(W168): Letra F no painel - Cambio Automático

Página 11 de 14 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12, 13, 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: (W168): Letra F no painel - Cambio Automático

Mensagem por João em Dom 11 Maio 2014, 09:02

Não existe especificação superior ou inferior, existe a correta.

João
Administrador
Administrador

Mensagem por C-220 em Dom 11 Maio 2014, 11:06

João,

É verdade, mas o pessoal que tem Classe A ainda "insiste" na classificação 236.12 na sua versão Fuchs 3353.

Mas é aquela estória, cada um faz o que bem entende com seus carros...
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2528

Mensagem por bobd em Dom 11 Maio 2014, 12:37

Lobo,

A falha ocorre no módulo da alavanca do câmbio. O mesmo entra em emergência e fica-se refém apenas da segunda marcha.
bobd
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4

Mensagem por Lobo em Dom 11 Maio 2014, 13:43

Quando questionei por escrito a MB Brasil sobre a ausencia no mercado do Shell ATF recomendado no manual, foi-me respondido por escrito que deveria ser usado o Fuchs 3353. Nao sei de ninguem que tenha experimentado o Febi, por isso nao arrisquei. Sem duvida Febi eh uma marca muito boa.

Esse modulo eh menos caro que o que fica dentro da caixa. Parece que aqui mesmo no Forum jah foi mencionado que pode ter conserto.
Lobo
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 693

Mensagem por walter paiva em Seg 12 Maio 2014, 12:22

Marcus, sobre o Classe A automático:

Primeiro que este cambio é dividido em três partes:

A mecânica que consiste nas engrenagens;

A hidráulica para o acionamento das engrenagens - todos os automáticos são assim;

E eletrônica que é o cérebro do cambio automático constituído pelo modulo FGS e o GEM

Para que o cambio movimente as rodas é necessário que a pressão hidráulica trave os discos das engrenagens K (K1, K2, K3, K4 e K5) isso é feito pelo modulo FGS através de suas válvulas que comandam a passagem do fluido hidráulico para as engrenagens K.
Para que o módulo entenda a necessidade de marchas é necessário informações de rotação do motor, temperatura, velocidade das rodas e informação do módulo GEM (alavanca seletora de marchas) e qualquer anormalidade nestes sistemas dá o famoso F no painel.

Para que é de SP capital já existe a reparação do modulo FGS e GEM (caso não tenha sido fuçado). Conversando com o Jorge da Sinal Verde (que faz o reparo nesses módulos) fica muito bom a recuperação do modulo danificado. O custo de reparo (já com a M.O, fluido, filtro e junta) fica um pouco mais caro do que a troca do kit de embreagem do A190 mecânico.

Eu possuo um Classe A automático há oito anos e não tive problemas mecânicos e eletrônicos, utilizo o óleo Fuchs Titan ATF 3353 já há quatro anos e o cambio funcionando perfeito. Logico que com todos estes cuidados pode ser que um dia o módulo dê problema, porque é um componente eletrônico que já tem treze anos de uso e como existe reparo eu fico mais tranquilo.

Minha opinião hoje sobre o Classe A Automático:

Para quem deseja é imprescindível que na cidade que você reside tenha uma oficina especializada em câmbios automáticos eletrônicos, caso não tenha opte pelo Classe A mecânico.

walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagem por Marcus Donarumma em Seg 12 Maio 2014, 22:23

Este "problema" é apenas no Classe A ou acompanha tambem o B ?
Marcus Donarumma
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 410

Mensagem por walter paiva em Seg 12 Maio 2014, 22:36

O B também acompanha, tem um relato do confrade AEP aqui no portal disso:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Também já soube de problema no módulo da C do chassi 203.

É o que eu falei acima, o módulo é o calcanhar de aquiles dos câmbios automáticos eletrônicos  Shocked 

A vantagem do Classe A é que já existe o reparo, na B também com cambio CVT e C não tenho certeza.

walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagem por Lobo em Ter 13 Maio 2014, 09:24

Eh possivel eliminar essa inconveniente parafernalia eletronica do 722.7 e torna-lo um cambio automatico "normal", como o excelente 722.3 ?
Lobo
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 693

Mensagem por Marcus Donarumma em Ter 13 Maio 2014, 09:48

Tive um Honda Accord 94 que ja vendi e ainda o vejo passando por aí, 20 anos e nenhum problema no cambio, qual será o cambio que vem nele ?
Será que Mercedes é realmente tudo isso quanto dizem ?
Marcus Donarumma
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 410

Mensagem por iveiga em Ter 13 Maio 2014, 15:23

Um dia, estava tomando um cafe no Jorge da Sinal Verde e chegou um Honda Civic (guincho) com cambio morto.
Qualquer carro pode apresentar problemas, nenhum esta livre.
iveiga
Sócio Mercedes-Benz Clube de São Paulo

Masculino Mensagens : 868

Mensagem por Evando em Qui 15 Maio 2014, 19:42

Olá Valter, baseado em seu relato acima e em seu conhecimento,  acha que uma simples retirada do conteúdo de uma válvula termostática que estava travada e deixando-a livre pode gerar essa Falha?
Pois estou passando por este problema em minha A190 2003/2003, após coincidentemente um mecânico substituir os amortecedores, bieletas e batentes. Aqui não temos o scanner apropriado, escaneamos num alphatest e o mesmo relatou falha no sensor de velocidade e algo relacionado a temperatura, apagou todas, mas intermitência do F voltou a aparecer, ligo e volta ao normal por horas ou minutos e esta assim neste ciclo.
Evando
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 23

http://www.ninastore.com.br

Mensagem por Luiz Pinheiro em Qui 15 Maio 2014, 19:52

Os civic eram bem ruins para manutenção de câmbio, se bem me lembro o filtro da transmissão fica num local que só abrindo tudo para trocar, ou seja, esqueça trocar óleo e filtro.

Abs
Luiz Pinheiro
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 7416

Mensagem por iveiga em Qui 15 Maio 2014, 20:34

Luiz,
o Fit aqui com cambio com conversor de torque tambem nao troca o filtro, so desmontando o cambio.

Evandro,
Vc. retirou a valvula termostatica? Se sim e o scanner esta acusando erro, nao seria logico, troca-la?
Nao sei se o scanner do seu mecanico e confiavel, mas eu tentaria eliminar todos erro para depois ir para o cambio.
Outra coisa simples e verificar o nivel do oleo e seu estado. Ele e vermelho cereja quando novo e com o uso fica um pouco escuro, pouco e nao pode estar com cheiro de queimado.
iveiga

Masculino Mensagens : 868

Mensagem por walter paiva em Qui 15 Maio 2014, 22:01

Evando,

A retirada da válvula não gera o F no painel, mas verifique o sensor de temperatura da água, aproveitando compre uma válvula nova...ela já vem com o sensor de temperatura, ok.
A retirada da válvula é um quebra-galho, portanto não deve ficar em definitivo.

Primeiro verificar se o mecânico não deixou nenhum sensor de velocidade das rodas solto;
Verificar se não foi mexido no alinhamento da coluna de direção com o sensor do ângulo de giro no volante, ou seja, o famoso método errado de remover o volante para acertar o alinhamento  Evil or Very Mad 

Caso esteja ok acima é necessário um scanner que consiga ler os módulos do Classe A, para verificar qual o código de falha, um deles é o Launch X431 e Marelli atualizado também lê.

walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagem por Evando em Sex 16 Maio 2014, 19:17

Olá, Walter, Iveiga e demais,

Voltei ao mecânico que trocou os amortecedores, verificamos todos os sensores das rodas, inclusive pastilhas, estavam todos nos seus devidos lugares, ao verificar a válvula termostática percebi que junto ao conector está com um trincado ou seja quebrado mesmo, mas pelos relatos parece que se este sensor danificado não gera a emergência no cambio (F) - procede???

Inclusive Walter, nem houve alinhamento porque horas apos a troca dos amortecedores o F apareceu. Quando comprei o carro o Jorge da Sinal Verde - SP, substituiu a K1, filtros, oléo, deu uma geral em outubro de 2012, enfim: o carro estava ótimo, perfeito até dias atrás.
Ha alguma forma de medir o oléo com uma outra vareta? Nível baixo pode ocasionar isso?

As luzes BAS/ESP se apagam normalmente.
Vou amanhã pagar mais uma vez para escanear num alfatest New Kaptor e imprimir os resultados.
Ultima tentativa, pois ainda não sei o que vou fazer, nem mesmo um scanner apropriado tenho na minha região, cidades vizinhas.
Rodei com o carro normalmente desde ás 12:00h e só agora há pouco veio aparecer o tal F!
Lembrando que outro dia retirei o positivo por horas, mas sem sucesso.
Se tiverem mais alguma opinião fico agradecido. Obrigado.
Evando
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Evando em Qui 22 Maio 2014, 14:42

Quero agradecer a todos que opinaram no meu questionamento sobre essa terrível Letra F no meu A190 Automático, informo que o problema foi resolvido: deixei o carro 38 horas sem a bateria, foi aplicado limpa contato nos soquetes junto a injeção que comunica com o cambio e substitui a bateria por outra nova, apesar da Heliar que estava antes estava perfeita e não apresentava nenhuma anomalia. E o carro está ótimo, já rodei 178 Km e nada do F acho que ele se "Foi"!!! Obrigado ao Iveiga e ao Walter pela ajuda.
Evando
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Raphael Hagi em Seg 26 Maio 2014, 10:55

Pessoal,

Temos em casa há aproximadamente 1 ano um A-190 de câmbio manual. Carro fantástico, de manutenção corretiva só exigiu a substituição da bomba de combustível, um item que, não fosse a posição difícil do tanque teria verificado como praxe.

Tenho um Omega CD e um cara do clube aqui de Belo Horizonte está me chateando para vender o carro para ele. O Omega é sensacional, mas a dificuldade de encontrar peças originais me irrita demais, e quando fui na Minas Máquinas e tinha tudo original MB, fiquei louco. 

