateria nova.

Olha, uma vez revisei um alternador de uma W124 minha e depois tive que voltar pois dois meses após já dava sinais de problemas, de repente vale até uma verificação melhor no alternador tbm.

Abs
Luiz Pinheiro
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 7416

Mensagem por A190 em Ter 12 Abr 2016, 18:07

olha so a miunha tambem esta com essa treta da direção, então, seguinte,  verifiquei bateria, tudo ok. limpei aterramento,  e nada. Tipo eu to andando com o carro, vou virar uma esquina a direção fica dura do nada, ai de repente normaliza, ou na rodovia, na curva ela fica dura, de repente normal, mesma coisa que eu ficasse dando "puxada" pequena no volante. AI A DUVIDA.

Eu estou com problema no módulo ABS aí no forum antigo, um cara falou que quem manda sinal para a direção é o MÒDULO ESP. que fica junto ali , e agora ?

Re: Manutenção Direção Eletro-Hidráulica pesada - vedação da bomba - nível fluído (Classe A W168) por Andre Buss em Dom 8 Jun 2008 - 21:18
Ligou a luz da bateria? A direção precisa do alternador funcionando, apesar que quem envia o sinal para ela ligar e desligar é o módulo do ESP.

Última edição por walter paiva em Qua 13 Abr 2016, 07:12, editado 1 vez(es) (Razão : Por favor, não postar o link do antigo fórum.)
A190
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 674

Mensagem por A190 em Qui 14 Abr 2016, 08:49

entao, indo numa mecanica boa em curitiba que nao é desse rubens,  verifiquei que, o motor eletrico que fica na bomba, ta no pau.  agora parou de funcionar, verificamos, o oleo nao passava para a caixa.
A190
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por rogerio scaff em Qui 05 Maio 2016, 01:23

a minha 190 elegance 2000/2001 hoje começou com este problema o que pode ser??
rogerio scaff
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por A190 em Qui 05 Maio 2016, 22:08

pode ter parado de funcionar a bomba eletricohidraulica
a mercedes fez um carro pra nao dar problema, mas nessa parte de vedação eles falharam
A190
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por A190 em Sex 06 Maio 2016, 21:16

Falando em bomba a minha ta com problema aff

Desmontei tirei a sujeira limpei, e testei, funcionoei o carro no seco com meu pai (girou rapido a bomba já desliguei) ai vedei, hoje coloquei , ai coloquei oleo mineral até chegar outro, a caixa estava seca, fui girando desligada, agora que liga, parece que ela ainda gira um pouco seca, e está dura, alternador esta ok, tudo ok fusiveis, relé. o que pode ser ?
A190
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por walter paiva em Sab 07 Maio 2016, 08:01

Mas quando você meche na direção a eletro-bomba aciona?

walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagem por Meinhardt.jorgeg em Sab 07 Maio 2016, 17:48

Quero ver se nesta próxima semana faço a vedação da bomba hidráulica de direção da A160-2004. Vou aproveitar para tentar obter as informações que preciso para comprar os dois capacitores grandes que no caso da outra A160-2001 acredito que estão pifados. Preciso tanto das dimensões externas dos mesmos como das características eletro-eletrônicas para comprar o mais próximo possível. Minha esperança é poder conseguir as características eletro-eletrônicas sem precisar maiores desmontagens, senão vai ter que esperar até que possa tirar os dois capacitores da 2001 incluindo a remoção da soldas.
Os capacitores que pretendo trocar são aqueles que aparecem na parte superior da foto.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Abaixo, a foto da cobertura plastica que fica sobre os mesmos capacitores.

Para aqueles que talvez não entendam esta decisão, ai vão as razões:

Nossa famosa bomba hidráulica de direção, fica localizada numa posição muito exposta a intemperies e principalmente á água pois fica muito baixa. Alguns dizem ser este o calcanhar de Aquiles do Classe A.

Aquela caixa preta que fica ao lado do corpo da bomba, tem uma cobertura feita apenas para não receber respingos diretos pois é simplesmente encaixada. Ela é o alojamento da placa eletrônica de comando da bomba e a interface que permite a modulação da atuação da bomba de acordo com a velocidade do veiculo, portanto, crucial tanto para a segurança como para a estabilidade do mesmo. Convém portanto fazer a vedação da mesma para pelo menos diminuir o efeito água. Claro que não vai ficar totalmente estanque e continuará não sendo conveniente usar o Classe A como submarino, porém vai pelo menos ficar um pouco mais resistente a água. No A160-2001, foi notado o mesmo sintoma descrito nos outros posts anteriores, com o endurecimento sempre que o volante fosse até o fim do curso, para qualquer dos dois lados. Pensei primeiro que apenas trocando o óleo pelo recomendado, Pentosin poderia resolver o problema. Aproveitei quando fiz isto e fiz a limpeza da placa com alcool isopropílico e a vedação da bomba conforme fotos abaixo. 

Após isto, com óleo novo, no nivel correto, etc, o problema continuou. Verifiquei também que a bateria estava em boas condições e que o alternador estava operando dentro da faixa especificada, pois são itens críticos para a operação da bomba. Tudo normal, porém a bomba de direção continuava com mau funcionamento. 
Posteriormente, o A160-2001 ficou parado por algum tempo e a bateria descarregou totalmente. Talvez alguma lampada tenha ficado acessa e descarregou total. Depois da recarga da bateria, notei que ocorria variação na voltagem do alternador, pois até mesmo nas lampadas do painel se podia ver variação de intensidade o que é tipico de variação da voltagem do alternador e possivelmente falha do seu regulador de voltagem. 
O Alternador foi substituido por outro recuperado e devidamente testado, estando de acordo com as especificações de operação. Feita a montagem, mesmo com o alternador totalmente recondicionado, o problema de variação de intensidade das luzes seguia o mesmo. O mecânico matou a charada ao retirar o fusível da bomba de direção. Sem a bomba no circuito, o alternador operava perfeitamente. O problema portanto está na bomba e acreditamos que possam ser os capacitores de grande capacitância que estejam pifados, precisando de substituição. Outro proprietário de Classe A, comentou que resolveu o problema apenas com a troca dos capacitores, porém já não lembrava ou tinha anotado as características dos mesmos. Por esta razão, esta será a nova tentativa para resolver o problema da bomba hidráulica.
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Meinhardt.jorgeg em Sab 07 Maio 2016, 18:36

Encontrei agora a pouco navegando pelo fórum, foto dos capacitores que preciso comprar, conforme foto abaixo, postada pelo confrade A190.

Já vou começar a pesquisar, porém ainda vou esperar a desmontagem do A160-2004 para tirar as medidas externas dos capacitores para que possam usar o mesmo espaço de alojamento.

Um deles é de 2700 micro-Faradays por 40 volts de corrente continua e o outro acredito que seja de 220 micro-Faradays com isolação também para 40 volts DC. Qualquer coisa parecida com isolação para 40 volts ou mais, contanto que tenha as mesmas dimensões externas ou parecidas vai servir. Estou buscando esta informação já ha vários meses.
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por A190 em Sab 07 Maio 2016, 21:48

Então, o motor do meu gira numa boa, mas quando desligo o carro ele faz umm ruido forte como se tivesse raspando algo dentro.
Eu limpei a placa com  descarbonizante, wd 40, e limpa contato wurth, abri o induzido, limpei, certinho, ai coloquei pra testar a seco, mal girou e ja desliguei, vedei com slicone alta temperatura (ali esquenta), e perto do motor, coloquei depois oleo mineral novo pra limpar a caixa, porem fica pesado. ai nao sei que fazer.
testei os capacitores desmontado, tava dando 2,5 volts cada, mas isso umas duas semanas apos, parar de funcionar ou mais. será que é os capacitores que estão fazendo ficar dura a direção ?? ou eu que nao parafusei direito o induzido e a bomba nao pega no oleo ? desmontar antes de colocar pentosin
A190
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por A190 em Sab 07 Maio 2016, 21:58

mas a bomba funcionando e a direção permanecendo dura é problema de capacitor ?? alternador tudo ok carregando  certinho bateria boa. se eu segurar o volante de batente a batente ele fica ligado o motor
A190
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: