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(W168): Válvula termostática - possíveis problemas/sintomas

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Mensagem por Trekker Qua 29 Ago 2012, 21:02

Boa noite pessoal.

Como estou de folga amanhã, resolvi começar a mexer hoje no carro.
A princípio iria ver 3 coisas: Vazamento de água, corpo da borboleta e motor de partida.
Limpei faz pouco tempo o sensor MAF e o corpo da borboleta, pois comprei o carro faz poucos meses e notei que na marcha lenta ficava variando. Desmontei como no tutorial do antigo portal e ficou perfeito, bem limpo. Mas uns dois dias depois voltou na mesma!  Suspect
Bom, uma semana depois resolvi ver como estava e novamente sujo!  Evil or Very Mad Limpei novamente e ficou bom!  Twisted Evil
Depois de dias mesma coisa!  Shocked
Então hoje resolvi limpar novamente, mas não somente MAF e corpo de borboleta, mas toda admissão e flauta. No momento que desmontei, notei que o MAF continuava limpo, mas o corpo de borboleta estava com uma borra preta, então resolvi desmontar tudo, mesmo porque eu gostaria de ver se tem como remover o motor de partida por ali, e pelo menos eu não consegui tirar ele, pois o espaço pra tirar o segundo parafuso é apertado demais, então vou levar na sinal verde pra esse serviço.
Pois bem, finalmente chegando ao título do post...  Rolling Eyes Faz mais de 1 mês que resolvi trocar a água do sistema de arrefecimento, pois pelo jeito o antigo dono usava água torneiral e não água desmineralizada + fluído. Então sangrei o sistema por aquela válvula embaixo do radiador e também pelo parafuso do motor, lavei tudo, fechei e coloquei o fluído correto que a mercedes pede + água desmineralizada na proporção certa.
Dois dias depois notei que baixou um pouco e completei, mais uns dias e mesma coisa e ontem notei que baixou bem. Então aproveitando que o sistema de admissão estava desmontado, resolvi caçar o vazamento e achei, estava na parte debaixo do encaixe da mangueira que vai no termostato, passei o dedo ali e estava da cor do fluído, fui passar um pano mais forte pra limpar e pra minha supresa a mangueira cai!!  affraid
Vejam as fotos de como estava por dentro e o que água torneiral faz no sistema!! Amanhã vou na Divena comprar um termostato novo.
Ainda bem que vi isso antes de me estourar andando com o carro! E amanhã eu posto fotos passo a passo da limpeza que vou fazer na admissão e flauta, pois esta crítico de tanta sujeira!

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Bom, é isso...


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Mensagem por walter paiva Qua 29 Ago 2012, 21:13

Nossa, ainda bem que você viu isso antes.

Parece que esta válvula termostatica já foi mexida, parece que esta torta dentro da carcaça affraid

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Mensagem por ec2lrg Qua 29 Ago 2012, 23:05

E capto agua da chuva pela calha de casa, armazeno e completo com liquido de arrefecimento para por no carro.

A minha ML baixa as vezes o fluido, só quando está muito quente, já fiz o testes na oficina e nada de achar por onde vaza o fluido.
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Mensagem por Marcos Santos Qui 30 Ago 2012, 07:59

Levei o meu A160 ontem para trocar a válvula termostática e o fluido de arrefecimento, além do óleo e filtro de óleo do motor. Aos 150.813 km registrados no odômetro, a válvula termostática com a qual o veículo saiu da fábrica estava sem qualquer aspecto de oxidação e nunca precisei completar o fluido de arrefecimento.

Foram usados dois litros do aditivo Mobil GS 333 Plus mais 3 litros de água desmineralizada. Vou procurar nos meus registros, mas acho que a última troca do fluido foi aos 90.000 km, há cerca de três anos atrás, com o Mobil GS 333 e água desmineralizada.
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Mensagem por Marcos Santos Qui 30 Ago 2012, 08:03

O mecânico me disse que um defeito comum na válvula termostática é que o tubo que está quebrado nas fotos mostradas pelo confrade Trekker apresente trincas, causando vazamentos. A do meu A160 estava intacta.

Se a válvula mostrada nas fotos está daquele jeito, é bom verificar também a bomba d'água, assim como usar algum produto específico para limpeza do circuito hidráulico antes de colocar a água e o aditivo novos.
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Mensagem por Epicco Qui 30 Ago 2012, 08:56

Considerando que o carro do confrade é 1999, portanto com 13 anos de uso, e considerando ainda que provavelmente essa válvula nunca foi trocada, acho normal a ocorrência.

A válvula termostática tem sua troca recomendada ao redor dos 60.000 km. nem tanto pela corrosão causada em seus componentes (notar que o "corpo que envolve a válvula e o termistor é em plástico) mas sim por fadiga em sua atuação, que envolve dilatação do material conforme a temperatura da água.

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Mensagem por Dvaldo Dutra Qui 30 Ago 2012, 09:36

Concordo plenamente com o confrade Epico.

Preventivamente, a substituição da válvula termostática deve ser executada porque sofre fadiga de material com o uso.

Abrindo e fechando durante anos à fio, a fadiga de material é considerada normal e a substituição da vávula preventivamente é recomendável.

A troca preventiva de componentes deve ser executada ANTES que seja necessária a troca.

Melhor uma manutenção preventiva que CORRETIVA.
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Mensagem por Trekker Qui 30 Ago 2012, 20:11

Nada como finalizar o trabalho e ficar bom o resultado.
Fui na Divena hoje e comprei a válvula termostática. Já instalei ela, coloquei água desmineralizada + fluído específico e pronto!
Acompanhei de perto depois que liguei o carro e ela não libera água, como o esperado, ai quando chega em determinada temperatura ela atua conforme tem que ser, perfeito!
Segue as fotos da peça nova e instalada! Very Happy

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Nessa última foto, esta desconetado o cabo mesmo, pois só conectei ele depois que terminei outro serviço que estava fazendo.
Agora vou preparar as fotos pra fazer um tópico no faça você mesmo, de como desmontar o coletor de admissão para limpeza! Wink
Amplexos!
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Mensagem por walter paiva Qui 30 Ago 2012, 20:13

Meus paraBENZ cheers

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Mensagem por douglas barddal Qui 30 Ago 2012, 20:19

Legal amigo, obrigado por nos mostrar passo a passo.
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Mensagem por Marcelo. Sáb 01 Set 2012, 16:12

Trekker, no inicio do topico você mencionou que iria ver três coisas

" Vazamento de água, corpo da borboleta e motor de partida."


Como você pretende fazer a manutenção do motor de partida, já que o mesmo se encontra em um local de difícil acesso? Inclusive não é qual quer auto eletrica que faz o reparo justamente por sua localização.

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Mensagem por Trekker Sáb 01 Set 2012, 20:14

Então, foi uma tentativa, como eu queria fazer a limpeza do coletor da admissão, então eu teria aceso "fácil" ao motor de partida e se você notar em uma das fotos que postei [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], vai ver que o motor de partida fica visível, mas como não tinha uma chave específica pra poder tirar o parafuso que fica mais atrás dele, então não consegui tirá-lo.
Mas se tivesse obtido sucesso eu iria abrir ele e ver se eram as escovas ou o que, e tentaria levar pra comprar as peças ou retificar mesmo lá no Rei do Alternador...
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Mensagem por Marcelo. Sáb 01 Set 2012, 21:16

É eu mesmo já pensei em fazer o mesmo, mais desanimei quando vi onde ele estava , e pelo relato de alguns confrades só baixando um pouco o motor e por baixo para consegui retirar ele.
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Mensagem por Machado Qui 04 Out 2012, 14:52

Confrades boa tarde!

No antigo portal eu vinha postando os problemas enfrentados com o sistema de arrefecimento do meu cotó. Finalmente a novela chegou ao fim, já que seguindo as recomendações do confrade Dvaldo Dutra (valeu Dvaldo!), troquei a válvula termostática e a bomba d'água, além de revisar todo o sistema de arrefecimento e, tudo ok!

Ah, aproveitei para trocar as sapatas do freio traseiro (originais TRW).

Peças compradas Minas Máquinas + mão de obra do Anderson= R$1.816,00.

Na concessionária dividiram tudo em 4x no cartão de crédito, o mesmo acontecendo na oficina do Anderson.

Depois dessa preventiva já enfrentei vários engarrafamentos aqui em BH, e o sistema de arrefecimento funcionou normalmente.

Abraço a todos!Very Happy
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Mensagem por Dvaldo Dutra Qui 04 Out 2012, 17:39

Postar a solução do problema é muito importante para todos nós.
Valeu, Machado!
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Mensagem por john Qui 04 Out 2012, 18:03

Belo topico.

Bem elucidativo.

Como voce sabia que teu Classe A superaquecia se ele nao tem indicacao no quadro de instrumentos?
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Mensagem por paulo brito Qui 04 Out 2012, 18:48

Bem, no meu A 190 tem uma lâmpada que acende amarela sinalizando algum problema no sistema, e se a temperatura ultrapassar o limite a cor muda para vermelha. Economia ridícula a ausência de um marcador de temperatura.
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Mensagem por Machado Sex 05 Out 2012, 13:07

Confrade John,

A minha A 160 usa o mesmo sistema que a do confrade Paulo Brito, portanto no meu caso foi a luz vermelha que acendeu o que, fatalmente, te obriga a parar o carro imediatamente.

Também preferiria que houvesse o marcador de temperatura, mas....

Saudações a todos!
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Mensagem por horacio Dom 07 Out 2012, 21:43

olá turma sou novo aqui pois comprei uma classe a190 ano 00/01 voces sabem me informar aonde fica esse parafuso no motor para eu fazer a troca do fluido de arrefecimento pois meu carro ja esta com 100000 rodados esta tudo ok mais como o manual manda fazer a troca entao ja comprei tudo ,obrigado turma
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Mensagem por Trekker Seg 08 Out 2012, 02:42

Olá horacio, quando fiz o procedimento de troca do fluído eu não tirei fotos, mas no site do Albert Rowe tem as fotos...

Nessa foto você vê o dreno do radiador, olhando o carro de frente, fica do lado esquerdo do radiador, embaixo dele!
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Agora, o dreno do motor é mais complicado, você vai achar ele do lado do passageiro e vai precisar tirar o protetor do cárter, que é aquela tampa de metal que protege toda a parte inferior do motor, essa tampa é dividida em duas partes, tira só a do lado do passageiro que já dá pra você achar o parafuso, ele fica meio escondido, mas procura que você acha!
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Eu coloquei o macaco do lado do passageiro e levantei o carro somente ali, e consegui fazer o procedimento todo assim, mas é bem incômodo, seria mais fácil em um elevador, mas como gosto de me aventurar, fiz assim mesmo.
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Mensagem por elton_mobile Qui 11 Out 2012, 13:24

Srs. Boa tarde.

Existe alguma forma de testar essa válvula? A luz amarela de temperatura do meu classe A 03/04 começou a acender quando eu ligo ele. . .geralmente acende quando o carro está frio. Alguém teria alguma dica para que eu pudesse diagnosticar se o problema é nessa válvula?



Obrigado desde já

Elton Nascimento
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Mensagem por walter paiva Qui 11 Out 2012, 14:14

A Luz amarela é nível baixo de água, verifique o resevatório de expansão.

A Luz vermelha é superaquecimento.

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Mensagem por wemdenberg Ter 26 Mar 2013, 10:16

Olá amigos, tenho um problema similar aos, vejam: Todos os dias tenho que completar a água do reservatório ando por volta de 10-12 km, estaciono por volta de 4 hs, e no trajeto de volta á "luz amarela" aparece indicando que o reservatório precisa ser completado, e de fato, precisa sim! Não tem vazamento e foi feito uma limpeza em todo "sistema" de mangotes. Alguém pode me ajudar na solução desse problema?
Classe A 160 - 2003
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Mensagem por Trekker Ter 26 Mar 2013, 20:06

wemdenberg, pelo seu relato, deve ter vazamento sim, mas não é visível.
Dependendo do local que vaza pode ser que evapore rápido por causa da temperatura do motor ou pior, vazando água por alguma junta, mas enfim, leve em alguma oficina pra que possa fazer o teste adequado pressurizando o sistema!

Olha um exemplo:
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Mensagem por Epicco Ter 26 Mar 2013, 20:09

Se não tem sinal de água no chão, bem provável que o vazamento seja por algum selo mecânico. Evapora antes de dar sinal.

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