Chegando no 190 automático, é o seguinte: Estava pensando em vender o Omega e fui olhar algumas coisas e tem um 190 anunciado, com câmbio automático. Quase 100.000 km. O maior defeito do 190 manual são as relações, principalmente a quinta marcha. Poderia ser beeeem mais longa, acho irritante o motor estar a 3,5k rotações por minuto a 120 km/h e vi que o automático é mais longo.

O que vocês acham? Encaro o bicho?

Tem um 190 Avantgard bem menos rodado, 36 mil km, preço acima de tabela e... manual, aí vou ter o mesmo problema de quinta curta do 190 de minha esposa. Uma dúvida, todos Avantgard tem o painel com fundo branco? Esse tem fundo preto, é 2003/2004.
Raphael Hagi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 19

Mensagem por C-220 em Seg 26 Maio 2014, 11:02

Raphael,

Sinceramente, não trocaria um Omega CD por um Classe A, ainda mas já tendo um em casa. Mas vamos a sua pergunta, eu evitaria um AT, a não ser que vc goste de fortes emoções $$$$$. Fica com Avantgard, são mais bonitos e de melhor comércio. Todo eles possuem painel com fundo branco.

Acho que trocando a caixa de marcha por uma longa do ano 2000 resolveria a questão do cambio curto. Teria que observar se o cambio do A160 "casa" com A190.
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Raphael Hagi em Seg 26 Maio 2014, 11:09

O tentador é que comprei o Omega em 2006, e o valor oferecido pela compra é o mesmo do valor que paguei lá em 2006. Vender o carro pelo mesmo preço depois de 8 anos e 100.000 km é muito, MUITO tentador.

E a GM não dá nenhum suporte ao Omega, se eu precisar de um servofreio, bico injetor, homocinéticas... não acho em concessionários. A neurose é tamanha que tenho um bom número de peças guardadas, morro de medo de um esbarrãozinho, quebrar um plastico de acabamento interno, é meio um terror constante.

Quando fui na Minas Máquinas e tinha TUDO que pedi, putz... fiquei louco. Pastilhas, mangueiras, repetidores de seta, até as rodas de ferro que troquei, calotas... caro, é... é caro, mas existe pra comprar.

Vou pensar mais a respeito.
Raphael Hagi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por walter paiva em Seg 26 Maio 2014, 11:46

Raphael,

Eu como proprietário de um Classe A automático há 8 anos acho um carro fantástico com um excelente custo benefício.

Manutenção preventiva, como você já tem um, não é cara.

Antes de adquirir um automático verificar se o fluido hidráulico já foi substituído nos prazos (3 anos no máximo ou 50.000 km).
Este cambio possui um módulo eletrônico que faz o controle das trocas de marcha, como é um componente eletrônico um dia ele pode dar defeito. Hoje já existem reparadores (se o módulo não foi fuçado) destes módulos e o reparo mais a MO fica um pouco mais cara que a troca de embreagem do A190 mecânico com peças originais, portanto nada assustador como a alguns anos atrás que era só a troca da peça por uma nova no valor de R$ 10.000,00  affraid 

Minha opinião hoje sobre o Classe A Automático:
Para quem deseja é imprescindível que na cidade que você reside tenha uma oficina especializada em câmbios automáticos eletrônicos e este mecânico conheça um reparador destes módulos, caso não tenha opte pelo Classe A mecânico.

Para efeito de comparação 5ª marcha:
A190 automático a 90km/h o motor esta em 2.000/050 RPM
A190 automático a 100km/h o motor esta em 2.400/500 RPM
A190 automático a 120km/h o motor esta em 2.700/800 RPM

Uma saída como o C-220 disse é a troca do cambio ou engrenagens do seu.
O cambio com relações longas é o de número 716.501, o seu deve ser o 716.511 ou .512 (item 429 no datacard).

walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagem por Raphael Hagi em Seg 26 Maio 2014, 13:57

Eu gosto de manter as coisas originais, e não acho que a troca do câmbio ou engrenagens como alternativa. Só se encontrasse um desses câmbios novos, acho que os 98/99 saíram com ele né? Mas aí já encosta na questão financeira.
Raphael Hagi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por C-220 em Seg 26 Maio 2014, 14:04

Os cambios longos foram até junho 2000. Tive uma 1.6 longo e não estrada era uma delícia, giro bem baixo e um consumo espetacular, na faixa de 17Km/l em 120Km/h com A/C ligado. Já na cidade o cambio curto é mais agradável.
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

(W168): letra F no painel

Mensagem por Rqs em Ter 27 Maio 2014, 13:56

Ollá,
gostaria de saber o significado da letra F q esta aparecendo no painel da minha classe a, isso já aconteceu 3 vezes. Aguardo, obrigada.
Rqs
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Feminino Mensagens : 1

Mensagem por walter paiva em Ter 27 Maio 2014, 14:22

Rqs, seja bem-vinda.

A letra F no painel significa falha na comunicação entre os módulos, conforme o tópico abaixo:

walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagem por Kanduxo em Ter 27 Maio 2014, 17:09

Seu carro é semi-automático ou automático? Se for automático, leia o tópico que o Walter postou o link, e se for semi, o tópico é [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3944

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Página 11 de 14 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12, 13, 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: