Para os puristas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Para os puristas

Mensagem por Caio_Cartaxo em Qui 03 Abr 2014, 21:33

[size=32]Mercedes S600 V12 Drift: conheça a história do Project Cars #60

[/size]

Olá, meu nome é Paulo Kise. Trabalho com pisos industriais há 14 anos e meu hobby é meter a mão na graxa inventando coisas ou mexendo em carros e motos.

Gosto de qualquer coisa que tenha motor e, por isso, estou montando uma caranga para participar de campeonatos de drift organizados pelos meus primos da Drift Show. A ideia surgiu quando eu estava assistindo a um dos eventos num fim de semana qualquer, em 2012, e um deles me convidou para participar.

Não era tão simples assim, afinal, eu não tinha um carro japonês com tração traseira, diferencial blocado e motor preparado como os Skyline, Chaser, Mark II e todos aqueles outros carros que eu adorava ver andando de lado.

Então lembrei do meu Mercedes-Benz S600 Coupe 1995 com motor V12 e câmbio automático, todo original, com apenas 42.000 km. Eu havia trocado o carro “na chave” com uma Saveiro Surf 2004. Ele estava com problemas eletrônicos, e depois de gastar muito dinheiro em cinco oficinas diferentes, e passar por um período difícil na minha empresa, acabei encostando o carro.


Expliquei a situação do carro para os primos, e eles me apresentaram um cara excepcional chamado Leandro Matraka, que trabalhou por dez anos fazendo carros de drift no Japão. A solução para o Mercedes veio na simples adaptação de uma injeção Fueltech FT-400. Em duas semanas o V12 estava roncando.


A preparação

Enquanto o Matraka ia fazendo a ligação da FT-400, fui removendo toda a parte elétrica, eletrônica, módulos (são uns 10), suportes, fios, chicotes, botões, painel, bancos, forrações, tapetes, lampadinhas e tudo que não ia usar mais e pudesse aliviar peso, pois o carro original já vem pesando 2.200 kg — a Baleia, como apelidei o carro, era blindada, para piorar a história.


Entrando um pouco na parte técnica (puristas saiam da sala!) que poderá ajudar muitos donos de hot rod, BMW, Audi e outros importados que querem ver o motor berrar sem fazer questão de estar original, para fazer o V12 funcionar, adaptamos duas bobinas de Omega seis cilindros pois a Fueltech FT-400 emite sinal para até 6 cilindros, mas com a ligação dupla conseguimos ativar os 12 cilindros.

Para a leitura de rotação do motor, os dois sensores de rotação do virabrequim foram desativados e soldamos uma roda fônica de Fiat Uno na polia frontal do motor com o sensor de rotação para fazer a leitura. Também instalamos sensores de pressão de óleo e gasolina e um chicote novo. Com tudo pronto, demos a partida e o motor roncou bonito.

O motor V12 de seis litros originalmente tem 385 cv, 60 mkgf de torque e estava originalmente limitado a 5.000 rpm, com as válvulas injetoras com 60% de abertura. O preparador abriu a vazão para 100% e aumentou o corte de injeção para 6.800 rpm. Imagine o ronco do monstrão!

A primeira borrachada foi ali mesmo, na garagem. Sumimos no meio da fumaça. Depois repetimos o burnout na rua, e o carro mal saiu do lugar com o torque brutal. Na terceira brincadeira, o câmbio automático quebrou depois de deixar uma bela lixada no asfalto.


Na etapa seguinte, instalamos um câmbio de seis marchas tirado de um Audi RS2, supostamente projetado para suportar até 90 mkgf de torque. Pareceu ideal para drift.

A tarefa não foi fácil, mas também não foi impossível. Faltava um pedal de embreagem, a embreagem completa e o atuador hidráulico, novos suportes, um cardã específico para o novo câmbio e uma flange para adaptar o câmbio no motor.

Começamos cortando a flange das duas caixas para soldar a flange Mercedes no câmbio Audi, para usar tudo na posição original. A embreagem de cerâmica foi feita sob medida pela Displatec, toda em aço. Com a caixa no carro, bastou adaptar o cardã na nova medida.


Ainda falta solucionar o pedal da embreagem. Tentei usar o do Volkswagen Fox, mas ele tem pouco curso, e por isso acho que foi acabar fabricando um novo. Outra mudança que precisa ser feita é o trambulador, que ainda não funcionou muito bem.

Por dentro, adaptei um banco concha Sparco, com cinto de cinco pontos. Preciso comprar mais um para levar a patroa para passear! Também ganhei um volante da Lotse, com engate rápido e instalei um jogo de rodas 18×10 que combinaram bem com a Baleia.


Fiz toda a suspensão na Noopcar usando os amortecedores originais com mais carga e todo o embuchamento em PU. Ficou um monstro. O tanque de 100 litros eu troquei por um menor, de 20 litros, feito de inox, alimentado por mangueiras com rosca de alta pressão e duas bombas elétricas.

Ainda falta fazer a gaiola de proteção, terminar a substituição dos vidros blindados por policarbonato, arrancar o resto da blindagem quitar o IPVA e sair para testar o carro. Mas isso tudo é história para os próximos posts. Até lá!


Por Paulo Kise, Project Cars #60



Fonte: Link



Sinceramente, me deu uma dor no coração ver isso.
avatar
Caio_Cartaxo
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 488
Data de inscrição : 22/08/2013
Idade : 21

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por VLOiveira em Qui 03 Abr 2014, 22:07

Meu Deus....sem comentários... Sad
avatar
VLOiveira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 46
Data de inscrição : 28/03/2013
Idade : 36

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por leandrof79 em Qui 03 Abr 2014, 22:42

O AEP vai infartar... Alguém proíbe ele de ler!



Abraço
Leandro
avatar
leandrof79
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 689
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por paulo brito em Qui 03 Abr 2014, 22:56

Deve dar pra se divertir bem, um projeto interessante.  Não vejo problema algum,
avatar
paulo brito
Sócio Mercedes-Benz Clube de São Paulo
Sócio Mercedes-Benz Clube de São Paulo

Masculino Mensagens : 2021
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por Gustavo Vanesghick em Qui 03 Abr 2014, 23:26

Sinceramente. Do limão, uma limonada! (E que "limonada" forte...)
avatar
Gustavo Vanesghick
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2195
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por Caio_Cartaxo em Sex 04 Abr 2014, 00:02

Eu não consigo aceitar que alguém destruiu uma maravilha da eng alemã dessa maneira  
avatar
Caio_Cartaxo
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 488
Data de inscrição : 22/08/2013
Idade : 21

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por Gustavo Vanesghick em Sex 04 Abr 2014, 00:10

Blindada, com problemas eletrônicos (relatado pelo proprietário).

Destruída, dependendo da blindagem e da blindadora, já estava!

Além disso, vai manter um V12 original para ver o tamanho da conta...
avatar
Gustavo Vanesghick
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2195
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por Gui em Sex 04 Abr 2014, 00:42

S A C R I L É G I O ! ! ! !
avatar
Gui
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 295
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por Fábio Cavef em Sex 04 Abr 2014, 08:26

Antes assim do que abandonada em uma garagem sem nenhuma expectativa!
avatar
Fábio Cavef
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 239
Data de inscrição : 27/08/2012
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por José Manoel em Sex 04 Abr 2014, 08:48

Não era este carro anunciado no mercado livre para venda de materiais de acabamento e estofamento? Lembro-me de uma anunciada justamente com o propósito de tornar-se racing car. De qualquer forma, elogio a determinação do proprietário em ressuscitá-la, porém com outro "espirito" não-convencional. Melhor vê-la na ativa, mesmo que de um modo alternativo, do que abandonada ("empalhada") num quintal qualquer, deteriorando.
Tenho curiosidade em vê-la na ativa!!!!
avatar
José Manoel
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 266
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por john anderson em Sex 04 Abr 2014, 09:37

Vai continuar viva por um bom tempo.
avatar
john anderson
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 234
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por Alan em Sex 04 Abr 2014, 11:32

cade o Maluhy, ele gosta disto Twisted Evil

_________________
saudações,
Alan

A Garagem do Alan -Manutenção em Mercedes
injeções D-Jetronic/dosificadores K-KE-Jetronic e injeção por bomba-restaurações/peças para europeus
Whats 11 98383 5768
alantrost@terra.com.br
avatar
Alan
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 1151
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 64

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por FERNANDO SALOMONE em Sex 04 Abr 2014, 12:06

Tomara que dê pau nos japoneses... hahaha
avatar
FERNANDO SALOMONE
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 204
Data de inscrição : 04/10/2012
Idade : 53

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por Thiago França em Sex 04 Abr 2014, 13:51

Cara, que espetáculo o trabalho feito sobre o carro! Eu não gosto desse trem de drifting e arrancada, mas foi uma p... obra de engenharia mecânica, especialmente pela liberdade do retrabalho, com uma verdadeira alforria daquilo que costuma amarrar os mecânicos que lidam com esses motores, como módulos, injeção e ignição eletrônica, câmbio automático etc. Parabéns (com S mesmo)!
avatar
Thiago França
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 288
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por Kanduxo em Sex 04 Abr 2014, 17:24

O projeto foi, sem duvidas, muito bem executado, MAS, eu não faria de jeito nenhum.
avatar
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3968
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por ZIG MASTER JUNIOR em Ter 29 Jul 2014, 23:57

Que coragem!!!!
avatar
ZIG MASTER JUNIOR
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 898
Data de inscrição : 12/07/2014
Idade : 39

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por john em Qua 30 Jul 2014, 00:07

Obviamente o dono do carro deve ter bastante dinheiro pois nada disso me pareceu muito barato. Eu acho louvavel quem tem coragem de ir do comeco ao fim. Eh um projeto e todo projeto tem seu merito. Nesse o proprietario tem eh muito de ir adaptando tudo e saber adaptar. Eu me diverti lendo o post e a pergunta no meio era do cambio e logo depois vi que estourou o original. Realmente um cambio normal para isso que ele fez nao iria dar certo. E ele deve ter bte relacionamento para achar um cambio de RS2 assim como se acha porta de gol em desmanche

john
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3176
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por João em Qua 30 Jul 2014, 00:47

Já tinha deixado de ser uma Mercedes quando foi blindada. Se está sobrando $$$$$ não vejo nada demais, apenas brincou com uma coisa que não tinha mais salvação por causa da blindagem. Deve ser bem divertido acelerar um V12 manual kkkkkkk

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10226
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por Valmir21 em Qua 30 Jul 2014, 19:31

Estou ansioso para ver videos desse, agora, 'bólido' rss.


Parabéns (com S mesmo) 2x.!!!

João, vc foi muito feliz na sua observação: "Deve ser bem divertido acelerar um V12 com cambio manual"     

Abraço
avatar
Valmir21
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 508
Data de inscrição : 22/04/2014
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por AEP em Qua 30 Jul 2014, 20:14

Leandro!!! Ainda bem que você me conhece. Minha pressão acabou de ir a 18:09. Tomei uma caixa de Atacand...

Só vi agora!

Meu Deus! Como para mim é o mais belo chassi de todos os tempos da MB, além da minha queda especial pela C140, achei loucura!!!

Esse carro, original, tinha que estar no MoMA.

Não faria nunca!
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 13046
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por Ednilton Fernandes em Qua 30 Jul 2014, 20:35

O cara esta decidido a colocar a baleia de lado mesmo!! Sou companheiro em acelerar um v12 manual, deve ser muito forte, e interessante, que me chamou a atenção, dois sensores de rotação foram substituídos por um roda fônica. Fiquei pensando será q..., não sei, acho q depois de tanta mudança que foi feita, os sensores iam atrapalhar. 

AEP, sente se sentir dor no peito, caso seja só hipertensão, pense em coisas boas, um passeio de 221, com motorista, massageador ligado, um belo suco de uva de alguns vales por ai pelo mundo e lembre-se vc esta em uma mb, enjoy. 

Abraço.


João 3:16
avatar
Ednilton Fernandes
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 450
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por AEP em Qua 30 Jul 2014, 21:08

Apelou, perdeu!

Salvem as baleias!

Eu coloco o motorista prá correr!
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 13046
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por Ednilton Fernandes em Qua 30 Jul 2014, 21:19

Desde q o motorista não seja eu!!!! Kkkkkkk!!!!


João 3:16
avatar
Ednilton Fernandes
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 450
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por leandrof79 em Qua 30 Jul 2014, 23:55

É AEP... Eu tentei te poupar... Kkkk

Melhor assim do que doadora de peças... Definitivamente, não é a minha praia!

Abraços
Leandro
avatar
leandrof79
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 689
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os puristas

Mensagem por cassio vitor em Qui 31 Jul 2014, 08:49

Isso sim virou brinquedo de gente grande! Tbm quero ver essa barca de lado ... Agora um tanque de 20 L com 100% de vazão ? Acho que a brincadeira deve durar uns 5minutinhos por tanque
avatar
cassio vitor
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1007
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 45

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum